Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/05/melhores-tccs-do-crea-pr-saiba-mais-sobre-os-trabalhos-inscritos/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Trabalhos indicados para o concurso Melhores TCCs do Crea-PR estão disponíveis para consulta

138 trabalhos apresentados em 2019 foram inscritos para o Prêmio

13 de maio de 2020, às 18h06 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Os 138 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) inscritos por coordenadores de curso de Instituições de Ensino de todo o estado estão disponíveis para consulta no site do Crea-PR. Esses trabalhos foram apresentados em 2019 na conclusão de cursos afetos ao Sistema Confea/Crea, nas áreas da Engenharias, Agronomia e Geociências.

Todos os trabalhos indicados podem ser consultados na Biblioteca Virtual do Crea-PR em seção específica denominada “Melhores TCCs do Paraná”. Para acessar, é necessário indicar 2019 como o ano de defesa.

O Engenheiro Civil Vitor Ivan Pretto Guerra, coordenador de Núcleo de Engenharias e Arquitetura e do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei, em Pato Branco, fala sobre a importância dos TCCs para os alunos da graduação. “Como são trabalhos em que é possível englobar todo o conhecimento adquirido pelos alunos durante o seu curso e ainda aproveitar o momento para uma possível inserção no mercado profissional, a qualidade do trabalho que fazem pode gerar a eles oportunidades profissionais futuras, o que torna essa pesquisa muito importante para estes graduandos”, diz. O coordenador conta que na Faculdade Mater Dei é dada grande importância à concepção, construção, realização, e à execução dos trabalhos finais de graduação. “E a partir do momento em que conseguimos começar a participar do concurso dos Melhores TCCs do Crea-PR, percebemos que os alunos também se dedicam mais, assim como os professores orientadores, em fazer bons trabalhos”, constata.

Guerra afirma que nesse ano foi difícil escolher apenas dois trabalhos representantes entre oito bons trabalhos que tiraram nota máxima nas bancas finais de avaliação. “Isso para nós é bastante importante, é um concurso que fazemos questão de participar todos os anos porque motiva os alunos a produzirem mais e com mais qualidade, incentivando a pesquisa, reduzindo as condições operantes de plágio, e desenvolvendo trabalhos que conseguem traduzir bastante a realidade que aplicamos no curso, com resultados muito melhores”, destaca. Para ele, “a prova disso é que a Mater Dei conseguiu no final do ano passado ter o melhor trabalho de graduação do Estado do Paraná de 2018, e esperamos, logicamente, neste ano estar concorrendo em mesmo nível”, finaliza. A Faculdade Mater Dei participa do concurso há três anos.

O professor Fabio Alencar Schneider, coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção da Unibrasil, em Curitiba, “a valorização da pesquisa, da inovação e da criatividade é uma questão estratégica para o desenvolvimento tecnológico do país, e o Crea-PR faz isso muito bem ao promover o evento Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso. E quando buscamos os premiados, encontramos trabalhos aplicados não só em empresas de grande porte, mas também nas pequenas e médias, o que representa um alto impacto para o desenvolvimento da indústria e do comércio no estado do Paraná”. E completa: “tenho que parabenizar o Crea-PR por esta proposta de valorização dos nossos novos engenheiros e a divulgação de seus trabalhos, que nos mostram que essa transformação e desenvolvimento é possível”, conclui.

Próxima etapa

De acordo com o regulamento e edital específicos, a próxima etapa do concurso é a indicação dos melhores TCCs por modalidade pelo Colégio de Instituições de Ensino (CIE), Colégio de Entidades de Classe (CDER) e Colégio de Inspetores (CI), a nível regional, o que deverá ocorrer até o dia 30 de junho.

Para as indicações, os Colegiados irão avaliar os TCCs segundo os critérios de aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema.

Aqui estão o regulamento e o edital, além de outras informações sobre o Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs pelo Crea-PR.

Trabalhos inscritos por modalidade:

• Agrimensura: 7
  • Agronomia: 24
  • Civil: 47
  • Elétrica: 27
  • Mecânica e Metalúrgica: 20
  • Geologia e Minas: 2
  • Química: 9
  • Especiais (Segurança do Trabalho): 2

Trabalhos inscritos por Regional do Crea-PR:

• Regional Apucarana: 2
  • Regional Cascavel: 19