Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/04/30-de-abril-dia-do-associativismo-jovem/>.
Acesso em 11/08/2024 às 00h22.

30 de abril, Dia do Associativismo Jovem

O profissional associado a uma entidade está mais próximo aos seus representantes e tem acesso a diversos benefícios

30 de abril de 2021, às 17h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Neste 30 de abril, em que se comemora o Dia do Associativismo Jovem, o Crea-PR destaca a importância das Entidades de Classe para todo o Sistema Profissional, especialmente para os próprios profissionais. “As entidades têm em sua essência o fortalecimento dos profissionais, das profissões e a missão de levar conhecimento técnico e apoio aos colegas da mesma área”, define o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. O relacionamento do Crea-PR com as Entidades de Classe é realizado principalmente por meio do DRI e das Regionais.

O Coordenador Estadual do Colégio de Entidades de Classe no Paraná (Cder), engenheiro ambiental Luiz Guilherme Vieira, declara que “no Sistema Confea/Crea o associativismo tem grande importância, pois nas entidades são eleitos os conselheiros que formarão os Plenários dos Creas e que representam a categoria perante o Sistema”. Atualmente são 83 Entidades de Classe cadastradas no Crea-PR, e destas, 62 registradas, com direito a representante no Plenário.

Por conceito, o associativismo é uma iniciativa formal ou informal que consiste na constituição de grupos de pessoas ou de organizações que se reúnem para gerar soluções, bem como superar desafios e dificuldades nos mais variados âmbitos. Como objetivos, reunir esforços para desenvolver atividades de interesse comum; fortalecer os laços de solidariedade do grupo; defender os interesses de todos os associados; entre outros. Para o coordenador Luiz Guilherme, além da representação, “o associativismo promove grande interação entre os profissionais, difundindo a troca de conhecimento, gerando oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, impulsionando a promoção de eventos e cursos técnicos, dentre outros benefícios”.

O associativismo pode iniciar já durante a graduação, ou pelos jovens profissionais, que têm nessa oportunidade uma escola de desenvolvimento participativo e de aprendizagem profissional. Existem Entidades de Classe paranaenses que aceitam registro dos estudantes da área, algumas vezes até com isenção de anuidade como forma de incentivo.

No Planejamento Estratégico 2021-2023 do Crea-PR as Entidades de Classe estão envolvidas na área dos Parceiros, contempladas com o Objetivo 7, “Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus Colegiados, as Entidades de classe e as Instituições de Ensino”.

O Conselho paranaense realiza diversas ações que têm como objetivos o fortalecimento dessas Entidades, com foco na melhoria contínua de sua gestão. Um exemplo é o Prêmio Crea de Qualidade (PCQ), que este ano está em sua 14ª edição, e reconhece as boas práticas de gestão das Entidades em diferentes critérios. Os Editais de Chamamento também são uma forma de promover convênios com as Entidades, que realizam cursos e eventos de aperfeiçoamento, disponibilizados aos profissionais. Desde o primeiro Edital, lançado em 2016, mais de 40 mil profissionais se beneficiaram com essas oportunidades.

No Paraná a primeira Entidade de Classe da área foi o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), criado no ano de 1926.

Quer saber mais?

Confira a matéria publicada no do G1 sobre o associativismo como ação positiva nesse período de pandemia.

Texto: Débora Reusing e Débora Pereira – Comunicação Crea-PR