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Acesso em 23/11/2024 às 21h18.

Confea se reúne com ministro da Educação para debater o aprimoramento da formação e o exercício profissional

11 de janeiro de 2021, às 16h53 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na tarde desta quinta-feira (07), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebeu, em seu gabinete, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, conselheiros federais e outros representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “A aproximação com o MEC (Ministério da Educação) tem o intuito de aprimorar a formação e o exercício profissional dos engenheiros, agrônomos e geocientistas, tão vitais para o desenvolvimento dos vários e estratégicos setores da economia brasileira”, elucidou Krüger durante a reunião.

Na ocasião, o ministro sinalizou que firmará acordo de cooperação técnica com o Conselho, com objetivo de articular e de capilarizar a capacidade de apoiar as ações de monitoramento das Instituições de Ensino, conforme previsto no Decreto Federal nº 9.235/2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Saiba mais sobre o papel do Crea-PR perante as novas Diretrizes Curriculares para os cursos de engenharia

Segundo o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea (Ceap), eng. agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, “explicitamos ao  ministro, aos secretários Nacionais de Ensino Superior (SESU) e de Regulação do Ensino Superior (SERES) e ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as principais questões  que causam clamor no Sistema Confea/Crea, tais como a preocupação com a qualidade do ensino presencial afetada pela proliferação de Cursos e pela pulverização de títulos nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a vulgarização e o mau  uso do Ensino à Distância (EaD) –  também conhecido como Ensino Mediado por Tecnologia-, e a necessidade de se respeitar os limites da formação quando da concessão de atribuições às profissões regulamentadas por lei”. “Não podemos tolerar a simples diplomação, é fundamental que busquemos a sólida formação profissional” enfatizou  Lucchesi.

De acordo com o assessor parlamentar do Confea, Guilherme Cardozo, o ministro abriu as portas para que o Confea participe das comissões técnicas afetas às áreas abrangidas pelo Sistema, principalmente no Inep. “O Confea já participa de comissões no Conselho Nacional de Educação (CNE), mas ainda não no Inep”, explicou Cardozo, antes de pontuar que o próximo passo é realizar reuniões no Instituto para consolidar essa parceria. As comissões técnicas contribuem, com um olhar externo, com o assessoramento do Inep em processos de avaliação do Sistema Educacional Brasileiro.

Durante a reunião, Krüger ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Confea no âmbito da certificação profissional. Na Sessão Plenária de dezembro último, os conselheiros federais aprovaram o relatório da Comissão Temática Certificação de Profissionais do Grupo Agronomia (CTCPA), responsável por definir critérios para reconhecimento profissional, em conjunto com a Sociedade Americana de Agronomia (ASA, na sigla em inglês).

Agronegócio na educação

Presente à reunião, o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kleber Santos, ofereceu colaboração no desenvolvimento de material didático referente ao agronegócio brasileiro. A proposta é inserir conteúdos sobre a realidade do setor no currículo da educação básica, como aqueles referentes aos avanços tecnológicos conquistados, às políticas agrícolas, à sustentabilidade e à segurança alimentar. “A sociedade brasileira, inclusive urbana, precisa conhecer a realidade do agronegócio, que sustenta boa parte da economia brasileira”, registra o ofício entregue ao ministro na ocasião.

a esq. p/ dir.: Barros Júnior, Lucchesi, Resende, ministro Milton Ribeiro, Krüger, Bittencourt e Santos

Além do presidente Krüger e do ministro Ribeiro, participaram da audiência no MEC os conselheiros federais eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi (coordenador da Ceap); o eng. eletric. Jorge Bitencourt (vice-coordenador da Ceap); o ex-vice-presidente do Confea, o eng. civ. Osmar Barros Júnior; o presidente da Confaeab, eng. agr. Kleber Souza Santos ;  a gerente de Relacionamentos Institucionais, Fabyola Resende; e o assessor parlamentar Guilherme Cardozo. Pelo MEC, além do ministro da Educação, Milton Ribeiro, também estavam presentes o presidente do Inep, Alexandre Lopes; o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Danilo Dupas; e o secretário-adjunto de Educação Superior do Ministério, Tomas Dias.

 

Texto: Beatriz Craveiro – Equipe de Comunicação do Confea

Foto: Confea


Comentários

  1. Rodney S. Oliveira says:

    Mais uma vez, parabéns aos nossos órgãos de classe e, em especial, ao CREA-PR pela atuação proativa em busca do aprimoramento do ensino de engenharia no Brasil. Esperemos que o assunto não se esgote nessa legislação e, para tanto, vai a sugestão para a inclusão do tema, de forma permanente, na pauta de discussões do CONFEA. Tendo em vista que as mudanças no ensino demandam gerações para surtir efeitos, faz-se necessária a gestão dos tópicos da agenda num ciclo PDCA. Um ponto importante refere-se a comparação dos cursos em nível nacional e, também, internacional. Não somente com aplicação de provas mas, sobretudo, pela produção acadêmica, número de patentes, artigos científicos, criação de novas empresas, avaliação da indústria através de pesquisas e tudo aquilo que se pode esperar de retorno à sociedade. Só através deste comparativo teremos condições de avaliar a situação vigente e a melhoria esperada decorrente das ações presentes. Acredito, inclusive, que os sistema CREA/CONFEA deva ter dotação orçamentária para dedicar-se a levantamentos, pesquisas e acompanhamento do tema pois, sem um contraponto aos levantamentos
    e pesquisas governamentais, podemos ser vítimas de políticas educacionais enviesadas como a história recente demonstra.

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