Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/05/cdin-estadual-debate-a-fiscalizacao-no-estado/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

CDIN estadual debate a fiscalização no estado

6 de maio de 2021, às 10h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Ocorreu na noite da última quinta-feira (05) a segunda reunião do ano da nova composição do CDIN – Colégio de Inspetores. O encontro, que aconteceu de forma virtual, contou com a participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira. O presidente abriu a reunião falando da importância do colegiado e dos inspetores para a sociedade e para o Conselho. “Esse trabalho, principalmente em época de pandemia, tem sido importantíssimo. A fiscalização é um dos nossos maiores trabalhos, e o colegiado é essencial para manter esse funcionamento. Destaco a fiscalização online que vem sendo necessária nos últimos tempos, precisamos ter uma atenção especial para isso. Num futuro próximo esperamos estar mais presentes nas mídias e sites realizando este serviço”, comentou o presidente.

Seguindo a reunião, a Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR – DEFIS, Eng. Amb. Mariana Maranhão, apresentou os resultados da fiscalização até o momento. Segundo a Engenheira, após a última portaria do Crea-PR, onde começou a liberar os agentes de fiscalização para realizar ações presenciais, os números do DEFIS vem voltando ao normal. “Destaco que tivemos 4.980 processos finalizados nesses quatro meses. Desses quase 5 mil, 57% foram regularizados de maneira espontãnea”, pontuou a gerente do DEFIS.

Após a apresentação dos resultados, houve um debate sobre o tema onde Mariana tirou diversas dúvidas dos presentes.

Após os debates, Mariana falou sobre a segunda edição da SEPEAG Digital e como estão os cursos online do ProCrea. A 2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências – SEPEAG – terá como temática principal as inovações tecnológicas e os novos cenários e perspectivas de atividades profissionais pós-pandemia. A SEPEAG tem como objetivo de atingir um público geral entre profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, coordenadores e corpo docente de Instituições de Ensino, representantes de Entidades de Classe, Conselheiros, Inspetores, empresários e funcionários do Sistema Confea/Creas. “Neste ano a SEPEAG terá temáticas por dia, não teremos nenhum evento paralelo como foi o ano passado. Um dia para os Inspatores, outro para os profissionais, outro para as instituições, outro para o CreaJr, enfim, uma programação extensa e rica”, cometou Mariana.

Após esta apresentação, Mariana divulgou os cursos do ProCrea, que são gratuitos aos profissionais registrados no Conselho. Esse conjunto de aulas estão disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br. Elas são preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos.

Participaram da reunião os profissionais Barbara Meurer, Gerson Torres Pereira Neto, Giovanne dos Santos Leite, José Aparecido Leal, Luana Veber, Marcos Antonio Pintor, Marshall Watson Herbert, Moacir da Silva Amaral, além de Mariana e Ricardo. A próxima reunião está marcada para o dia 02 de junho de 2021.