Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/05/em-defesa-da-manutencao-e-aperfeicoamento-dos-nossos-direitos/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Em defesa da manutenção e aperfeiçoamento dos nossos direitos

Confira o artigo do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira.

1 de maio de 2022, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Neste 1º de maio, uma data tão emblemática que celebra a importância, força e valorização do trabalhador brasileiro e dos movimentos de defesa dos seus direitos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) vem a público parabenizar a todos os profissionais que integram o Sistema Confea/Crea/Mútua e reafirmar o compromisso pela fiscalização do exercício da profissão e zelo pela ética, integridade e disciplina.

Vivemos numa democracia. E uma das qualidades mais notáveis desse regime político é o fato de podermos discutir assuntos de relevância social de forma aberta, franca, debatendo as divergências respeitosamente e envolvendo todos os personagens inseridos no contexto. Diante disso, um dos pontos essenciais que o Crea-PR discute, neste 1º de maio, é a manutenção de um dos direitos fundamentais dos nossos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências: o Salário Mínimo Profissional.

Em agosto de 2021, o Congresso aprovou a Medida Provisória n° 1.040/2021, inserindo de forma abrupta e sem uma prévia e ampla discussão, entre outras emendas, uma que pretendia revogar a Lei 4.950-A /1966, do Salário Mínimo Profissional dos diplomados em Engenharia e Agronomia – e de outras profissões das áreas Tecnológicas. Imediatamente, entidades de classe bradaram a voz em uníssono, exigindo a manutenção dessa conquista histórica. Articulamos forças junto a representantes do Congresso Nacional e conseguimos a supressão do trecho da lei que derrubou, de uma vez por todas, a ameaça à extinção de nossa maior conquista.

Vencemos mais uma tentativa de alterações em nossos direitos históricos e resguardamos o legado de muitas gerações passadas. Se a proposta tivesse êxito, teríamos fortes riscos de caminharmos para a precarização do mercado de trabalho e da qualidade dos serviços prestados.

Essa foi uma importante vitória encampada pelo Crea-PR, juntamente com demais entidades de classe, organizações sindicais e patronais e todos os nossos profissionais. Alguns poucos podem considerar o Salário Mínimo Profissional um privilégio indevido, a ser banido. Mas temos certeza que a maioria de nossa população entende a importância dessa conquista, não só para nossos profissionais, mas para toda a nossa sociedade.

Hoje, temos a lei que nos dá garantia para atuar mediante um parâmetro. E isso traz valorização de áreas tão essenciais para o desenvolvimento de qualquer nação. Dessa maneira, possibilitamos a manutenção da experiência e a competência de muitos profissionais em setores estratégicos.

O Crea-PR tem a missão, entre outras, de defender o profissional ético, responsável e comprometido. É nosso objetivo combater, ainda, qualquer sinal de retrocesso.

O Dia do Trabalhador é um marco histórico para unir esforços e concentrar ações na manutenção e ampliação de nossos direitos. Que jamais percamos de vista nossas conquistas históricas e patrimoniais relacionadas à ética e honradez do exercício de nossas profissões. Nossas futuras gerações e o desenvolvimento da nossa sociedade com base na tecnologia e na sustentabilidade dependem de nossas atitudes.

Vamos à luta. Que nossos direitos fundamentais sejam sempre mantidos e aperfeiçoados, mas nunca retirados.