Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/05/creasul-debate-pautas-para-o-proximo-colegio-de-presidentes-top/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

CreaSUL debate pautas para o próximo Colégio de Presidentes

2° encontro do ano teve o Crea-RS como anfitrião e discutiu diversos assuntos para apresentar durante o CP que ocorre na próxima semana.

13 de maio de 2021, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), de forma virtual, a 2ª reunião ordinária do CreaSUL em 2021, encontro que objetiva alinhar as pautas de interesse entre os Creas Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para serem debatidas durante o Colégio de Presidentes – CP, evento que ocorre na próxima semana, de 19 a 21.

Participaram da reunião os presidentes Eng. Civ. Ricardo Rocha (PR), Eng. Civ. Kita Xavier (SC), Eng. Amb. Nanci Walter (RS); os diretores da Mútua/PR, Eng. Civ. Julio Russi (Geral), Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron (Administrativo), e o Eng. Mec. Harlon Luna (Financeiro); além de diversos colaboradores dos três Creas.

Fala do Presidente Joel.

O encontro iniciou com a fala da anfitriã do evento, a presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, que apresentou os presentes. Em seguida, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, informou sobre a eleição dos novos diretores da Mútua Nacional, a agenda da presidência durante o CP e o apoio do Sistema Confea/Crea ao Eng. Agr. Alysson Paolinelli, que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. “Outras duas pautas têm sido bastante discutidas. Uma delas é a questão da Zootecnia e o trabalho que vem sendo feito em defesa dos nossos profissionais. A outra é a recente discussão sobre o Manejo Florestal e a nossa futura campanha de comunicação. Preciso que discutam esses assuntos regionalmente também!”, enfatizou Joel.

Na sequência, o presidente Kita falou sobre o processo de digitalização que vem ocorrendo no Crea-SC e também sobre a alteração do artigo 36 do Projeto de Lei 5.194 – o PL, que visa retomar o repasse às Entidades de Classe.

Presidente Ricardo em sua fala.

Em seguida, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, cumprimentou os presentes e comentou sobre outros assuntos que vem sendo pauta no Paraná e no sul como um todo. “Somos uma região com poucos estados, mas temos força! Nos últimos Colégios de Presidente os três Creas têm mostrado o sua força, tendo pautas aprovadas no CP. Aproveito este momento para destacar um recente trabalho que realizamos contra o CAU no qual a justiça deu parecer favorável a um recurso impetrado pelo Crea-PR, que permite aos engenheiros desenvolver projetos arquitetônicos. Esta foi mais uma vitória aqui no Paraná para a engenharia”, comentou Ricardo. Saiba mais sobre a ação.

A fiscalização nos estados também foi tema da reunião. “Temos que pensar em uma fiscalização integrada e coordenada entre PR, SC e RS. Vamos pautar esse assunto no próximo CP. Destaco o problema que a pandemia nos impôs aqui no estado, ocasionando uma diminuição nas fiscalizações. Agora, devido a algumas mudanças que implementamos, estamos tentando voltar ao normal com o trabalho do nosso DEFIS. Ressalto aos presentes que os convênios que temos com órgãos aqui do Paraná vêm sendo essenciais neste trabalho de fiscalização. O exemplo mais recente são as fiscalizações da agronomia que, no ano passado, superaram nossas expectativas em termos de volume mesmo sendo realizadas remotamente”, comentou Ricardo, que aproveitou para ressaltar a recente Live do Conselho focada no tema.

Foto geral da reunião.

Seguindo a pauta, diversos informes foram feitos com destaque para a Agenda Parlamentar, o PLC 39/2020, a Lei 1428/2021, a inclusão da Engenharia Clínica na tabela de títulos do Sistema e a nova lei de licitações, ação que o Crea-PR está acompanhando com a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção – e os SINDUSCONs – Sindicato da Indústria da Construção Civil.

Em seguida houve uma fala dos representantes da Mútua/PR sobre as eleições da Mútua nacional.

Apresentação Ritter.

Encerrando o encontro, o Superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, realizou uma apresentação sobre a Lei 14.133/2021 e abordou outras resoluções e decisões normativas. Com o fim da explanação, o Crea-PR sugeriu aos presidentes a revogação dos artigos 57 e 58, ambos da Resolução 1025/2009, além de seus correlatos na DN 85/2011. A proposta agradou os três presidentes e será sugerida ao CP – junto com alguns outros temas – para deliberação.