Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/05/premio-melhores-tccs-do-crea-pr-recebe-numero-recorde-de-indicacoes/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR recebe número recorde de indicações

11 de maio de 2021, às 19h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Prêmio anual Melhores TCCs do Crea-PR, realizado com o apoio do CredCrea, Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER), esse ano se destacou pelo número recorde de trabalhos de conclusão de curso indicados pelos coordenadores: foram 215 trabalhos. Em comparação com 2020 a diferença foi grande, 77 a mais.

“O prêmio tem uma importância significativa para o desenvolvimento tecnológico do Estado, porque traz a evidência nos projetos desenvolvidos nas universidades dos cursos afetos ao Crea”, comenta o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino, Leandro Vanalli.

Nesta edição, o trabalho dedicado de divulgação realizado pelo Colégio de Instituições de Ensino trouxe resultados positivos, que refletiram na quantidade de trabalhos indicados. “O Prêmio aproxima os estudantes ao Crea-PR, porque é uma forma de exposição do trabalho feito, do estudante e da universidade” explica Vanalli.

A modalidade que mais indicou trabalhos foi a Engenharia Civil com 82 indicações, em seguida a Engenharia Elétrica com 52, Agronomia com 40, Engenharia Mecânica/Metalúrgica com 24, Engenharia Química com 9, Agrimensura com 6 e Engenharia de Segurança do Trabalho com 3.  A Regional que mais teve indicações foi Maringá com 46 trabalhos, seguida pela Regional Curitiba com 43. Em terceiro lugar está a Regional Cascavel com 40 indicações.

Etapas

O Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR, com o apoio do CredCrea, CIE e CDER, após as etapas de indicação, análise dos trabalhos e votação, elege os melhores trabalhos desenvolvidos no ano anterior, neste caso em 2020, no Estado do Paraná, sendo três em cada modalidade: Civil, Mecânica e Metalúrgica, Agronomia, Elétrica, Agrimensura e Geologia e Minas.

O Prêmio busca valorizar o conhecimento técnico e científico relacionado às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências produzido na academia; difundir a produção acadêmica aos profissionais por meio de suas entidades de classe organizadas, visando o constante desenvolvimento e atualização de seus conhecimentos técnicos; elevar o nível de interação entre as Entidades de Classe organizadas e as Instituições de Ensino paranaenses; promover a realização da ‘Mostra de TCCs’ durante o Fórum de Docentes e Discentes, o Encontro Paranaense das Entidades de Classe – EPEC e o Fórum de Inspetores do Crea-PR; e promover a realização do ‘Prêmio TCC Destaque’.

De 15 de fevereiro a 2 de maio os coordenadores de cursos afetos ao Sistema Confea/Crea, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, fizeram a indicação dos trabalhos, apresentados em 2020 na conclusão de cursos de graduação, totalizando 215 TCCs inscritos. Após essa etapa, com o apoio na análise dos Colegiados Regionais das Entidades de Classe e Inspetores, além das Instituições de Ensino, os trabalhos são avaliados de acordo com os critérios, estabelecidos pelos Colegiados, de aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema. O prazo de avaliação vai até dia 30 de maio.

Desta análise, resultaram os 64 melhores TCCs, classificados por modalidade (Agrimensura; Agronomia; Civil; Elétrica; Especiais; Geologia e Minas; Mecânica e Metalúrgica; Química), em cada uma das oito Regionais do Crea-PR.

Na última etapa são eleitos os três melhores TCCs em cada uma das modalidades, conforme as análises realizadas por cada um dos Colegiados Estaduais (Instituições de Ensino, Entidades de Classe e Inspetores). Nesta fase os trabalhos também são avaliados de acordo com critérios definidos em regulamento (aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema).

Todos os trabalhos indicados poderão ser consultados na Biblioteca Virtual do Crea-PR em seção específica denominada “Melhores TCCs do Paraná”.