Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/07/crea-pr-realiza-treinamento-de-funcionarios-da-copel-geracao-e-transmissao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Crea-PR realiza treinamento de funcionários da Copel Geração e Transmissão

9 de julho de 2021, às 11h58 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta sexta-feira (09) deu-se início a uma série de treinamentos realizados pela Câmara Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE – do Crea-PR para a Copel Geração e Transmissão, subsidiária da Copel sobre o registro de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Participaram do encontro mais de 50 profissionais.

O intuito do encontro, segundo o assessor da CEEE, Eng. Eletric. Leonardo Marçal, é o de uniformizar o entendimento dos funcionários da Copel com relação ao registro de ARTs e a sua importância dentro e fora do Conselho. “Essa demanda surgiu internamente por meio do nosso Coordenador, o Fábio, que também é funcionário da Copel. A partir de algumas reuniões do Crea com a instituição, definimos um ciclo de três treinamentos a serem realizados pelo DAT – Departamento de Assessorias Técnicas – junto à CEEE”, comentou Marçal.

Apresentação sobre a ART.

Neste primeiro encontro, as colaboradoras do DAT, Alessandra Silva e Cristiane Werneck, junto ao Coordenador da Câmara Especializada, Eng. Eletric Fábio Bianchetti, realizaram uma explanação sobre o Conselho, e qual o seu papel; como funciona a CEEE; e quais são os tipos de ARTs existentes e como preenche-las. “É papel do Crea zelar pela profissão e pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país. É necessário que todos aqui conheçam a legislação e o papel do Sistema no que tange o exercício legal da profissão”, disse Bianchetti em sua fala de abertura.

Em seguida foi dado início de uma explicação sobre as ARTs, Acervo Técnico, tipos de contratos, atestado de capacidade técnica, entre outros temas. *Saiba mais sobre as ARTs.*

Os próximos treinamentos deverão ocorrer nos dias 16 e 23 de julho.