Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/06/plenaria-988-discute-plano-plurianual-e-acoes-do-governo-do-estado/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h16.

Plenária n.° 988 discute Plano Plurianual e ações do governo do Estado

16 de junho de 2021, às 10h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ocorreu nesta terça-feira (15), de forma virtual, a Reunião Plenária de n.° 988. Estiveram presentes no encontro Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Crea-PR, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas e órgãos públicos.

A reunião iniciou com a fala do Secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Eng. Agr. Márcio Nunes, onde destacou a atuação do Governo em colaboração com o Simepar e outros órgãos visando uma melhor cooperação técnica e jurídica com os profissionais e sociedade. Além dessa ação, o secretário também ressaltou o trabalho do programa Descomplica Rural, uma das grandes marcas do Governo do Estado que tem como objetivo maior de antecipar o ciclo agroindustrial do Paraná em pelo menos 10 anos. “Junto com essas ações nós elaboramos o ‘Descomplica do Setor Civil’, projeto que visa liberar em pouco mais de um ano mais de 1.700 loteamentos no Estado do Paraná, ação que geralmente demorava de um até mais de dez anos para liberação”, explicou Márcio.

O segundo ponto importante levantado pelo secretário foi com relação as ações derivadas do projeto Descomplica Energia Sustentável, onde 139 novos projetos para geração de energia elétrica já foram aprovados e estão em andamento no estado, visando sempre que esses empreendimentos possam ocorrer com rapidez, segurança técnica, jurídica e ambiental.

O último assunto abordado pelo engenheiro Márcio foi o “Projeto Litoral: Moderno e Sustentável”, ação do Governo que contou com grande participação do Crea-PR e do Instituto Engenharia do Paraná – IEP. Essa ação conjunta objetiva o alargamento da faixa de areia, macro e micro drenagem, urbanização e revitalização da orla do município de Matinhos. “Esse é o início de uma série de obras que estão sendo planejadas para a revitalização do Estado do Paraná, sempre em parceria com o Crea-PR.”, finalizou Marcio.

Dando continuidade à fala do secretário, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, agradeceu a presença de Márcio Nunes e abriu um momento antes do início oficial da plenária para perguntas para o secretário. O conselheiro federal, Eng. Agr. Daniel Galafassi, aproveitou a oportunidade para questionar sobre o projeto AnalisaCAR do Governo Federal.

Confira como foi a Plenária na íntegra e a participação do secretário.

Após as falas iniciais, o Presidente Ricardo deu início a reunião comunicando a toda plenária a aprovação formal das Atas das Sessões Plenárias n° 986, de 30 de março e a n° 987, de 11 de maio de 2021.

Apresentação de Juliane.

O primeiro grande assunto que gerou debate foi o novo Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 e 2024, apresentado pela Gerente do Departamento de Planejamento, Juliane Marafon. Juliane apresentou a quantidade de recursos que serão utilizados para fazer frente às atividades do Crea relacionadas a fiscalizações, certificações, atividades deliberativas, governança cooperativa, eventos e representações, suporte e apoio administrativo entre outras atividades.

Dando sequência à pauta, foi apresentado os recentes convênios do ‘Casa Fácil’ e ‘Campo Fácil’ firmados com municípios paranaenses. A apresentação foi feita pelo Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Em seguida iniciou-se o processo de votação de outros processos e vistas de relatórios. Subsidiando essas votações, aconteceram diversos debates entre os conselheiros com relação a criação de comitês, ampliação de cursos, aplicação de outras formações em áreas específicas da engenharia, entre outros assuntos.

Finalizando a Plenária, o vice-presidente do Conselho, Eng. Agr. Clodomir Ascari, assumiu a sessão e agradeceu o esforço de todos e a grande troca de aprendizagem que é a Plenária. “É sempre um grande aprendizado para eu estar aqui, principalmente ao lado do Presidente Ricardo Rocha que conduz as sessões com muito respeito e maestria. Parabenizo todos os conselheiros pela forma profissional que conduziram o processo de hoje”, finalizou Clodomir.