Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/04/houve-uma-revolucao-na-agronomia-nos-ultimos-50-anos-diz-presidente-do-confea/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h19.

A agronomia na gestão de espaços urbanos

Presidente do Crea-PR participa de live que faz parte do Projeto Agronomia Sustentável, uma parceria do Canal Rural com o Confea

22 de abril de 2021, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última terça, 20 de abril, o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, participou da Live do projeto Agronomia Sustentável, uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia, Agronomia e Geociências (Confea), que debate a atuação do agrônomo na gestão dos espaços urbanos.

O objetivo é abordar a atuação do engenheiro agrônomo fora das propriedades rurais e a conexão do seu trabalho no meio urbano com essa atuação nas propriedades. Nesta edição foi abordada a gestão de espaços públicos e urbanos, com a participação, além do presidente Ricardo, do engenheiro agrônomo Antônio Barreto, diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal.

O presidente iniciou destacando “a importância de ter os profissionais adequados, em especial o engenheiro agrônomo que agrega, faz as orientações necessárias para que possamos aumentar a produtividade e manter a segurança dos produtos”. No Paraná são aproximadamente 20 mil profissionais que abrangem as áreas ligadas à agronomia, como engenheiros agrícolas, florestais e de pesca. “O mercado está competitivo mas tem grandes oportunidades. O Paraná está em expansão nas suas áreas de agricultura ainda, uma agricultura com muita tecnologia, com uso intensivo de técnicas que precisam de profissionais, que precisam estar atentos e sempre melhorando a sua formação, com foco no aumento da produtividade, de forma sustentável”, diz Ricardo. Ele falou ainda da atuação desses profissionais por meio das cooperativas.

Assista abaixo a live na íntegra.

Série Agronomia Sustentável

A importância do trabalho do engenheiro agrônomo neste período de pandemia para a segurança alimentar foi um dos temas da entrevista com o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger. O programa marcou a estreia da nova série Agronomia Sustentável, exibida todo sábado, às 9h, no Canal Rural e com reprise aos domingos às 7h45.

Krüger destacou a interface do agrônomo com as outras engenharias. E como a atuação desses profissionais tem contribuído para a produção e distribuição de alimentos neste momento de crise. “Mesmo neste momento de pandemia mundial, todos os nossos profissionais estão colaborando para esses resultados. De forma global, temos profissionais de todas as engenharias na linha de frente”, afirmou.

O presidente do Confea acrescentou que, em pelo menos sete áreas de atuação da engenharia, há ligação com setores essenciais em funcionamento, além da produção de alimentos. A manutenção de equipamentos, logística e, no caso das vacinas, a engenharia mecânica, responsável pela refrigeração dos imunizantes, são alguns exemplos.

Krüger mencionou como a profissão de agrônomo passou por diversas transformações nas últimas décadas e contribuiu para solidificar o Brasil como protagonista mundial no agronegócio. “Tivemos uma revolução na nossa agronomia nos últimos 50 anos. Saímos de importadores de alimentos para sermos exportadores e um dos players importantes na novel mundial”, pontuou. Atualmente, são cerca de 110 mil engenheiros agrônomos inscritos no Sistema Confea/Crea.

Ele afirmou ainda que, apesar da atuação principal desse profissional ser dentro da porteira, o agrônomo tem um espaço importante nas cidades. E citou exemplos: “Brasileiro é apaixonado por futebol, os jogadores querem o melhor gramado possível. Então, esse trabalho de preservação dos gramados dos estádios é feito pelo engenheiro agrônomo. Outra área é o paisagismo, os jardins, as praças, os parques”, citou.

Saiba mais

A série Agronomia Sustentável está percorrendo capitais das cinco regiões do país abordando a versatilidade da atuação desse profissional em centros urbanos. A série tem como foco a conexão que o trabalho do engenheiro agrônomo faz entre o campo e a cidade e sua importância para a agropecuária e para a qualidade de vida da população. A primeira parada será na cidade de São Paulo.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Clique na imagem e assista a entrevista do presidente Joel Krüger no Canal Rural.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR e Laila Muniz – Canal Rural