Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/08/crea-realiza-visita-a-uem-visando-estreitar-relacoes/>.
Acesso em 15/11/2024 às 13h14.

Crea realiza visita à UEM visando estreitar relações

12 de agosto de 2021, às 18h37 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Durante a manhã desta quinta-feira (12), o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, acompanhado de comitiva, compareceu a uma reunião com o vice-reitor da UEM – Universidade Estadual de Maringá, arq. Ricardo Dias Silva, para apresentar diversos produtos e projetos do Conselho, com o objetivo de alinhar possíveis convênios e parcerias entre as instituições.

A aproximação entre as instituições faz parte de uma ação realizada com as maiores universidades do Paraná, alinhada a um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2023 do Conselho: Fortalecer as parcerias e consolidar a gestão cooperativa entre o Crea-PR, seus colegiados, Entidades de Classe e as Instituições de Ensino por meio de nosso Planejamento Estratégico.

O encontro contou com a presença dos professores da UEM e conselheiros do Crea-PR na Câmara Especializada de Agronomia – CEA, eng. agr. Telmo Tonin (titular CEA) e eng. agr. Ednaldo Michellon (adjunto CEA), o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil – CEEC, eng. civ. Dante Alves Medeiros Filho, o Coordenador da Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho – CEAEST, geog. Danilo Serrano, e o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, eng. civ. Hélio Xavier (confira foto de todos os presentes ao final da matéria).

Vice-reitor da UEM, arq. Ricardo Dias Silva, e o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha.

A reunião começou com o vice-reitor dando as boas-vindas ao presidente enquanto mostrava diversos produtos da Universidade. Em seguida, o presidente do Crea explicou o motivo das visitas que vêm sendo realizadas pelo Conselho. “Nosso objetivo é o de ampliar a interação junto às Instituições de Ensino Superior – IEs – e estreitar o relacionamento realizando convênios de mútua cooperação. Nós já estivemos presentes em diversas cidades, como: Curitiba, Cascavel, Pato Branco, entre outras. E é claro que não poderia faltar Maringá com a UEM e a Unicesumar neste ciclo de visitas”, comentou Ricardo Rocha.

Após essa fala inicial, Ricardo Dias destacou alguns dos projetos que a UEM vem realizando com os municípios da região. “A Universidade tem diversas parcerias com municípios visando auxiliá-los no que for necessário. Essa cooperação tem ocorrido

Vice-reitor da UEM, arq. Ricardo Dias Silva.

tanto em metrópoles, como é o caso de Maringá, quanto em cidades menores. Esse é um dos diversos papéis que uma instituição grande, como é o caso da UEM, tem”. Rocha complementou a fala do representante da UEM falando sobre um produto do Conselho que vem de encontro a essa ação da Universidade, que é a Agenda Parlamentar, com os seus Cadernos Técnicos e os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal – EBDMs. “O Crea possui diversos mecanismos e convênios visando auxiliar os grandes e pequenos municípios. Um deles, que ocorre por meio da nossa Agenda Parlamentar, é o EBDM. Esses Estudos têm como finalidade apresentar a partidos políticos, candidatos, gestores públicos municipais e demais autoridades e lideranças, diversas propostas e soluções elaboradas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências, auxiliando nos planos plurianuais de governos municipais. Já o segundo são os Cadernos Técnicos. Eles são desenvolvidos por profissionais do Sistema especialmente para esta ação do Crea-PR e estão divididos em quatro eixos temáticos: Saneamento e Resíduos; Infraestrutura, Mobilidade e Transporte; Desenvolvimento Regional Integrado; e Desenvolvimento Rural”, enfatizou Ricardo.

Presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, gerente da Regional Maringá do Crea-PR, eng. civ. Hélio Xavier.

Dando continuidade às pautas da reunião, Ricardo falou sobre a plataforma de cursos do Conselho e destacou o recente convênio com o fórum BIM. “Hoje são mais de 200 horas de cursos gratuitos on-line que o Crea disponibiliza em sua plataforma EaD, com temas que vão de human/soft skills a outros mais técnicos, que podem ser utilizados para compor atividades acadêmicas complementares. É possível firmar parceria para disponibilizar cursos específicos conforme a necessidade da instituição, por exemplo. Mais recentemente, o Sistema firmou um convênio com o Fórum BIM Brasil, parceria que vem sendo bem utilizada pelos profissionais e pode ser interessante para as universidades, já que essa capacitação específica vem sendo cada vez mais necessária”. O vice-reitor da UEM ficou interessado com o que foi apresentado pelo Crea, principalmente com relação ao BIM. “Hoje em dia o ensino está em constante mudança, precisamos – nós e os alunos – estar quase que diariamente nos atualizando. Plataformas como esta apresentada são importantíssimas nesse processo. Esse curso sobre BIM seria muito bem-vindo aqui na UEM”, disse Ricardo Dias.

Eng. agr. Telmo Tonin.

Encerrando o encontro, o conselheiro Telmo Tonin elogiou a recente postura do Conselho em relação a professores e alunos. “As últimas gestões do Crea vêm sendo muito importantes para esse estreitamento de relacionamento com as Instituições de Ensino. O Fórum de Docentes, a CEAP, a SEPEAG, as colações de grau – que inclusive temos que aprimorar em Maringá, e o Programa CreaJr, são várias frentes em que o Crea e as Instituições atuam juntos, e isso é muito bacana”.

Em seguida, o vice-reitor disse que a UEM está de portas abertas para fortificar esse relacionamento com o Conselho. “Temos muito interesse, sim. E acho que não falo só por mim, falo por todo corpo funcional da Universidade. A plataforma de cursos on-line, os convênios, temos várias questões a serem discutidas e com certeza será benéfico para ambos”, finalizou.

Texto: Lucas A. Nogas – Comunicação Crea-PR

Fotos: Heitor (UEM)


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *