Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/11/um-balanco-do-evento-que-foi-um-divisor-de-aguas-na-historia-do-crea-pr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Um balanço do evento que foi um divisor de águas na história do Crea-PR

Mais de 40 mil pessoas acompanharam a 1ª SEPEAG-DIGITAL, evento norteado pelo tripé tecnologia, inovação e novas metodologias

17 de novembro de 2020, às 16h42 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Mais de 40 mil pessoas. Este é o número de visualizações únicas registradas até o momento pelas palestras da grade da 1ª SEPEAG-DIGITAL, evento inédito promovido pelo Crea-PR de 9 a 13/11 norteado pelo tripé tecnologia, inovação e novas metodologias.

Transmitido exclusivamente pelos canais do Conselho no Facebook e no YouTube, a partir de um estúdio físico localizado em Maringá, o evento foi a solução encontrada pelo Crea-PR diante da impossibilidade da realização de encontros presenciais em função da pandemia. Também, uma resposta ágil e bem organizada da atual gestão e que está alinhada aos seus objetivos de inovação e celeridade de processos.

“Um grande desafio trouxe um grande sucesso como resultado. Um evento diferenciado e único, cujos números expressam a assertividade da nossa proposta”, comenta o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira. “Foram palestras de alto nível e com alto índice de interação entre os participantes durante todo o evento e também após, visto que os conteúdos foram disponibilizados online”, adiciona.

Combo de eventos

Outro fator que merece destaque é a reunião em uma mesma semana de quatro eventos que são aguardados e prestigiados anualmente, mas que até então eram promovidos em momentos diferentes: o 46º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), o 27º Fórum de Docentes e Discentes, o 29º Fórum de Inspetores do Crea-PR e o 14º Encontro Estadual do Creajr-PR.

Somam-se a eles a realização de forma ágil, remota, dinâmica e divertida do 13º PCQ Prêmio Crea-PR da Qualidade, do Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR e do Prêmio Destaque Profissional do Crea-PR, promovidas no último dia do evento.

“Fiquei muito honrada em participar deste 29° Fórum de Inspetores, que nesta edição foi mais que especial. Um grande desafio, cheio de expectativas e novas tecnologias. Uma belíssima programação, que só veio a acrescentar mais conhecimento aos nossos inspetores. A todos os organizadores meus parabéns!”, diz a Eng. Civil Karlize Posanske, Coordenadora do Colégio Estadual de Inspetores do Crea-PR.

Ecossistema reunido

A 1ª SEPEAG-DIGITAL permitiu reunir em uma mesma plataforma todos os atores do ecossistema do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Para o Geógrafo Danilo Serrano, Coordenador do Colégio Estadual de Entidades de Classe do Crea-PR (CDER-PR), o trabalho em equipe superou os obstáculos de um ano ímpar na história mundial. “Este 2020 trouxe muitas dificuldades e contratempos para nossa gestão junto ao CDER-PR. Mesmo assim, graças ao empenho de toda a equipe do Crea-PR, conseguimos entregar aos profissionais, acadêmicos e à sociedade o melhor evento que pude vivenciar no Sistema Confea/Crea/Mútua, um marco na história do Conselho. Fico honrado de ter feito parte deste grande trabalho carregado de inovação, criatividade e principalmente de muitos desafios superados, e que venha a 2ª SEPEAG Digital”, fala.

“O Crea-PR foi muito feliz na realização de sua 1ª SEPEAG-DIGITAL, pois conseguiu reunir palestras interessantes e motivadoras ao tratar de temas contemporâneos e contextualizados da Engenharia, Agronomia e das Geociências. Além disso, soube se valer dos recursos provindos das tecnologias de informação e comunicação que permitiu a participação síncrona e interativa ao evento, bem como, a utilização de vídeo streams que deram acesso assíncrono a outras audiências”, acrescenta o Eng. Civil Dante Alves Medeiros Filho, Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição do Crea-PR.

Para o Eng. Eletricista Edson Luiz Dalla Vecchia, Coordenador da Comissão de Coordenadores de Câmaras do Crea-PR, o brilhantismo e o sucesso do evento sombrearam o grande infortúnio deste ano. “Desde a primeira ideia, a composição da Comissão Organizadora, a data escolhida, a reunião de cinco eventos em um só, o período de uma semana inteira, os temas inovadores abordados, os palestrantes escolhidos, o acesso livre e liberado a todos de forma virtual sem complicações, o mestre de cerimônias, os mediadores no palco, a participação maciça dos internautas e o desenrolar dinâmico todos os dias cumprindo os horários à risca foi algo muito desafiador, trabalhoso e assertivo e, por isso, nos deixa muito orgulhosos de fazermos parte do nosso Crea-PR e desta época em sua história”, comemora.

A Eng. Civil Adriana Tozzi, Coordenadora do Colégio Estadual de Instituições de Ensino do Crea-PR, lembra que a 1ª SEPEAG-DIGITAL foi uma excelente oportunidade de dialogar de forma honesta sobre o atual cenário de formação dos engenheiros paranaenses. “Abordamos as novas tecnologias disponíveis e como elas podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem destes futuros profissionais, que terão o desafio de  adentrar o mercado de trabalho dotados de competências técnicas e humanísticas, criativos na busca de soluções inovadoras, cientes da sua responsabilidade como engenheiros e cidadãos, prezando sempre pela ética e pela redução dos impactos gerados ao meio ambiente”, explica.

Para a acadêmica Alessandra Silva dos Santos, Coordenadora da Comissão Acadêmica Estadual do CreaJr-PR/ CAE, a 1ª SEPEAG-DIGITAL foi histórica, um marco para a relação entre o Crea-PR e o CreaJr-PR. “Um evento que, devido ao novo formato, trouxe desafios nunca enfrentados e que foram ressignificados em grandes oportunidades. O resultado só poderia ser um evento excelente e com um conteúdo enriquecedor. Foi uma honra fazer parte da concepção da 1ª SEPEAG-DIGITAL e entregar algo de tal magnitude para todos os participantes”, encerra.

As palestras da 1ª SEPEAG-DIGITAL estão disponíveis aqui

Textos e cobertura em tempo real do evento: Básica Comunicações


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *