Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/08/cerimonia-do-merito-do-confea-homenageia-paranaenses/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h21.

Cerimônia do Mérito do Confea homenageia paranaenses

3 de agosto de 2021, às 17h57 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Eng. Eletic. Edson Luiz Dalla Vecchia, Mario de Mari Jr., Eng. Civ. Ricardo Rocha, Eng. Civ. Marcos José Tozzi.

Anualmente, o Confea homenageia, durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea, até 24 profissionais e três instituições que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea (esses números podem ser ampliados por decisão do Plenário do Confea, mediante justificativa fundamentada da Comissão do Mérito).

Entre os homenageados estão os profissionais que, em vida, recebem a Medalha do Mérito, enquanto que as homenagens in memoriam são realizadas por meio da inscrição do nome do profissional no Livro do Mérito. Já instituições de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que igualmente tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua ou para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas recebem a Menção Honrosa.

Neste ano, dois profissionais e uma empresa do Paraná foram indicados para essa homenagem do Sistema Confea/Crea. O primeiro deles, que terá sua inscrição do nome do profissional no Livro do Mérito in memoriam durante a SOEA, é o profissional eng. civ. Mário de Mari, que faleceu em 2019 e será representado pelo seu filho, Mário de Mari Jr. Já o segundo profissional, que recebeu a Medalha do Mérito, é o eng. civ. Marcos José Tozzi. A empresa paranaense, indicada à Menção Honrosa, é a Romagnole Produtos Elétricos.

“Gostaria de parabenizar o Mário, na figura de seu filho Mário Júnior, a Romagnole, e o meu grande amigo Marcos Tozzi, pela participação da Cerimônia do Mérito deste ano. Com certeza é uma honra para o Sistema Confea/Crea homenagear esses grandes profissionais e empresas que contribuíram e ainda contribuem tanto para uma Engenharia, Agronomia e Geociências cada vez mais pujante”, comentou o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha.

Confira abaixo um breve resumo da trajetória profissional dos homenageados:

Mário de Mari Jr.

O engenheiro civil Mário de Mari presidiu por mais de 40 anos a Construtora Técnica de Mari, responsável por empreendimentos em todo o Brasil. A empresa contribuiu muito para a verticalização de Curitiba. São da Técnica e Industrial de Mari algumas das edificações que perpetuam o nome do engenheiro Mário pela cidade até hoje, como por exemplo, os edifícios: Jeanine, Comendador, Eldorado e Brasílio de Araújo.

A Romagnole Produtos Elétricos S.A. é uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil. Atuando neste mercado desde 1962, a empresa oferece uma vasta linha de transformadores de distribuição, industriais e de força, Cabines de Entrada, medição, transformação, seccionamento e proteção, ferragens eletrotécnicas, estruturas para usinas solares, torres de transmissão, postes e demais artefatos de concreto utilizados em redes elétricas.

Presidente Ricardo entregando a homenagem de menção honrosa ao presidente da Romagnole Produtos Elétricos, Alexandre Romagnole.

Ao longo desses quase 60 anos, a qualidade dos materiais que fabrica, aliada à seriedade nas negociações, tornaram a Romagnole uma referência em sua área de atuação. Seus produtos estão presentes em todo o território nacional e em países das Américas, África e Oriente Médio.

Com uma vida inteiramente dedicada à Engenharia Civil, tanto na área de ensino e pesquisa, quanto no campo de trabalho, Marcos José Tozzi participou efetivamente de grandes obras, como a usina reduzida de Itaipu. Com mestrado e doutorado na área, o professor Tozzi publicou 120 artigos nas áreas de eng. civ. e de Educação em Engenharia, além de diversos livros. O engenheiro também é autor de uma teoria sobre o escoamento em

Eng. Civ. Marcos José Tozzi.

vertedouros em degraus, a nível mundial, definindo equações para a resistência do escoamento, distribuição de velocidades e posição do início da aeração do escoamento. Além disso, Tozzi também atuou em diversas entidades, sendo vice-presidente na Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE, e membro na Associação Brasileira de Engenheiros Civic – ABENC, e na Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH.

A cerimônia do mérito ocorrerá durante a SOEA CONNECT, evento on-line que substitui a SOEA – Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – neste ano e acontecerá entre 15 e 17 de setembro. Saiba mais.

Texto e fotos: Lucas A. Nogas – Comunicação Crea-PR