Crea-PR atua para ampliar participações em conselhos municipais no Sudoeste
1 de março de 2021, às 18h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A intenção é ter ainda mais presença na discussão de temas relevantes para a sociedade
Entre outubro e novembro do ano passado, durante as campanhas eleitorais nos municípios, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) desenvolveu o programa “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate”. A iniciativa levou diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.
Na Regional Pato Branco do Crea-PR, a divulgação da Agenda Parlamentar foi realizada com os candidatos a prefeito de Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas e Realeza, municípios sedes das Inspetorias do Conselho no Sudoeste, e também Dois Vizinhos. Foi a continuidade de um trabalho de aproximação dos representantes do Crea-PR com as Administrações Públicas municipais iniciado em 2017. A intenção é contribuir nas discussões de temas relevantes para a sociedade.
Samir Jorge, assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, relata que a autarquia tem representações em todas as regiões do Paraná e que o papel dos representantes é buscar, inicialmente, colaborar com o combate ao exercício leigo das profissões e indicar as atividades que são prerrogativas do Sistema Confea/Crea.
“Este é um processo contínuo na busca em participar, o máximo possível, em todas as representações cuja atividade ou atuação tenha vínculo com as nossas profissões. Além disso, propor ações de planejamento e execução de políticas públicas e de novas soluções que pertençam ao nosso sistema profissional, com base nos mais de 40 Cadernos Técnicos disponíveis no nosso site (https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/)”, pontua Samir.
No Sudoeste
Entre as representações no Sudoeste, o Crea-PR tem cadeira no Conselho Municipal de Habitação de Francisco Beltrão, tendo a frente o engenheiro civil Itamir Montemezzo. A primeira reunião do Conselho de Habitação foi realizada em 17 de fevereiro e Montemezzo é membro efetivo até o final deste ano.
“Implementar políticas públicas para população de baixa renda é uma das atribuições do Conselho de Habitação. Também discutimos sobre legislação e direcionamento de recursos. Como representante do Crea-PR, procuro contribuir com meus conhecimentos em Engenharia para promover melhorias para a população, especialmente aquela de baixa renda”, conta Itamir Montemezzo, conselheiro do Crea-PR.
O gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, Diogo Colella, detalha ainda o trabalho junto ao Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) e municípios da região para ampliar presença dos profissionais nas decisões técnicas que influenciam a vida da comunidade.
“O posicionamento do Crea é apartidário e sempre visa proteger a sociedade. Neste início de novas gestões municipais, além de fazer buscas ativas, o Conselho está aberto a convites. Nosso interesse é contribuir para a coletividade”, frisa Diogo Colella.
Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.
Antônio Menegatti
Assessor de Imprensa
Regional Pato Branco – Crea- PR
(46) 99912-9002
Comentários
Nenhum comentário.