Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/03/fiscalizacao-crea-pr-cerca-de-71-das-obras-fiscalizadas-apresentavam-algum-tipo-de-irregularidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h21.

Fiscalização Crea-PR: Cerca de 71% das obras fiscalizadas apresentavam algum tipo de irregularidade

Operação especial ocorreu em Foz do Iguaçu, entre os dias 14 e 18 deste mês

22 de março de 2022, às 9h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na semana passada, entre os dias 14 e 18 de março, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realizou uma operação especial de fiscalização na cidade de Foz do Iguaçu. Nos quatro dias, foram fiscalizadas 230 obras; destas, 163 apresentaram alguma irregularidade, sendo que 66 apresentaram exercício ilegal da profissão e 5 não tinham registro adequado junto às autoridades competentes. As demais irregularidades registradas se referem à falta de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

“Com esses índices, podemos dizer que 31% das obras fiscalizadas não têm participação de Engenheiro. É um número preocupante principalmente no que diz respeito às questões de segurança dos trabalhadores nas obras e do cumprimento das normas construtivas e legislações municipais”, indica o gerente da regional Cascavel do Crea-PR, Engenheiro Civil Geraldo Canci.

Na operação, foram fiscalizadas obras novas, ampliações e reformas. O enfoque principal foi a construção civil, mas também foram fiscalizados itens como instalações de sistema de geração de energia solar e perfuração de poços artesianos.

As obras que foram consideradas irregulares ou que apresentaram alguma pendência no momento da fiscalização, foram notificadas e terão um tempo para a devida adequação. Caso isso não seja feito no tempo indicado, poderá haver aplicação de sanções de acordo com a legislação vigente.

“É papel do Crea-PR verificar essas questões, notificar e orientar as adequações necessárias. É uma ação importante para conscientizar sobre a presença de profissional qualificado em toda e qualquer obra, visando a diminuição de riscos e a otimização de todos os processos”, finaliza Canci.

Ao final, o total de metragem das obras fiscalizadas foi de mais de 92 mil m², sendo que a menor obra tinha 51,25 m² e a maior apresentava mais de 15 mil m². Ainda neste ano, operações semelhantes estão programadas para ocorrer em outros municípios da região.