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Acesso em 22/12/2024 às 06h26.

Crea-PR disponibiliza R$ 1,5 mi em Edital de Chamamento Público

As entidades de classe têm até o dia 23 de abril para apresentar suas propostas

15 de abril de 2021, às 18h47 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Crea-PR recebe, até o dia 23 de abril, as propostas das entidades de classe para a segunda fase do Edital de Chamamento 003/2020. Desta vez estão disponíveis aproximadamente R$ 1,5 milhão para a realização dos projetos. Cada Entidade pode inscrever até quatro projetos e o principal critério de seleção é que essas propostas tenham seus objetivos de acordo com as atribuições e atividades fins do Crea-PR: registro, normatização, fiscalização, julgamento e orientação.

Para inscrever projetos, as entidades de classe devem estar com o registro regular no Crea-PR e atender as demais exigências do Edital. Os Termos de Fomento são um auxilio disponibilizado pelo Crea-PR através de um apoio financeiro para as entidades de classe que realizam os projetos de revistas técnicas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, entre outros. As propostas devem ser feitas no Acesso Restrito das entidades, em Serviços > Propostas.

Este edital tem um diferencial em relação às edições anteriores que é a possibilidade de realização de eventos online – uma adaptação necessária por conta do momento de pandemia e uma inovação que facilita a participação de interessados.

1ª etapa e editais anteriores

O Crea-PR recebeu 17 projetos de entidades de classe de todo o Estado na 1ª fase do Edital 003/2020, que deverão ser executados em 2021, com o repasse de recursos para execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Crea em comunhão com as ações de atualização profissional e de inovação nas atividades afetas ao Sistema Profissional. Os projetos da primeira etapa foram inscritos até dia 1º de fevereiro.

O Coronavírus também impactou no processo do edital para realização de projetos em 2020. Com números sempre crescentes de projetos inscritos – 60 em 2017, 76 em 2018, e 82 em 2019 – 2020 contabilizou 56 propostas recebidas. Também por conta dos impactos da Covid-19, as 15 entidades beneficiadas pelo edital do ano passado conseguiram aditivar seus prazos para execução de 25 projetos e remanejar o orçamento na ordem de R$ 614 mil, para 2021. “Para este ano temos um orçamento de R$ 2 milhões. Para a primeira fase do edital de fomento recebemos 17 propostas  de sete Entidades de Classe,  que totalizam R$ 542 mil. Para essa segunda etapa, aberta em fevereiro, temos cerca de R$ 1,5 milhões para novos projetos”, explica o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. “Em meio a esta pandemia que afeta diretamente a vida de todos os profissionais, a perspectiva de realização de mais de 40 propostas e mais de R$ 1milhão em investimentos que serão ampliados durante a segunda etapa é algo que nos traz otimismo e um cenário altamente positivo”, reforça Prattes.

A expectativa é de que o ajuste feito neste ano no edital aumente o campo de atuação dos eventos selecionados pela comissão que avalia os projetos. “Se antes tínhamos projetos de palestras e seminários para 25 ou 50 profissionais, hoje temos ações que podem ser muito mais abrangentes – com discussões amplificadas – com a possibilidade de realização dos eventos online. A tecnologia teve de ser inserida para resolver um problema, mas deverá ser uma grande ferramenta de apoio ao desenvolvimento de ações e ideias”, avalia o presidente da Comissão Técnica de Seleção de Projetos, Engenheiro Mecânico Silmar Brunatto van der Broocke.

A segunda fase do Edital de Chamamento para 2021 está disponível no site do Crea-PR na aba Entidades de Classe. As propostas devem ser encaminhadas por meio do Acesso Restrito das Entidades de Classe – também disponível no site do Crea-PR.

Desde a publicação do primeiro Edital de Chamamento em 2017, o Crea-PR já destinou R$ 7,2 milhões para projetos de Entidades de Classe, por meio de seus editais de fomento.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR


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