Paraná tem mais de 500 cursos de graduação em Engenharia
3 de novembro de 2021, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Levantamento do Crea-PR aponta que o Paraná tem 528 cursos de Engenharia espalhados pelo território estadual. Se a pesquisa levar em conta cursos de graduação tecnológica, pós-graduação lato e stricto sensu, o número é ampliado para 819.
A Engenharia, profissão regulamentada desde 1933, abre possibilidades para várias modalidades de atuação. São elas: Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho, entre outras. Embora a gama seja diversa, a missão é unificada: promover melhorias para a sociedade a partir de conhecimento e técnicas aplicadas.
Tamanha oferta nas universidades do estado atesta o que revelou o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): a área tem empregabilidade superior a 95% e um dos melhores salários do Brasil. A facilidade os estudantes conseguirem bons estágios e de saírem empregados das faculdades também chama a atenção.
Além das perspectivas de boa remuneração, os alunos optam pela engenharia por se identificarem com a área de exatas e pelo interesse em solucionar problemas. Outro ponto positivo é a flexibilidade do currículo do curso, com modelo por competências, que permite o desenvolvimento de várias habilidades do aluno.
O Crea-PR discute assuntos relativos à educação e ensino profissional por meio da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP). Nela, os mais de 20 membros debatem soluções para estimular a questão da qualidade acadêmica como um processo contínuo que reflete na qualificação profissional, entre outras atribuições.
O CREA/PR realiza a mais de 10 anos o PCQ, o qual premia as entidades de classe através de auditoria e avaliação dentro de metodologia aprovada, se caracterizando em importante auxílio na gestão das entidades.
Sugiro ao CREA/PR avaliar a possibilidade em desenvolver uma metodologia de avaliação das instituições de ensino, possibilitando aos futuros acadêmicos e a sociedade ter um referencial de qualidade destas instituições.
Olá Daniel, tudo bem?
Agradecemos imensamente sua sugestão! Temos um Colegiado de Instituições de Ensino composto por centenas de professores de todas as regiões do Estado, iremos encaminhar a sua sugestão para análise deste colegiado e verificar a viabilidade e legalidade da implantação dessa proposta.
Se o sr. possuir mais alguma contribuição para auxiliar no que se refere à metodologia de avaliação das Instituições de Ensino, especialmente no que se refere à qualidade de Ensino, ficaríamos honrados em receber as contribuições e da mesma forma encaminhamos para nosso colegiado de Instituições de ensino ou pelo site https://www.crea-pr.org.br/ws/fale-conosco. Será um prazer atendê-lo!