Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/03/plenaria-n-986-destaca-o-novo-planejamento-estrategico-do-crea-pr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h21.

Plenária n.° 986 destaca o novo Planejamento Estratégico do Crea-PR

31 de março de 2021, às 19h17 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Ocorreu nesta tarde de quinta-feira (30), a Reunião Plenária n.° 986. Estiveram presentes no encontro on-line Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe e das Instituições de Ensino.

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu a reunião agradecendo a participação e o empenho de todos os Conselheiros nas suas funções. Ricardo também pediu a cooperação de todos para a adoção de medidas de prevenção ao novo coronavírus, além de solicitar um minuto de silêncio em razão as vítimas da Covid-19. “Gostaria de pedir um minuto de silêncio e de fazer um enorme agradecimento a todos os nossos Conselheiros e a todos que participam de nossa comunidade e da Plenária, por terem conseguido superar os desafios e manter funções do Conselho ativas, dentro de critérios de muita eficiência, eficácia e agilidade”, comentou o Presidente do Crea-PR.

Principais pontos do Planejamento Estratégico

Após sua fala inicial, Ricardo comunicou a toda Plenária a aprovação formal do Planejamento Estratégico. “Mantivemos um caráter bastante participativo, ouvindo diversos profissionais através de pesquisas e questionários e levando em consideração tanto as respostas negativas quanto as positivas, anexando-as na proposta para uma eventual melhora do processo. Através dessas etapas, tivemos a entrada e a transformação de um processo interno de mapa e objetivos estratégicos”. Complementando sua fala, Ricardo comentou que o Crea, após essas pesquisas, entendeu que se tem uma necessidade de realizar mais parcerias, justamente por entender que Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Sindicatos são fundamentais para a organização e que por isso merecem ter um destaque nesse processo interno.

Dando continuidade ao encontro virtual, a primeira grande pauta discutida foi o Relatório de Gestão de 2020 do Crea-PR, apresentado pela Gerente do Departamento de Planejamento do Crea-PR, Juliane Marafon. “Qualquer organização que receba ou arrecade valores públicos tem que fazer prestação de contas. No caso do Crea, a prestação fica a cargo da Secretaria de Controle Externo no Paraná, através do Tribunal de Contas da União – TCU”, explicou Juliane. Essa prestação é feita a partir de uma emissão de instruções normativas que estabelece os regramentos para essa ação. “Um dos principais itens é o da necessidade de divulgação do Relatório de Gestão em nosso site por no mínimo 5 (cinco) anos, estando à disposição da sociedade e do órgão de controle. Esse conteúdo tem que ser elaborado conforme estabelecido pelo TCU e a sua não publicação ou descumprimento do prazo de forma injustificada, caracteriza omissão no dever de prestar contas, sendo bastante importante o comprimento desse prazo”, concluiu.

Em complemento a fala de Juliane, o Presidente do Crea-PR pontuou que neste ano houve uma preocupação de se ter um cuidado a mais com a parte visual do relatório para aprovação do TCU. “Queríamos que o mesmo ficasse claro não só para o Tribunal de Contas, mas também para a sociedade que tem acesso a esses documentos. Por muitas vezes nos foi notificado a dificuldade na compreensão do relatório. Esperamos auxiliar a todos com este novo formato”, comenta Ricardo.

Conselheiro Marcos Marcon realizando sua fala

Na sequência, foi discutido o extra pauta do Protocolo 94226/2021, da Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas, apresentado pelo Conselheiro e Eng. Agr. Marcos Marcon. “Considerando o ano atípico enfrentado pelos Conselheiros no ano passado e todas as dificuldades de adaptação dos mesmo com os trabalhos e reuniões on-line, a Comissão decidiu por apresentar uma proposta para a criação de uma segunda comissão que possa estar analisando as faltas e possíveis abonos das mesmas, desde que os Conselheiros façam a solicitação desse abono justificadamente”, explicou Marcos.

Em resposta à fala do Conselheiro, Ricardo complementou a justificativa frisando a difícil adaptação dos Conselheiros aos encontros remotos e as grandes dificuldades em conseguir conciliar o horário de todos com a execução de grandes reuniões, sendo essa uma das pautas com grande porcentagem de aprovação.

A reunião continuou discutindo os assuntos previamente estabelecidos na pauta. Você pode conferir a reunião completa em nosso canal no YouTube.

Encerrando os assuntos da Plenária, o Departamento Contábil do Crea-PR realizou uma apresentação sobre as finanças do Conselho, onde foi discutido rapidamente pelo Presidente e Conselheiros a questão das receitas e se elas estão dentro das previsões orçamentárias. Segundo Ricardo, grande parte desse controle bem-feito durante a pandemia se deve a questão dos encontros presenciais e eventos promovidos pelo Crea que estão suspensos em virtude a pandemia.

Finalizando a Plenária, o Presidente falou sobre o trabalho do Conselho como um todo. “Acredito que a Plenária de hoje foi um grande exemplo do trabalho que estamos desenvolvendo recentemente. Com o tempo trouxemos tudo para o on-line.  Estamos dando espaço de debate, de votação, de discussão, assim como antes. Gostaria de agradecer o esforço e a luta dos Conselheiros que estão buscando ter respeito à vida e mesmo assim conseguindo manter todas as atividades, sem deixar de prestar nenhum serviço à sociedade!”, finaliza.