Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/06/encontro-entre-crea-pr-e-urpg-deve-gerar-parceria-em-prol-dos-estudantes-profissionais-e-sociedade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 18h22.

Encontro entre Crea-PR e UEPG deve gerar parceria em prol dos estudantes, profissionais e sociedade

22 de junho de 2021, às 16h08 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Um encontro virtual realizado na tarde desta segunda (21) com o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha e o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, teve como objetivo alinhar possíveis convênios e parcerias entre as instituições e contou com a apresentação de diversos produtos e projetos do Conselho.

Conforme afirma o presidente Ricardo Rocha, “as Instituições de Ensino possuem papel fundamental no Sistema Profissional, não apenas por sua responsabilidade na formação dos egressos, mas porque possuem espaço no Plenário do Crea-PR, por meio de seus conselheiros representantes. Consideramos que a união de forças entre os Colegiados do Conselho e as Instituições de Ensino é fator indispensável para o fortalecimento da classe profissional, além de gerar benefícios para a sociedade na implantação dos programas que podem ser realizados em conjunto”.

A aproximação entre as instituições faz parte das ações realizadas junto às maiores universidades do Paraná, alinhada a um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2023: Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino por meio de nosso Planejamento Estratégico.

Parceria em debate

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, falou sobre a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), como funciona o trabalho com os currículos dos cursos de graduação, entre outras atividades. O presidente Ricardo apresentou diversos produtos do Crea-PR que têm relação com as Instituições de Ensino, como o Programa CreaJr, que da UEPG atualmente conta com 189 membros corporativos, três membros dirigentes titulares e três suplentes nos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Computação; as mais de 200 horas de cursos gratuitos on-line que o Crea disponibiliza em sua plataforma EaD, com temas que vão de human / soft skills a outros mais técnicos, que podem ser utilizados para compor atividades acadêmicas complementares. Os cursos estão disponíveis para profissionais e estudantes membros do CreaJr, que também é gratuito. Ele explicou que é possível firmar parceria para disponibilizar cursos específicos conforme a necessidade da Instituição.

O Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR, que valoriza estudantes, orientadores e IEs; a Revista Técnico-científica, que tem atualmente quase um milhão de acessos, sua classificação na Capes e da edição especial com os premiados no Melhores TCCs. Ele comentou ainda da possibilidade de edições especiais com artigos de eventos científicos.

Presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha

O presidente do Crea-PR falou também sobre o banco de dados de egressos que o Conselho possui, com informações bastante importantes para as Instituições de Ensino, sobre os últimos 10 anos de registros. São dados que podem servir como instrumento nas mudanças de Proposta Pedagógica Curricular (PPC), um balanço dos egressos. “Fazemos um relatório periódico desses profissionais, quantos se registram de cada IE, em que área estão atuando, as ARTs que emitem”. São 4.800 egressos da UEPG registrados no Conselho, que atuam hoje no Paraná e outros Estados. Só na regional Ponta Grossa são 2.777 profissionais.

Um tema de bastante no encontro foi a Residência Técnica em engenharia, programa em parceria com o Estado do Paraná, do qual a UEPG é coordenadora nesta área. Outras áreas que devem iniciar por necessidade de profissionais são ambiental e obras públicas, esta especialmente por conta da nova Lei de Licitações.

O presidente Ricardo então finaliza afirmando que “temos a possibilidade da realização de convênios, parcerias e eventos, que trazem benefícios aos estudantes e profissionais, podemos realizar projetos juntos, Crea e UEPG, temos muita possibilidade de interação”, e agradeceu a disponibilidade do encontro.

O reitor agradeceu falando que “podemos ultrapassar as barreiras do que já tem sido feito, pensar em itens que podemos discutir, troca de informações. Essa questão do banco de dados dos egressos me interessou muito, essa foi uma solicitação minha quando era coordenador de curso, e hoje temos isso aqui, porém de forma ainda pouco utilizada”, conclui.

Sanches Neto conta que sua proposta de trabalho foi “derrubar os muros da Universidade e se aproximar da sociedade, temos vontade, ideias e o principal e é criar os mecanismos para isso. Então nos colocamos à disposição para estarmos juntos, afinal nas instituições públicas estamos trabalhando sempre tendo como fim estar a serviço da sociedade”, afirma.

Participaram também da reunião Eduardo Pereira, prefeito do Campus da UEPG; eng. agr. Ana Paula Afinovicz, gerente Regional Ponta Grossa Crea-PR; eng. civ. Margolaine Giacchini, Coordenadora do CIE da RPGO; eng. civ. Sérgio Luiz Schulz, coordenador-adjunto do CIE da RPGO; eng. civ. Sandro Dias Baptista, presidente da AETB e coordenador do CDER; eng. civ. Roberto Pelissari, presidente da AEAPG, representante do CDER; conselheira eng. civ. Ligia Eleodora Francovig Rachid, coordenadora da CEAP; conselheiro e chefe do Departamento de Engenharia da UEPG, eng. civ. Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger; eng. civ. Samir Jorge, assessor de Gestão de Políticas Públicas; Claudemir Marcos Prattes, gerente Departamento de Relações Institucionais Crea-PR; eng. civ. Diogo Artur Tocacelli Colella, gerente Regional Pato Branco Crea-PR; Elizane V. P. dos Santos, membro dirigente CreaJr pela UEPG; e José Luiz Dihl, facilitador RPGO – Crea-PR.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR