Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/07/colegio-de-inspetores-se-reune-com-participacao-do-presidente-do-crea-pr/>.
Acesso em 11/08/2024 às 04h26.

Colégio de Inspetores se reúne com participação do presidente do Crea-PR

Na pauta do grupo estavam as fiscalizações realizadas pelo Conselho e os eventos do segundo semestre

15 de julho de 2021, às 20h49 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nesta quinta, dia 15 de julho, o Colégio de Inspetores do Crea-PR (CDIN), composto pelos inspetores-chefe de cada Regional do Conselho, se reuniu, com a participação do presidente engenheiro civil Ricardo Rocha, para tratar de assuntos de fiscalização e os próximos eventos e ações.

Após a abertura da reunião, realizada pelo coordenador estadual do CDIN, engenheiro civil Giovanne dos Santos Leite (Regional Londrina), o presidente Ricardo iniciou sua fala desejando que em breve todos possam estar juntos, com o avanço da vacinação, ainda que com os protocolos de segurança em saúde, mas com o início do retorno às atividades presenciais. Além disso, ele comentou sobre o evento Diálogos com o Presidente, realizado na segunda-feira, dia 12 de julho, com a participação do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, que reuniu representantes de Entidades de Classe de todo o estado para debater assuntos importantes para a categoria profissional registrada no Sistema Confea/Crea. “O Crea-PR tem sido muito ativo neste ano de 2021, estamos presentes em todas as discussões pertinentes ligadas às Engenharias, Agronomia e Geociências, e destaco o recente trabalho em âmbito nacional realizado juntamente com o Confea e demais Creas, com relação à MP n°1040/2021, que coloca em questão o salário mínimo profissional e Anotação de Responsabilidade Técnica”, diz.

Presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha.

Além desta citada, o Crea-PR tem se posicionado diante de outras propostas de lei e assuntos que afetam diretamente os profissionais. O presidente falou ainda de todo o trabalho de fiscalização que vem sendo realizado. “Mesmo ao longo desse período de quase um ano e meio de pandemia, a fiscalização no Paraná está ativa e gerando resultados positivos para os profissionais e a sociedade”, declara. As ações de comunicação em torno das fiscalizações, também foram citadas, como a websérie recentemente lançada no canal do Crea-PR no YouTube, e as lives mensais, transmitidas no mesmo canal, que oportunizam interação dos profissionais com o Conselho.

A gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, engenheira ambiental Mariana Maranhão falou sobre a situação atual da fiscalização no estado, com um balanço das ações realizadas no primeiro semestre deste ano. “De janeiro a junho foram 15.232 investigações, que resultaram em 7.541 ações de fiscalização, que abordaram 16.489 atividades técnicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Como resultado, foram encontradas 5.291 irregularidades perante a legislação profissional”, conta. Após a notificação, grande parte é regularizada. Na área de empresas, por exemplo, desde 2017 foram 2.720 registros devidos às ações de fiscalização.

A engenheira explicou ainda aos novos inspetores como ocorre o processo de fiscalização no Crea-PR, desde a parte de planejamento de áreas, verificação de dados, plano de ações, até aquelas realizadas por conta de denúncias. Ela falou também das próximas áreas das atividades técnicas que devem ser fiscalizadas conforme o planejamento para os próximos meses.

Em outro item da pauta os inspetores-chefe foram informados sobre os eventos previstos para este ano, Fórum de Inspetores, que terá sua 28ª edição, e o Encontro Paranaense de Entidades de Classe, com sua 47ª edição. Ainda deve ser definido pela diretoria do Conselho o formato em que eles devem ocorrer, conforme a situação sanitária da pandemia.

Foi falado também sobre a 2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências, a 2ª Sepeag Digital, evento totalmente digital e gratuito, que acontece de 09 a 13 de agosto, trazendo grandes nomes dessas áreas para debater temas relevantes para profissionais, empresas e estudantes.

Ao final, os inspetores tiveram a oportunidade de sugerir temas interessantes na área de fiscalização para serem trabalhados e divulgados, seja pelos canais de comunicação do Conselho ou no desenvolvimento de materiais técnicos.

Além do coordenador estadual, participaram da reunião os inspetores-chefe engenheiro eletricista Gerson Torres Pereira Neto (Regional Apucarana), engenheira eletricista Luana Veber (Regional Cascavel), engenheiro eletricista Moacir da Silva Amaral (Regional Curitiba), engenheiro mecânico Marcos Antônio Pintor Junior (Regional Maringá), engenheira civil Barbara Meurer (Regional Pato Branco) e o engenheiro de segurança do trabalho José Aparecido Leal (Regional Ponta Grossa). A próxima reunião do Colégio de Inspetores do Crea-PR acontece em setembro.

Texto: Débora Pereira  – Comunicação Crea-PR