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Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

Plenária dos Colegiados Regionais – Guarapuava

16 de março de 2021, às 9h25 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados começou nesta última segunda-feira, 15/03, pela Regional Guarapuava, com a presença de 30 profissionais, dentre eles Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes e administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

A reunião iniciou com a pauta dos Editais de Chamamento. O Presidente Ricardo Rocha, acompanhado do Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – Claudemir Prattes, conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, além de comentar também sobre a continuidade das ações dos editais de 2020. A apresentação contou com algumas perguntas do Eng. Eduardo Lopes sobre os processos deste ano. Após uma breve explanação, os assuntos referentes a estandes e patrocínios entraram em pauta.

Dando continuidade ao Encontro, o Presidente Ricardo falou sobre o novo projeto do Conselho relacionado à Página dos Posicionamentos do Crea-PR, área no site do Crea que visa divulgar a opinião do Conselho sobre os mais diversos temas que impactam a sociedade e os profissionais afetos ao Sistema Confea/Crea.

“A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, onde constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade a nossa posição sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão do alvará e habite-se e o novo modelo de Concessão de Rodovias no Estado do Paraná“, comentou Ricardo.

O Presidente deu uma grande ênfase – durante a reunião com o Colegiado – ao trabalho realizado pelo Conselho sobre o novo modelo de concessões. “Quando o assunto começou a ser debatido pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres-, prontamente preparamos uma posição do Conselho e convidamos o órgão para participar de uma Live sobre o assunto para esclarecer algumas questões e poder apresentar sugestões. Colocamos em pauta diversos assuntos importantes e diversos deles foram contemplados no novo modelo”, pontua Ricardo.

Confira a página de posicionamentos do Crea-PR e contribua dando sua opinião.

Plano Estratégico 2021-2023

Após a fala sobre os posicionamentos, Ricardo comentou sobre o novo Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Nesses próximos três anos estaremos trabalhando diversas questões que ficaram em a ver de 2018 a 2020. Neste slide vocês conseguem ver como está sendo trabalhada a gestão desde o dia 1° de janeiro de 2021”. Confira os objetivos do novo Planejamento Estratégico na imagem ao lado.

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, Eng. Mec. Harlon Luna Ferreira, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Então foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“No CDIN, onde participaram os conselheiros e inspetores de Guarapuava, primeiro tivemos a eleição do coordenador regional e adjunto. Foram eleitos o Eng. Ftal. Marshall Watson Herbert, de Irati (coordenador) e a Eng. Civ. Bruna Caitano Orizio. Após eleição, conversamos sobre os objetivos estratégicos relacionados à fiscalização, com destaque ao ‘combater o exercício ilegal e não ético da profissão’. Apresentamos o foco deste ano, que será a fiscalização do exercício ilegal, do qual fazem parte todas as situações em que existe alguém sem habilitação realizando atividades da área. Junto disso, também apresentamos o objetivo de efetividade da fiscalização, ou seja, queremos resultados positivos para as fiscalizações, em especial a regularização de atividades com participação de profissionais”, comentou a Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR e Coordenadora do GT, Eng. Amb. Mariana Maranhão.

GT CDER

“Durante a reunião abordei um pouco sobre como vem funcionando os Editais de Chamamento. Para este ano temos um orçamento de R$ 2 milhões. Para a primeira fase do edital de fomento recebemos 17 propostas  de sete Entidades de Classe, que totalizam R$ 542 mil. Para essa segunda etapa, aberta em fevereiro, temos cerca de R$ 1,5 milhões para novos projetos”, explica o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. “Em meio a esta pandemia que afeta diretamente a vida de todos os profissionais, a perspectiva de realização de mais de 40 propostas e mais de R$ 1milhão em investimentos que serão ampliados durante a segunda etapa é algo que nos traz otimismo e um cenário altamente positivo”, reforça Claudemir.

 

Participaram da reunião em Guarapuava: Peterson Jaeger – Associação Sul Paranaense de Engenheiros Florestais; Bruna Caitano Orizio – Inspetora da Regional de Guarapuava; Anderson Martins Vincensi – Inspetor Engenharia Mecânica- Inspetoria de Laranjeiras do Sul; Ronan Maciel Marcos – AENVAAPI; Engenheira Agrônoma Adriana Baumel – Conselheira Titular pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati; Thyago Giroldo Nalim – Gerente Regional do Crea-PR/Guarapuava; Marshall Watson Herbert – Inspetor CEAEST, Inspetoria de Irati-PR; Cleber Daniel de Góes Maciel (Conselheiro Titular), professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste; Rozenilda ;Romaniw Bárbara – Inspetora Cadeira agronomia – AEARI- Inspetoria Irati; Engenheiro Civil Diego Szydlovski – Conselheiro Titular pela ARECI/ieat Irati; Robson Ferreira de Paula – Inspetor; Geógrafo Jorge Campelo, Aprogeo-PR; Eng. Eletric. Luciano Vargas; Roberto Presidente – AEARI; Eng Flor Eduardo da Silva Lopes, Conselheiro AEFLOR, Irati-PR; Vlademir Freire Jr, Coordenador do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, UTFPR Campus Guarapuava; Eng. Química Ana Paula Silva -Inspetora Irati, assessores da presidência e diversos colaboradores internos do Conselho.


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