Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/08/visita-ao-presidente-da-cbic-faz-parte-das-acoes-propositivas-do-crea-pr-de-agenda-empresarial-da-construcao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Visita ao presidente da CBIC faz parte das ações propositivas do Crea-PR de agenda empresarial da construção

26 de agosto de 2021, às 10h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Eduardo Aroeira Almeida (Presidente da Ademi/DF), eng. civ. Ricardo Rocha (Presidente do Crea-PR), José Carlos Martins (Presidente da CBIC) eng. civ. Euclésio Finatti (Assessor Crea-PR).

A visita do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, ao presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Eng. Civ. José Carlos Martins, na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília, integra a série de ações e discussões que o Crea-PR vem realizando juntos as empresas da construção civil e lideranças regionais, estaduais e nacionais em prol do futuro do segmento, mediante as necessidades de inovação e adaptação às oscilações econômicas.

Reunião realizada on-line com representantes do setor da construção civil.

“Fomos muito bem recebidos na CBIC, com uma ampla discussão do cenário da construção e, entre os vários assuntos abordados, destaco a preocupação com a formação e a inserção de nossos profissionais para contribuir com o setor desde o início das suas carreiras. Abordamos com nosso amigo paranaense, liderança nacional da Construção, Eng. Civ. José Carlos sobre o apoio que o Crea-PR vem dando para as ações de residência técnica no Estado e ele gostou muito do que vem sendo realizado no Paraná. Já colocou o tema como uma das pautas do Encontro Nacional da Indústria da Construção,realizado anualmente pela CBIC”, destacou Ricardo.

O presidente explanou sobre o objetivo da residência técnica de qualificar novos profissionais, visando ao atendimento de demandas do setor público. A iniciativa contempla a realização de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Engenharia e Gestão Ambiental, ofertado na modalidade a distância pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de atividades presenciais em órgãos públicos.
O encontro permeou também assuntos como; o aumento médio de 25% nos materiais, que tem onerado os custos da construção; e o convênio entre o Crea-PR e a CBIC para que o Fórum BIM Brasil seja intensificado no Paraná. “Por meio do nosso Comitê Empresarial da Construção nos colocamos como parceiros efetivos para que o Estado receba o que existe de mais inovador no que diz respeito ao uso do BIM no Brasil e no Mundo. ”, completa o presidente do Crea-PR.

Labirinto

Também nesta semana, na terça-feira, 23, o presidente Ricardo Rocha participou de mais um ciclo de debate sobre “O Labirinto das Obras Públicas”, eventos promovido em formato virtual pela Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC. Durante o evento foram apontados caminhos práticos para encontrar uma saída para os principais entraves nas licitações e contratos públicos do Estado.

“Obra parada não contribui para a sociedade e se torna cara”, disse o Presidente do Crea-PR, ao citar a obra de Angra 3, paralisada há mais de 40 anos.

O resumo do evento ‘Labirinto das Obras’ pode ser conferido aqui.