Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/07/crea-pr-e-detran-iniciam-tratativas-para-firmar-termo-de-cooperacao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Crea-PR e DETRAN iniciam tratativas para firmar termo de cooperação

Conselho irá capacitar servidores do Detran e agentes fiscalizadores para que os laudos de veículos sinistrados atendam os interesses do cidadão.

14 de julho de 2021, às 15h15 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta quarta-feira (14), o Crea-PR, representado pelo presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha, o Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica – CEEMM, Eng. Mec. Ayrton Pontes, e o Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, realizou uma reunião com representantes do Departamento de Trânsito do Paraná – DETRAN/PR – para alinhar futuros convênios com o órgão.

Presidente Ricardo realizando sua fala.

A ideia da criação deste termo de cooperação nasceu de uma necessidade de melhora da fiscalização e legislação no que tange a engenharia dentro da área de inspeção veícular. Esse trabalho é realizado por profissionais engenheiros mecânicos que avaliam a condição de veículos sinistrados. De acordo com a Resolução 810 do Contran, existe uma classificação para estes veículos. A Pequena monta, que é referente a veículos que sofreram pequenos danos; a Média monta, que é relacionada a um maior dano mecânico e estrutural; e a Grande monta, que é quando ocorre a perda total de veículo. “Foi nos informado que não estavam tendo o cuidado necessário nos casos práticos, como um veículo irrecuperável vindo com laudo classificado como média monta, por exemplo. Uma das nossas intenções com este convênio é de levar o DETRAN para dentro da Câmara visando elaborar procedimentos mais assertivos com relação a estas avaliações”, comentou Ricardo.

O termo, que ainda será construído pelo DRI, terá várias frentes. Destaque para a melhora da fiscalização desses laudos, disseminação de boas práticas da engenharia mecânica através desse intercâmbio com a CEEMM e a disponibilização de cursos on-line sobre o assunto tanto para os profissionais do DETRAN quanto para os profissionais registrados no Conselho.

Segundo o diretor de operações do Detran/PR, Adriano Furtado, este convênio é benéfico para ambas as partes pois traz clareza a este assunto, além de atender o interesse do cidadão, que é de ter seu veículo devidamente avaliado com relação à questões de segurança. “Para solucionar este problema, solicitamos ao Crea, que é o órgão habilitado para nos orientar nesta matéria, para que se firme um convênio a fim de termos laudos melhores elaborados. Foi acordado, então, que este convênio se dará com troca de informações sobre o engenheiro que assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), troca de banco de dados, capacitação e regulamentação por meio da criação de norma técnica junto à ABNT”, finaliza Furtado.

O Crea-PR se colocou inteiramente à disposição para capacitar tanto os servidores do Detran, de áreas administrativas e vistoriadores, como policiais militares e policiais rodoviários estaduais e federais.

Além dos representantes do Conselho e DETRAN já citados, participaram da reunião Viviane Felix, Márcio Amaro e Paulo de Moraes da coordenadoria de veículos do DETRAN, Marcel Costa da coordenadoria de engenharia do Departamento e Renata Zanetti, secretária do diretor Furtado.

Participantes do encontro.