Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/07/presidente-do-crea-pr-realiza-visita-para-firmar-parcerias-com-o-ifpr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h21.

Presidente do Crea-PR realiza visita para firmar parcerias com o IFPR

23 de julho de 2021, às 16h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, participou nesta sexta-feira (23), presencialmente, de um encontro com o Reitor do IFPR – Instituto Federal do Paraná -, Prof. Odacir Antonio Zanatta, com o objetivo de alinhar possíveis convênios entre as instituições.

Presidente do Crea-PR Ricardo Rocha.

O presidente Ricardo afirma que “as Instituições de Ensino possuem papel fundamental no Sistema Profissional, não apenas por sua responsabilidade na formação dos egressos, mas porque possuem espaço no Plenário do Crea-PR, por meio de seus conselheiros representantes. Consideramos que a união de forças entre os Colegiados do Conselho e as Instituições de Ensino é fator indispensável para o fortalecimento da classe profissional, além de gerar benefícios para a sociedade na implantação dos programas que podem ser realizados em conjunto”.

A aproximação entre as instituições faz parte das ações realizadas junto às maiores universidades do Paraná, alinhada a um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2023: Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus Colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino por meio de nosso Planejamento Estratégico.

Parceria em debate

O gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Agrônomo Eduardo Ramires, também presente na reunião, comenta que “esse objetivo do Planejamento busca melhorar o relacionamento e o desenvolvimento de parcerias benéficas para todas as partes envolvidas, principalmente para os profissionais”. Participaram ainda da reunião o Chefe de Gabinete da Reitoria, Sr. Carlos Alberto Pereira do Rosário, e o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Além de sua fala inicial onde pontua que “após esse encontro, a intenção é poder falar em breve das parcerias celebradas”, também foi apresentado pelo Presidente diversos produtos do Crea-PR que têm relação com as Instituições de Ensino (IEs), como a Revista Técnico-científica; o Prêmio Melhores TCCs, que valoriza

Reitor recebendo o convite para a SEPEAG.

estudantes e orientadores; o Prêmio Destaque Profissional categoria Educador; e o Programa CreaJr. Durante o encontro, também foram citados os Colégios de Instituições de Ensino, compostos por representantes das IEs paranaenses, e que realizam ações permanentes com o Conselho; a possibilidade da realização de convênios, parcerias e eventos, que trazem benefícios aos estudantes e profissionais; as mais de 200 horas de cursos gratuitos on-line que o Crea disponibiliza, que podem ser utilizados para compor atividades acadêmicas complementares; e por fim, o Portal da Educação, que concentra as informações sobre todos esses produtos. Ainda se foi comentado sobre a possibilidade de firmar um convênio que possa ampliar a relação com os egressos.

O reitor Odacir Antonio Zanatta, colocou o Instituto à disposição para parcerias em projetos e eventos, por meio de um convênio de cooperação técnica entre ambos. O presidente Ricardo finalizou a reunião agradecendo o debate produtivo e a abertura para novas possibilidade de parcerias.