SEPEAG recebe representantes do Governo Estadual e Federal para discutir desenvolvimento sustentável
11 de agosto de 2021, às 18h25 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Paraná caminha para tornar-se referência internacional em desenvolvimento sustentável. Recentemente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconheceu as iniciativas do estado em energia sustentável, proteção ambiental e redução de desigualdade como exemplo mundial. Esse foi o tema do painel “Infraestrutura e desenvolvimento sustentável”, no 3º. dia da SEPEAG Digital, que recebeu Márcio Nunes, Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná; e Sérgio Couto, Coordenador Geral dos Subsistemas de Rodovias e Aeroportos do Ministério da Infraestrutura.
“Temos aqui o segundo tema relevante do mundo depois da pandemia, a sustentabilidade, que em breve deve subir ao topo das discussões”, iniciou o secretário Márcio Nunes. Após destacar números relevantes do estado, como a criação de vagas de emprego – foram 118 mil novas oportunidades no primeiro semestre -, Nunes falou sobre as iniciativas regionais que potencializam o crescimento do Paraná. São programas que incluem temas de preservação ambiental, como plantio de mudas de espécies nativas, conservação de bacias hidrográficas e geração de energia a partir de fontes renováveis; e outros que promovem a economia, como as leis de incentivo fiscal e de apoio ao empreendedorismo.
Atualmente, o Paraná é o único estado em que o desenvolvimento sustentável e o turismo fazem parte de uma secretaria só: “Esse encurtamento hierárquico reduziu despesas e agilizou processos. Temos toda a área ambiental, de monitoramento, fiscalização, outorga e licenciamento em um órgão só. Incentivamos negócios e projetos a partir da centralização, porque sustentabilidade também é simplicidade”, pontuou o secretário Márcio Nunes.
Durante a palestra, ele ainda destacou que a atuação conjunta das iniciativas pública e privada contribui para elevar a competitividade paranaense e mencionou a atuação do CREA-PR nas discussões mais relevantes relacionadas a aspectos da infraestrutura estadual. E esse foi o destaque da segunda palestra do painel, com Sérgio Costa. O Coordenador Geral dos Subsistemas de Rodovias e Aeroportos do Ministério da Infraestrutura deu detalhes sobre o novo modelo de concessão de pedágios que será implementado em seis lotes de rodovias paranaenses – a transmissão da 2ª. SEPEAG Digital aconteceu no mesmo momento em que representantes das esferas públicas anunciavam o projeto no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Nos próximos anos, teremos uma teia de rodovias de excelente qualidade, com ganho logístico para o transporte de cargas e de pessoas”, destacou Sérgio Couto.
Modelo de pedágio é único no Brasil
O cronograma dos novos pedágios ainda não está completamente definido, mas os contratos atuais encerram em novembro deste ano e as licitações acontecerão no primeiro semestre de 2022. Uma das principais mudanças está no formato da concorrência: vencerá o consórcio que apresentar a menor tarifa. Para chegar a esse modelo, foram realizadas audiências públicas com recorde de contribuições, processo que contou com a participação ativa do CREA-PR. “Fomos defensores desse modelo desde o início das discussões, há muitos anos, pois acreditamos que é possível reduzir custos com uma tarifa adequada”, pontuou presidente do Conselho, o Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira.
Após a definição das novas concessionárias em 2022, há muito trabalho a realizar. São mais de três mil quilômetros de rodovias pedagiadas que vão ganhar infraestrutura de alta tecnologia, tanto sob o aspecto da engenharia quanto da tecnologia. “É um projeto robusto, eficiente e que trará muita segurança para toda a sociedade, com novas passarelas, contornos urbanos adequados, iluminação inteligente, monitoramento de pontos críticos e incentivo ao uso de pagamento por tag eletrônica para resolver a questão das filas nos pontos de pedágio”, analisou o coordenador Sérgio Couto.
A metodologia para o novo modelo de pedágio foi personalizada para o estado, que é o primeiro sem outorga e sem limitador de desconto no leilão. A previsão é que sejam investidos R$ 44 bilhões em obras nas rodovias paranaenses.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Conteúdo: Básica Comunicações
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