Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/03/plenaria-dos-colegiados-regionais-cascavel/>.
Acesso em 24/11/2024 às 04h34.

Plenária dos Colegiados Regionais – Cascavel

Confira como foi o sexto encontro da Governança.

25 de março de 2021, às 18h29 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados que começou no último dia 15/03, através da Regional Guarapuava, teve o seu sexto encontro realizado ontem, 24/03, tendo a Regional Cascavel como anfitriã. Estiveram presentes na reunião Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

A reunião iniciou com uma breve fala do Gerente da Regional, Eng. Civ. Geraldo Canci, sobre a importância da participação de todos neste momento. Em seguida, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu a reunião falando sobre algumas ações recentes do Conselho, destacando o próximo evento do Crea, a Live desta quinta-feira (25). “Estamos em uma época de desafios para o Crea, Instituições de Ensino, Entidades de Classe e a sociedade como um todo. Fico muito feliz em ver como estamos driblando essas questões, dando continuidade em nossas atividades. No momento que estamos vivendo, de pandemia e isolamento social, achamos necessário explicar ao profissional e a sociedade como vem funcionando as fiscalizações remotas, principalmente no âmbito da agronomia. Por isso, nessa próxima quinta, às 17h, o Crea-PR realizará uma live para debater sobre as fiscalizações à distância na agronomia durante a pandemia”, comentou Ricardo em sua fala de abertura. Saiba mais sobre a Live do Crea-PR.

Dando continuidade ao encontro, a primeira pauta a ser discutida foi a dos Editais de Chamamento. O Presidente Ricardo Rocha, acompanhado do Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, além de comentar também sobre a continuidade das ações dos Editais de 2020. “Estamos elaborando novas formas para realizar os editais, a pandemia está impossibilitando eventos presenciais, mas estaremos trabalhando com novas maneiras de realizá-los, on-line”, enfatizou o Presidente Ricardo. Após a fala do Presidente, o Gerente Claudemir frisou a data da segunda etapa dos Editais de Chamamento. “A segunda etapa está aberta até o dia 23 de abril. Podem ser feitos eventos híbridos, 100% digitais, temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe”, reforçou o Gerente.

A reunião foi recheada de debates entre os profissionais do sudoeste e a direção do Crea-PR, a cada troca de tema, engenheiros e engenheiras tiravam suas dúvidas com relação aos temas discutidos anteriormente.

Na sequência, o Presidente Ricardo explicou sobre a nova área do site do Conselho dedicado aos posicionamentos do Crea-PR, dando um destaque especial sobre a revogação da Resolução n.º 64/2020, que previa a implementação do piloto do Licenciamento Urbanístico Integrado para liberação de alvará de construção e de habite-se – documento de autorização para uso e ocupação da edificação – para atividades consideradas de baixo risco. “A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão do Ministério da Economia. O conteúdo desse documento não foi discutido com os Sistemas Profissionais e nem com as Prefeituras, ele veio como uma imposição do Governo Federal, por meio de uma Resolução que, pelo seu formato, não pode tratar de questões que dizem respeito aos municípios. A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão da Resolução”, comenta Ricardo.

Durante o debate sobre os posicionamentos, foi votada e aprovada por unanimidade a criação do Grupo Temático da Regional Apucarana que cuidará do assunto da concessão de rodovias na região. O processo estará sendo adotado em todas as oito regionais do Crea-PR. A Comissão de Cascavel será composta pelos profissionais: Engenheiro agrônomo Cesar Davi Veronese (Presidente da Areac-PR), Engenheiro agrícola Valmor Pietsch (presidente da ABEAG-BR), Engenheiro agrônomo Adalberto Telesca Barbosa (Conselheiro e representante da AEA), engenheiro civil Charles Ferri (presidente da AEAT), Taciano Cesr Freire Maranhão (Conselheiro e representante da Associação dos Engenheiros de Pesca do Paraná – AEP/PR), Mireli Vanessa Fuck Rauber Adach (Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon – AREA, Valdir da Cruz de Oliveira (presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas – Seção Paraná – ABEAG-PR), Ricardo Ceola (presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel – AEAC e Andre Angonese (Conselheiro Suplente e representante da Associação de Engenheiros Florestais do Sudoeste e Oeste do Paraná – Aefos).

Seguindo a pauta, Ricardo comentou sobre o novo Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Nesses próximos três anos estaremos trabalhando diversas questões que ficaram em a ver de 2018 a 2020. Neste slide vocês conseguem ver como está sendo trabalhada a gestão desde o dia 1° de janeiro de 2021”. Confira os objetivos do novo Planejamento Estratégico na imagem ao lado. “Esse Planejamento Estratégico é um reconhecimento da Diretoria para com os que participaram do processo, diversas pessoas foram ouvidas na produção dele”, disse Gerente Geraldo. Encerrando a fala sobre o Planejamento, Claudemir destacou os temas do planejamento. “Aqui vocês veem algo que não existe em outros planos, os parceiros. Nós estamos tendo um olhar especial com o nossos parceiros, entidades, instituições de ensino, entre outros”.

Em seguida, Claudemir divulgou o novo curso do Crea-PR “Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua“, conjunto de aulas disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br, preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos. “Esse é o primeiro de outros 17 cursos que estamos planejando disponibilizar neste ano de 2021, tem muita coisa boa vindo por aí, participem!”, pontuou Claudemir durante sua fala. Os Eng. Valdir e Raiger, após a fala do Claudemir, elogiaram os cursos. “O conteúdo deste primeiro curso é muito bom e deve ser aplicado para todos os profissionais do Paraná”, comentou Valdir. Claudemir complementa, “Estamos trabalhando com esse curso como se fosse uma recepção, uma boas-vindas, a intenção é aplicar esses cursos para todos, registrados, não registrados, CreaJr, professores, sociedade, entre outros”, finaliza o Gerente.

Subseguindo a apresentação de Claudemir, o Gerente realizou o pré-lançamento da 2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências – SEPEAG, evento que tem como temática principal as inovações tecnológicas e os novos cenários e perspectivas de atividades profissionais pós-pandemia, a SEPEAG tem como objetivo de atingir um público geral entre profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, coordenadores e corpo docente de Instituições de Ensino, representantes de Entidades de Classe, Conselheiros, Inspetores, empresários e funcionários do Sistema Confea/Creas. “Não vamos largar os eventos presenciais, mas os tempos atuais exigem que tudo seja feito virtualmente. É inegável que a SEPEAG é a modernidade, é um evento rico e inovador e teremos uma excelente segunda edição neste ano”, comentou o Presidente do Conselho. “Neste ano a SEPEAG terá temáticas por dia, não teremos nenhum evento paralelo como foi o ano passado. Um dia para o CreaJr, outro para os profissionais, outro para as instituições, enfim, uma programação extensa e rica, igual ao ano passado”, complementa Claudemir.

A reunião seguiu com alguns debates sobre os temas previamente discutidos.

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Finalizando as apresentações da noite, foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“O Colégio de Inspetores tem um papel extremamente importante na fiscalização, pois através deles conseguimos ampliar os nossos olhos. Detectar novos nichos de fiscalização e indicar situações irregulares são algumas de suas funções. Com os debates entre esse Colegiado, do qual os conselheiros também fazem parte, conseguimos cada vez mais melhorar os resultados desta nossa atividade finalística, de fiscalização do exercício profissional”, pontuou a Coord. do GT e Facilitadora do Departamento de Fiscalização, Eng. Milena Aguiar.

GT CDER

“Este grupo temático teve como objetivo debater e elaborar um posicionamento regional sobre a nova concessão de rodovias. O CREA tem um posicionamento estadual e estes grupos estão sendo criados para avaliarem aspectos regionais que servirão de complemento ao posicionamento do CREA”, comentou o Coord. do GT, Claudemir.

Participaram da reunião em Cascavel: os representantes do GT, colaboradores do Crea, profissionais da região, representantes da sociedade e do CreaJr.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *