Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/12/plenaria-n922-marca-o-fim-dos-trabalhos-dos-conselheiros-em-2021/>.
Acesso em 10/08/2024 às 22h05.

Plenária n.° 992 marca o fim dos trabalhos dos conselheiros em 2021

15 de dezembro de 2021, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

plenária 992

Ocorreu nesta última terça-feira (14), a Reunião Plenária nº 992 do Crea-PR. Estiveram presentes no último encontro do ano do Conselho, que aconteceu de forma híbrida, os inspetores, conselheiros (titulares e suplentes), representantes da administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino.

plenária 992
Pres. Ricardo realizando sua fala.

Encerrando o ano, a Plenária também é marcada pela saída de um terço do corpo de conselheiros do Crea-PR, visando a renovação do mesmo. Saiba mais sobre o que é a renovação do terço e quais são os conselheiros saintes.

O presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e comentando sobre a ampliação da parceria firmada com o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná. “Neste ano, além de firmar novas parcerias, ampliamos algumas já existentes, como é o caso da que temos com o IEP. E é com muita alegria que informo que todas as nossas Plenárias do ano que vem vão ocorrer aqui, na casa da engenharia. Em 2021 tentamos debater assuntos cada vez mais importantes para sociedade e para nossas profissões. Crise hídrica, concessão de rodovias, as novas

Pres. Joel em sua fala.

diretrizes curriculares, e vocês, nossos conselheiros, fizeram parte de tudo isso. Gostaria de agradecer a vocês pela intensa participação, mesmo com os problemas impostos pela pandemia. Vocês honraram às instituições que representam e trouxeram um debate qualificado para dentro do Conselho”, finalizou.

Logo em seguida, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou em seu discurso quatro pontos das atividades do Conselho Federal em prol dos profissionais neste ano. “O primeiro ponto de nosso avanço foi a viabilização das eleições feitas pela Internet em cinco estados e a renovação do terço este ano; o segundo ponto foi a implementação das políticas de patrocínio e a liberação de estandes, que possui uma quantidade vasta de recursos ofertados; o terceiro ponto é as ações do Sistema no Congresso Nacional, em Brasília. Estamos acompanhando diversos Projetos de Lei em grande e pequena escala de impacto e, em sua maior parte, temos projetos que são de interesse, como por exemplo o projeto de lei que visa a regulamentação do CreaJr., a nossa proposta da extinção do visto profissional, a proposta da entrada do profissional estrangeiro, entre outras questões. O quarto e último ponto é o projeto de inserção profissional internacional, como o termo de reciprocidade com Portugal e a possível parceria com outros países falantes da língua portuguesa, dando uma nova perspectiva de oportunidade no mercado de trabalho”, disse o Krüger.

Cons. Galafassi.

O conselheiro federal representante do Paraná no Confea, eng. agr. Daniel Galafassi, também teve seu momento de fala, onde deu ênfase no apoio recebido pela presidência do Confea aos Conselhos e, principalmente, ao Crea-PR. “Celebramos o congelamento do preço das ARTs e anuidades que permanecem no mesmo valor desde 2019 ano. Essas e outras diversas ações são fruto de nosso intenso trabalho”, comentou.

Após esse momento de homenagem e celebração, foi iniciada oficialmente a sessão da plenária com a votação e homologação de mais de 70 processos internos. Confira a votação completa em nosso canal no Youtube.

Ao final da reunião, o presidente Ricardo Rocha agradeceu a todos os conselheiros e suplentes que estavam encerrando suas atividades no cargo, destacou mais uma vez a forma ágil e direta que as plenárias têm ocorrido graças a contribuição de todos presentes, além de elogiar o trabalho árduo de todos nesse ano de 2021.

Texto: Brenda Borges – Comunicação Crea-PR