Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/04/crea-pr-fiscaliza-instalacoes-da-expolondrina-2022/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

Crea-PR fiscaliza instalações da ExpoLondrina 2022

Entidades de Classe, Inspetores e Conselheiros da Inspetoria Londrina do Crea foram convidados para participar da ação

6 de abril de 2022, às 17h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A 60ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), que começou nesta semana, contou com a fiscalização do Crea-PR nessas últimas semanas. As ações, que começaram no dia 29 de março, com a presença do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina (AEA) e os Inspetores e Conselheiros da Inspetoria Londrina do Crea-PR, tiveram como objetivo combater o exercício ilegal da profissão e demais eventuais irregularidades de empresas e profissionais, bem como verificar a efetiva participação profissional nos trabalhos em andamento.

“No Parque, há diversas atividades de Engenharia em execução. Com a presença de Conselheiros, Inspetores e representantes de Entidades de Classe, os fiscais fizeram verificações nas principais instalações e locais de concentração de público, como o parque de diversões e a arena de shows”, afirmou o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Civ. Alexandre Barroso. “Nos dois locais, constatamos que os equipamentos e estruturas já instalados contavam, até o momento da fiscalização, com a devida responsabilidade técnica profissional e ARTs, ou seja, não constatamos exercício ilegal da profissão nem irregularidades de documentação”, explicou. Foram verificados, ainda, montagem de estandes e geradores, sonorização e iluminação.

Na prática, o Crea-PR tem o papel de verificar se os profissionais e empresas que estão devidamente registrados junto ao Sistema Confea/Crea, se emitiram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), se os trabalhos estão sendo executados conforme suas atribuições profissionais e se há, de fato, a efetiva participação profissional. Além disso, é verificada a existência ou não de profissionais habilitados nas atividades que são obrigatórias por Lei.

Exigir a apresentação da ART é uma forma de assegurar a qualidade do trabalho e rastreabilidade da responsabilidade do profissional. O documento, instituído pela Lei Federal nº 6.496/1977, é a representação de um contrato escrito ou verbal, que define o responsável pela prestação de serviços.

Quando à segurança e condição dos equipamentos e estruturas fiscalizadas na ExpoLondrina, os participantes das entidades que contribuíram com a ação de fiscalização do Crea-PR fizeram alguns apontamentos. “Segundo os responsáveis pelas estruturas do parque e da área, os ajustes apontados já estavam programados para serem feitos. Considerando que a fiscalização foi realizada antes da abertura oficial da Exposição, saliento que alguns equipamentos do parque, bem como das estruturas da area de shows ainda não estavam totalmente concluídas, portanto, a situação constatada reflete a situação até aquele momento”, destacou Barroso.

Confira algumas fotos da ação