Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/03/governanca-cooperativa-de-apucarana/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Governança Cooperativa de Apucarana

Encontro contou com a presença de diversas autoridades do Sistema Confea/Crea, agentes fiscais e profissionais

28 de março de 2022, às 15h26 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Na noite desta última sexta-feira (25), foi realizada, em Apucarana, a última Governança Cooperativa do Crea-PR, momento em que ocorrem reuniões simultâneas dos colegiados do Crea (Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN e Colégio de Instituições de Ensino – CIE), a reunião dos representantes do CreaJr-PR da região; a eleição de representantes para o Comitê Mulheres Regional e a entrega dos prêmios Profissional e Carreira Destaque. Estiveram presentes no encontro diversas autoridades do Sistema Confea/Crea, inspetores, agentes fiscais, profissionais e colaboradores do Conselho.

CDER

O evento começou com a reunião do Colégio de Entidades Regionais que, além de eleger coordenadores regionais, adjuntos e suplentes, debateu diversas temas, entre eles: a tabela referencial de honorários; o CEP e o EPEC, que serão realizados em julho e novembro, respectivamente.

Os profissionais representantes das Entidades de Classe da região elegeram para coordenador titular do CDER o Eng. Alcides Pascoal Jr e, como coordenador-adjunto, o Eng. Mateus Fernandes. Fotos ao final da matéria.

CDIN

Na reunião do CDIN, a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS), Eng. Amb. Mariana Maranhão, detalhou aos inspetores da região as metas do Departamento e do Colegiado para o ano. “Temos como objetivo realizar 25.000 ações de fiscalização com foco no exercício ilegal, entre elas, está contemplada a fiscalização de 100% dos hospitais do Estado”, disse a gerente. Mariana finalizou a apresentação falando sobre os números de 2021, que somaram mais de 30 mil ações de fiscalização, sendo 60% delas apresentando exercício ilegal das profissões. “O Crea-PR tem como trabalho finalístico a fiscalização e aqui, durante a Governança, temos a possibilidade de discutir esse trabalho e as novas formas de alcançarmos ainda mais melhorias em nossas ações”, disse a gerente.

Ao final da reunião, dois profissionais foram eleitos para representar a Regional Apucarana no Colégio Estadual de Inspetores do Crea-PR: Eng. Gustavo Pedraçoli Nascimento (coordenador titular); e o Eng. Silvana de Souza Coelho Mezari (coordenador adjunto). Fotos ao final da matéria.

CIE

Durante a reunião do CIE, que foi realizada de forma híbrida, o gerente da Regional Apucarana, Eng. Civ. Jeferson Ubiali, apresentou o objetivo e as expectativas do Colegiado para o ano, destacando as ações dos futuros coordenadores do CIE na região. Os representantes da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), Engenheiros Everlei Câmara e Telmo Tonin, falaram sobre as responsabilidades e atribuições da CEAP como cadastramento dos cursos, organização do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, e as participações nas reuniões do Confea. Em seguida, o gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, falou sobre o trabalho do Departamento junto às Universidades do Estado e comentou sobre os recentes debates dentro do Conselho com relação às novas DCNs e os PPCs.

“Os eleitos de cada Colegiado e Comitê são essenciais para trabalhar didaticamente na base, junto aos nossos profissionais, enfatizando questões relacionadas ao Conselho e ouvindo os anseios e sugestões dos mesmos. Este ano, em especial, onde teremos o CNP, é preciso incentivar a participação dos profissionais neste processo que permite o debate e propostas de melhorias para o Sistema Confea/CREA e Mútua,” destacou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, ao final das eleições.

Plenária dos Colegiados

Encerrando o evento da Governança, foi o momento da Plenária dos Colegiados. O presidente Ricardo Rocha abriu a plenária falando sobre o Congresso Estadual e Nacional de Profissionais e exemplificou a importância destes dois eventos citando uma proposta que veio nos CNPs de anos anteriores, e que foi acatada pelo Sistema; as eleições do Sistema via Internet, que já estão acontecendo desde o ano passado.

Em seguida, a representante do Comitê Mulheres na região, Karla Narita citou o Prêmio Crea-PR Enedina Marques, que será lançado neste ano para homenagear as engenheiras e seus feitos, e realizou a eleição das representantes do Comitê Mulheres Regional Apucarana. Foram eleitas a Eng. Carla Kazumi (Titular); a Eng. Eliane Santos (Adjunta); e a Eng. Silvana Coelho (3ª representante). Fotos ao final da matéria.

Prêmios Profissional e Carreira Destaque

Após as falas dos representantes do Sistema, o gerente da Regional Apucarana, Eng. Civ. Jeferson Ubiali, realizou a entrega das premiações do Prêmios Profissional,  Carreira Destaque, Educador Destaque (2021), ações que não foram realizadas nos últimos anos em virtude da pandemia do coronavírus. “O exemplo é a única forma de ensinar as pessoas. Os profissionais aqui homenageados superaram desafios e conquistaram seus espaços, por isso são merecedores desse reconhecimento”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. Fotos ao final da matéria.

Confia abaixo os premiados e os registros fotográficos. Alguns profissionais não puderam estar presentes e, por isso, foram representados por outros profissionais indicados pelos premiados.

CARREIRA DESTAQUE 2020 CARREIRA DESTAQUE 2021
Edem Marcos Corbacho
EDUCADOR DESTAQUE 2020 EDUCADOR DESTAQUE 2021
Rodrigo Aparecido Pereira Adriana Macedo Patriota Faganelo
PROFISSIONAL DESTAQUE 2020 PROFISSIONAL DESTAQUE 2021
Eng. Civ. Raquel Silva Rodrigues

Confira os registros do evento

Fotos estão presentes também em nosso Facebook.