Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/11/vai-para-o-linkedin-parana-tem-mais-de-500-cursos-de-graduacao-em-engenharia/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Paraná tem mais de 500 cursos de graduação em Engenharia

3 de novembro de 2021, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Levantamento do Crea-PR aponta que o Paraná tem 528 cursos de Engenharia espalhados pelo território estadual. Se a pesquisa levar em conta cursos de graduação tecnológica, pós-graduação lato e stricto sensu, o número é ampliado para 819.

A Engenharia, profissão regulamentada desde 1933, abre possibilidades para várias modalidades de atuação. São elas: Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho, entre outras. Embora a gama seja diversa, a missão é unificada: promover melhorias para a sociedade a partir de conhecimento e técnicas aplicadas.

Tamanha oferta nas universidades do estado atesta o que revelou o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): a área tem empregabilidade superior a 95% e um dos melhores salários do Brasil. A facilidade os estudantes conseguirem bons estágios e de saírem empregados das faculdades também chama a atenção.

Além das perspectivas de boa remuneração, os alunos optam pela engenharia por se identificarem com a área de exatas e pelo interesse em solucionar problemas. Outro ponto positivo é a flexibilidade do currículo do curso, com modelo por competências, que permite o desenvolvimento de várias habilidades do aluno.

O Crea-PR discute assuntos relativos à educação e ensino profissional por meio da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP). Nela, os mais de 20 membros debatem soluções para estimular a questão da qualidade acadêmica como um processo contínuo que reflete na qualificação profissional, entre outras atribuições.

Confira esse e muitos outros textos em nossa página do LinkedIn