Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/02/presidente-do-crea-pr-reune-se-com-representantes-da-engenharia-florestal-paranaense/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h22.

Presidente do Crea-PR reúne-se com representantes da Engenharia Florestal Paranaense

9 de fevereiro de 2021, às 18h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na tarde da última segunda-feira (08), o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, participou de uma reunião virtual com todas as Entidades de Classe paranaenses ligadas à Engenharia Florestal. O encontro teve como objetivo discutir com representantes da modalidade, ações de valorização profissional. “Fizemos algumas propostas de atividades que serão realizadas durante a gestão 2021-2023, com destaque àquelas relacionadas a Engenharia Florestal. Pretendemos dar um foco especial para as que mostrem a importância da contratação de Engenheiros Florestais, que destaquem quais são suas áreas de atuação e que orientem como devem ser conduzidos os Planos de Arborização Municipal”, enfatizou o Presidente do Conselho.

Para o representante da AEFOS – Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (Dois Vizinhos), Eng. Ftal. Eleandro José Brum, a união de todas as Entidades junto à Presidência do Crea-PR é de extrema importância. “Um diferencial que temos atualmente no Crea-PR é a atenção com que sempre somos recebidos. Isso permitiu avançarmos muito em um plano de trabalho conjunto entre as quatro Entidades de Classe da Engenharia Florestal do Paraná (AEFOS, AEFLOR, APEF e ASPEF) e o Crea, no que diz respeito à ações de valorização e divulgação da Engenharia Florestal e do exercício profissional dos Engenheiros Florestais do Paraná, em atividades onde os mesmos tem formação e atribuição por excelência, não sendo cabível a ação de outros profissionais ou leigos, em temas como elaboração de planos de arborização urbana, inventário e manejo florestal”, comentou o Engenheiro.

Participaram da reunião profissionais representantes da AEFLOR – Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro Sul do Paraná (Irati), Eng. Ftal. Eduardo Lopes; APEF – Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (Curitiba), Eng. Ftal. Luiz Antonio Nunes Mel e o Eng. Ftal. Marcelo Langer; ASPEF – Associação Sul Paranaense de Engenheiros Florestais (União da Vitória), Eng. Ftal. Clodoaldo Goetz e o Eng. Ftal. Peterson Jaeger; AEFOS – Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (Dois Vizinhos), Eng. Ftal. Eleandro José Brum; além do Presidente do Conselho, Ricardo Rocha de Oliveira.

Compromissos

Durante a reunião, o Presidente Ricardo comentou sobre alguns dos compromissos que gostaria de firmar com as Entidades de Classe Florestais:

• Abordar com mais afinco a atuação dos profissionais Engenheiros Florestais na área de perícias judiciais;

• Melhorias nos projetos dos Editais de Chamamento no que tange a área Florestal;

• Criação do Portal das Profissões – Produto que visará abordar todas as modalidades ligadas ao Sistema explicando cada uma delas e suas intersecções;

• Produção de um novo Caderno Técnico sobre “Plano de Arborização e as áreas de atuação dos Engenheiros Florestais”;

• Sugestões de criação de Políticas Públicas focada na área Florestal;

• Dar maior suporte às Indústrias Florestais.

Texto: Lucas Aron Nogas – Jornalista – Assessor de Imprensa da Presidência