Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/05/comite-empresarial-da-construcao-do-crea-pr-reune-se-nesta-terca-feira/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Comitê Empresarial da Construção do Crea-PR reúne-se nesta terça-feira

25 de maio de 2021, às 18h38 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ocorreu na tarde desta terça-feira (25), de forma virtual, a reunião n.° 108 do CECON – Comitê Empresarial da Construção do Crea-PR, grupo formado por empresários da construção paranaense e representantes do Conselho, que se reúne mensalmente para propor soluções para assuntos de interesse comum, relacionados às atividades das empresas e profissionais que atuam no segmento.

Neste encontro, foram destacados os assuntos ligados ao ofício n.° 550/2020-SEMOP Maringá, o Livro de Ordem do Crea-PR, alinhamentos entre Crea e TCE, o Pregão Eletrônico, a Lei de Licitações, a Resolução 64, o aplicativo para o Comitê de Incentivo à Formalidade, além de assuntos gerais.

A reunião iniciou-se com uma fala do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, sobre as últimas ações realizadas pelo Conselho em diversos âmbitos. “O Crea tem sido muito ativo neste ano de 2021. Estamos presentes em todas as discussões pertinentes ligadas às Engenharias, Agronomia e Geociências. Destaco o trabalho que vem sendo realizado com relação à nova concessão do pedágio e à nossa Agenda Parlamentar. Neste primeiro tema, que estamos discutindo desde o início da gestão do Governador Ratinho Jr., buscamos fazer nossas reivindicações como engenheiros, inclusive fizemos uma nota de posicionamento sobre. Em paralelo a essa ação, estamos trabalhando a nossa Agenda Parlamentar, onde ao longo deste mês nos reunimos com diversos gestores públicos do estado para mostrar a importância da Engenharia nos quadros técnicos das cidades”, comentou Ricardo em sua fala de abertura.

A Agenda Parlamentar tem tido um calendário muito extenso por todo o estado. No início do mês o Conselho participou de reuniões com os prefeitos e secretários de Goioerê e Paiçandu. Já nesta semana os representantes do Crea-PR estarão presentes em encontros virtuais nas regiões de Cianorte e Paranavaí.

Todas os temas abordados na reunião contaram com intensos debates entre os presentes. Compareceram ao encontro Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR; Álvaro Pereira da Silva, diretor do SINDUSCON-NOROESTE/PR e coordenador do CECON; José Carlos Dias Lopes da Conceição e Maria Cristina Graf, diretores do CREA-PR; José Ângelo Turra, presidente da APEOP-PR; José Luiz Parzianello, diretor do SINDUSCON-OESTE/PR; João Guido de Castro Campelo, diretor do SINDUSCON-PR; André Luiz Gonçalves, presidente da Ferroeste; Daniel Gontijo, do SICEPOT; Euclésio Manoel Finatti, assessor Parlamentar e Empresarial do CREA-PR, e Vivian Curial Baêta de Faria, assessora da Presidência do CREA-PR e do CECON.

Após sua fala sobre a Agenda, Ricardo comentou a recente ação movida pelo Crea contra o CAU, onde foi debatido e ganho pelo Conselho o direito de os profissionais de engenharia desenvolverem projetos arquitetônicos. Saiba mais sobre a ação.

Dando sequência ao encontro, foram falados sobre a Live ‘Fiscalização em obras públicas e a nova lei de licitações‘, a Resolução 64 e o alinhamento de preços para licitações. Para o Eng. Euclésio, é importantíssimo ter a participação dos empresários nessas discussões com o Crea. “O objetivo com esse Comitê é oportunizar aos empresários da construção estarem presentes – junto com o Conselho – nas pautas inerentes à sua atividade profissional, como é o caso desse alinhamento dos preços. É complicado para o empresário fechar uma licitação e logo após o acordo ser selado acontecerem aumentos no preço do aço e do PVC, por exemplo. Aqui conseguimos debater pautas importantes para que o Crea possa representar esses interesses da classe futuramente”, enfatizou o assessor durante sua fala.

Finalizando o encontro, a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, reiterou a importância da fiscalização e do Livro de Ordem, ferramenta que passará a ser obrigatória a partir do dia 1° de julho.