Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/11/cder-realiza-reuniao-com-participacao-do-presidente-do-crea-pr/>.
Acesso em 21/11/2024 às 13h30.

CDER realiza reunião com participação do presidente do Crea-PR

27 de novembro de 2020, às 18h56 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Nesta sexta, dia 27 de novembro, foi realizada por web conferência a reunião do Colégio de Entidades de Classe do Paraná (CDER). Na 71ª edição do encontro, foram tratados assuntos relacionados aos eventos e ações deste ano, com balanços do trabalho realizado, e também sobre o planejamento para 2021.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, que participou da reunião, comentou sobre a realização da 1ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências – Sepeag Digital, organizada em conjunto pelo CDER e pelo Crea-PR. “Foi um acerto realizar o evento neste formato, pelo aprendizado e por todos os cuidados no planejamento, identidade visual, comunicação diária nas redes sociais, reportagens sobre as palestras e a tecnologia utilizada, conectando diversas pessoas ao mesmo tempo”, diz.

Oliveira falou também do Programa Agenda Parlamentar do Crea-PR, uma contribuição dos profissionais em apoio aos gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Ele agradeceu o envolvimento e o trabalho realizado nesta parceria com as Entidades de Classe, “foi muito bom o planejamento dos trabalhos, o desenvolvimento dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), a atuação junto aos candidatos às Prefeituras, além do grande sucesso do portal de conteúdo e notícias, que é um destaque importante da Agenda”. O presidente destacou ainda o seu artigo especialmente dedicado a este tema, que foi publicado em diversos veículos de comunicação do Estado. “A Agenda Parlamentar para 2021 é um desafio, temos algumas ideias, mas queremos avançar no planejamento, no trabalho com as associações de municípios e os prefeitos, pois agora temos que agir no sentido da implantação das propostas”, afirma o presidente. Ainda no trabalho do Crea-PR com os órgãos públicos, Oliveira falou da criação de carreira nas Prefeituras para os profissionais ligados ao Conselho, que será uma bandeira importante para 2021.

Neste momento está sendo realizado no Crea-PR o desenvolvimento do Planejamento Estratégico 2021 – 2023, com a avaliação dos três anos que passaram para auxiliar na construção do novo Planejamento. “Agradeço pelo envolvimento e representatividade das Entidades de Classe nesse processo, é raro acontecer esta participação das Entidades nas gestões dos Creas, mas no Paraná esta é uma das interações mais importantes na nossa gestão”, explica o presidente Ricardo.

Com relação aos eventos em 2021, está sendo feita uma revisão do calendário já que o momento ainda é de muita incerteza por conta da pandemia. Porém, mesmo que de forma digital, estão previstos momentos de integração na realização das ações do Programa de Sustentabilidade das Entidades de Classe – ProEC. O presidente citou ainda a aprovação pelo Confea da plenária do Crea-PR para 2021, com 140 conselheiros representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino. “O Paraná terá a segunda maior plenária do país, o que é resultado das nossas intensas relações com as Entidades de Classe”, declara Oliveira.

O diretor geral da Mútua-PR, Engenheiro Civil Júlio Cesar Vercesi Russi, também comentou sobre a composição do plenário do Crea-PR para 2021, além de elogiar a realização da 1ª Sepeag e reforçar a parceria com a Mútua. “O envio da proposta de parceria e apoio para a Mútua com o planejamento anual de eventos do Crea-PR é único no país, e vamos acompanhar o encaminhamento do processo de 2021 junto a nossa diretoria executiva”, diz. Ele informou ainda que as solicitações de recursos para projetos e eventos pelo Divulga Mútua, ferramenta da entidade disponível para os pedidos de convênios, será liberada após a eleição do diretor financeiro, que acontece na Sessão Plenária de dezembro do Crea-PR.

O conselheiro federal eleito, Engenheiro Agrônomo Daniel Roberto Galafassi, também participou da reunião. Ele agradeceu o apoio recebido durante as eleições e reafirmou o seu compromisso no trabalho em prol das Entidades de Classe. “Pretendo trabalhar na melhoria das questões relacionadas a recursos e ampliação de quadros associativos das Entidades de Classe”, afirma.

Em pauta

Além das participações especiais, estiveram na pauta da 71ª Reunião do CDER Paraná:

Edital de Chamamento aprovado em diretoria e encaminhado para homologação junto ao Plenário do Crea-PR na Sessão de dezembro, e o conteúdo de orientações que serão enviadas às Entidades de Classe;

Revisão de registros das Entidades de Classe para 2021, que tem como prazo final para o envio de documentos o dia 30 de novembro;

Calendário de eventos 2021, com apresentação geral do que está previsto;

Resultados da 1ª Sepeag Digital;

Balanço geral do trabalho da Agenda Parlamentar e os desafios para 2021 com o trabalho com as associações de Municípios, ações junto a vereadores e a implantação da frente parlamentar junto à Assembleia Legislativa do Paraná;

Calendário de reuniões do Cder.

Presença

Além dos nomes já citados, participaram da reunião desta sexta o Coordenador Estadual do CDER, Geógrafo Danilo Giampietro Serrano; o coordenador titular do CDER Curitiba, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Roberto Serta; a coordenadora-adjunta do CDER Curitiba, Engenheira Cartógrafa Taciana Achcar Malheiros Vannucci; o coordenador titular do CDER Londrina, Engenheiro Civil Carlos José Marques da Costa Branco; o coordenador-adjunto do CDER Londrina, Engenheiro Mêcânico Aylton Veronez Júnior; o coordenador regional do CDER Pato Branco, Engenheiro Agrônomo Dirceu Antonio Schnem; o coordenador titular do CDER Ponta Grossa, Engenheiro de Segurança do Trabalho Sandro Luiz Baptista; o coordenador titular do CDER Cascavel, Engenheiro Agrícola Valmor Pietsch; o coordenador titular do CDER Guarapuava, Engenheiro Civil Eduardo Ribeiro; o coordenador-adjunto do CDER Guarapuava, Geógrafo Jorge Luis Oliveira Campelo; o gerente do DRI e Assessor do CDER Estadual, Claudemir Marcos Prattes; os gerentes regionais do Crea-PR, Cascavel, Engenheiro Civil Geraldo Canci; Pato Branco, Engenheiro Civil Diogo Artur Colella; Londrina, Engenheiro Eletricista Edgar Matsuo Tsuzuki; Maringá, Engenheiro Civil Helio Xavier da Silva Filho; Curitiba, Engenheiro Civil Maurício Bassani; Apucarana, Engenheiro Civil Jeferson Ubiali; Guarapuava, Engenheiro Eletricista Thyago Nalin; e Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vander Moreno; o facilitador do Setor de Apoio às Entidades de Classe, Rodolfo Grabarski; o facilitador do Setor de Convênios e Inserção Profissional, André Pagani; os assessores técnicos do DRI, Mario Guelbert Filho e Eduardo Ramires; e a gestora de eventos Luciane Saldanha.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *