Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/12/comite-mulheres-do-crea-pr-reune-integrantes-em-evento-na-capital-paranaense/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Comitê Mulheres do Crea-PR reúne integrantes em evento na capital paranaense

16 de dezembro de 2021, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Ocorreu nesta quarta-feira (15), o evento do Comitê Mulheres do Crea-PR, reunindo as representantes do Comitê que atuam regionalmente. A programação teve início na parte da manhã com um treinamento de Media-Training ministrado pela jornalista do Crea-PR, Patricia Giannini, com objetivo de preparar as profissionais para atuarem como porta-vozes da autarquia em assuntos relacionados ao Comitê, ou suas próprias modalidades. “Queremos estar preparadas para falar em prol das profissionais do nosso estado, valorizando e reconhecendo cada vez mais o trabalho das engenheiras”, disse Karlize Posanske, Coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR

No período da tarde o evento, que contou com a presença do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, do presidente da Mútua Nacional, Francisco Almeida e do presidente do Senge-PR, Leandro Grasmann, foi aberto com a fala da Engenheira Civil Vivian de Faria, relembrando a trajetória de criação do Comitê. “Criado em 2017 na presidência do Joel Krüger, o Comitê precisou vencer muitas barreiras para ocupar seu espaço. Mas, com o apoio da direção do Crea-PR, fomos avançando e atualmente estamos presente em praticamente todas as regionais”, destacou Vivian.

Na sequência, o presidente do Crea-PR agradeceu a oportunidade de estar fazendo parte de uma ação que nasceu em outra gestão, mas que continua ativa e com cada vez mais apoio da diretoria atual. “Queremos dar voz e liberdade para que vocês possam comandar da melhor forma suas atividades, visando sempre a implementação das ações propostas. O Comitê Mulheres tem feito um excelente trabalho, tenho certeza que muitas barreiras ainda precisam ser vencidas, mas a movimentação de vocês como a que está acontecendo hoje irá torná-las vitoriosas em seus objetivos”, celebrou Ricardo Rocha, destacando o desafio proposto ao Comitê de criar o prêmio Enedina Alvez Marques, em homenagem a primeira engenheira paranaense.

O presidente do Confea ressaltou a importância de estender a atuação dos Comitês em todo o Brasil, com o apoio do Programa Mulher da Confederação. “Procuramos estimular em todos nossos parceiros e entidades a ampliação dessas atividades que fomentem a valorização e reconhecimento das engenheiras. Além disso, queremos fazer ações mais práticas nos ambientes de trabalho, envolvendo principalmente os homens nas discussões”.

Além desse momento de celebração e destaque para as ações feitas pelo Comitê, o evento também contou com a palestra “Assédio Moral – Perspectiva Masculina”, ministrada pelo Eng. Civil Carlos Emmanuel Ribeiro, que abordou assuntos como desvalorização salarial e os quatro conceitos de uma atitude machista – mansplaining, manterrupting, gaslighting, bropriating, e a palestra “Assédio – 98% das mulheres já foram assediadas nas ruas”, ministrada pela Eng. Civ. Célia da Rosa. “Todas as formas de assédios que são pontualmente feitas contra as mulheres em diversos âmbitos sociais e profissionais influenciam na saúde física e mental dessas profissionais. Precisamos reconhecer o que é assédio e nos mantermos atentas para evita-lo e combatê-lo”, enfatizou Célia.

Finalizando o encontro, a Coordenadora do Comitê Karlize Posanske, resumiu as ações de 2021 e as iniciativas para o próximo ano. “O Comitê estará sendo representado pelas nossas membras em todos os eventos do Crea-PR, para compartilhar nossas histórias e de outras mulheres na engenharia, mostrando que temos sim espaço e que merecemos estar nele com respeito e valorização.”

Estiveram presentes no encontro:

Conselheiros (as)

Ágatha Branco Santos, de Pinhais; Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, de Ponta Grossa; Elizandra Gonçalves Taques Sartori – Coord Adjunta, de Londrina; Flávia Gizele Konig Brun, de Dois Vizinhos; Karlize Posanske da Silva – Coordenadora, de Palmas; Maria Cristina Graf, de Curitiba; Marlene de Lurdes Ferronato, de Pato Branco; Vera Regina Fiori Dias, de Curitiba.

Representantes Regionais do Comitê Mulheres

Carla Kazumi C. Y. Narita, de Apucarana; Célia Neto Pereira da Rosa, de Foz do Iguaçu; Cláudia M Loureiro Fockink, de Cascavel; Joceli de Andrade Bogusz, de Curitiba; Stefany Mahara T. A. da Silva, de Londrina; Lorian Voigt Gair, de Londrina; Fabiana Y. S. Endo, de Londrina; Ane Cristine Kobner Sokolowski, de Ponta Grossa; Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, de Ponta Grossa.

Demais convidados

Bárbara Meurer – Inspetora do Crea-PR; Presidente Ricardo Rocha – Crea-PR; Presidente Joel Krüger – Confea; Presidente Francisco Almeida – Mútua; Presidente Leandro Grasmann – SENGE-PR; Júlio Russi – Diretor Geral Mútua – PR; Luiz Caron – Diretor Administrativo – Mútua PR; Herlon Luna – Diretor Financeiro – Mutua PR; Vivian Curial Baêta de Faria – Assessora do Comitê Mulheres – Crea-PR; Felipe Pasqualini – Gerente de Comunicações – Confea; Andréa Fukuda – Crea-PR; Fabiola de Oliveira Pinto – Crea-PR; Conselheiro Federal Daltro Pereira (Tocantins); Suplente do Cons. Daltro – Nivaldo Pedrosa.

Texto: Brenda Borges – Comunicação Crea-PR