Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas assumem cargos no Governo do Estado
Além dos representantes em secretarias, o ex-presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Álvaro Cabrini Jr., estará à frente da diretoria de Regulamentação Fundiária da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).5 de maio de 2022, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, confirmou recentemente a mudança no comando de seis secretarias estaduais, além da substituição de diretores-presidentes, superintendentes e outros servidores. As alterações levam em conta a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de funções na administração pública direta ou indireta para os interessados em participar como candidatos no pleito de outubro.
As alterações ocasionaram a saída de diversos profissionais do Sistema Confea/Crea de cargos do governo, enquanto outros chegam para ocupar essas posições estratégicas.
Os novos secretários são Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes), ampliando a participação das mulheres no primeiro escalão da administração estadual; Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência); Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística); César Neves (Saúde); e Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho). Eles substituem, respectivamente, Valdemar Bernardo Jorge, Márcio Nunes, Marcel Micheletto, Sandro Alex, Beto Preto e Ney Leprevost.
Saiba quem são os novos profissionais do Sistema dentro do Governo do Estado:
SEDEST – Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo
O Geólogo Everton Souza substitui o Eng. Agr. Márcio Nunes. Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, Everton Souza ocupava o cargo de diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. Ele também possui especialização em Traçadores Ambientais e em Gestão Municipal de Recursos Hídricos.
SEAP – Secretaria da Administração e da Previdência
O Eng. Agríc. Elisandro Pires Frigo substitui Marcel Henrique Micheletto. Graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado em Engenharia e doutorado em Agronomia, Elisandro Pires Frigo era diretor-geral da Seap. Também foi coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).
SEIL – Secretaria de Infraestrutura e Logística
O Eng. Civ. Fernando Furiatti substitui Sandro Alex no comando da secretaria. O profissional é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialidade de Gestão Ambiental Rodoviária. Foi analista de infraestrutura e chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de assessor do Ministério da Infraestrutura. Ocupava o cargo de diretor-geral do DER/PR.
Com a saída do Eng. Civ. Fernando Furiatti para o comando da Infraestrutura e Logística, o Eng. Civ. Alexandre Castro Fernandes passa a ser diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ele atuava como diretor de Operações do órgão.
SEDU – Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas
O Eng. Agr. Augustinho Zucchi assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) em janeiro deste ano.
Além dos secretariados, diversos engenheiros do Sistema, que já trabalhavam nas secretarias, ascenderam para cargos de coordenação. No PARANACIDADE, a Eng. Civ. Camila Mileke Scucato e o Eng. Civ. Helio Sabino Deitos assumiram, respectivamente, os cargos de superintendente executiva e de diretor de operações do órgão. Já na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a diretoria de regularização fundiária foi assumida pelo presidente de gestão anterior do Crea-PR, e ex-superintendente do PARANACIDADE, Eng. Agr. Alvaro Cabrini Jr.
“Parabenizo o governo pela escolha de profissionais do Sistema Confea/Crea para esses cargos, que são essenciais para o desenvolvimento do Paraná. Precisamos de engenheiros, agrônomos e geocientistas nestes cargos estratégicos, vamos em frente!”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.
Confira quem são os outros novos secretários estaduais:
Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes)
A nova titular da pasta é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Foi chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes entre fevereiro de 2019 e março de 2020 e, desde então, exercia o cargo de diretora-geral. Foi, ainda, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR entre fevereiro e julho de 2019.
César Neves (Saúde)
Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Era chefe de gabinete da Sesa desde 2019.
Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho)
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002), tem especialização em Direito Administrativo pelo UniCuritiba. Foi diretor-geral da Casa Civil do Governo do Estado; conselheiro de Administração do Parana Previdência; diretor administrativo e financeiro do Detran/PR e coordenador das Juntas Administrativas de Recursos da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba. É membro do Iprade – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.
Interessante a matéria do CREA-PR. Engnheiros Agrônomos, Geólogos são lembrados em suas funções importantes que ocupam, no entanto, Engenheiro Florestal não é Engenheiro pelo que se percebe. Quem assumiu o IAT – Instituto Água e Terras? Tudo indica que é Engenheiro Florestal.
Olá, Mariano. Tudo bem?
Claro que os Florestais são engenheiros, nós não ficamos sabendo desta troca dentro do IAT, por isso não está na matéria. Seria do profissional José Volnei Bisognin que o sr. está falando?
Muito bom 👍…..pessoas com curso superior alavanca mais o sistema….att Ronaldo
Nosso foco como Conselho é sempre estar trabalhando em prol das melhores oportunidades para os nossos profissionais! Agradecemos pelo apoio, Ronaldo! 💪