Engenheiros, agrônomos e geocientistas do Sudoeste debatem propostas para melhoria das profissões
Em evento realizado em Pato Branco, nesta quarta-feira (11), foram aprovadas 12 proposições que serão apreciadas em congresso estadual, em julho13 de maio de 2022, às 17h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participaram, na noite desta quarta-feira (11), da Reunião Preparatória Regional (RPR). O evento, realizado no auditório do Conselho, em Pato Branco, também contou com representantes de instituições de ensino e entidades de classe e debateu propostas de melhorias para o setor. Após análise e votação, das 18 proposições selecionadas em encontros ocorridos nos municípios de Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e Realeza, no mês de abril, 12 foram aprovadas e serão levadas ao 11° Congresso Estadual de Profissionais (CEP), de 6 a 8 de julho, em Foz do Iguaçu.
As propostas que foram selecionadas propõem, por exemplo, mudanças em legislações ou resoluções, seja para a desburocratização ou para melhorar o relacionamento entre profissionais e empresas com o Crea-PR e com a sociedade.
Foram contemplados temas relacionados às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), fiscalização e obrigatoriedade de profissionais em determinadas atividades técnicas que influenciam diretamente na segurança da sociedade, entre outros.
O vice-presidente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Clodomir Ascari, de Pato Branco, acompanhou a RPR e destacou a importância da participação dos profissionais. O processo ocorre de três em três anos e é preparatório para o Congresso Nacional de Profissionais, na cidade de Goiânia (GO), de 6 a 8 de agosto.
“Nesta reunião, estamos representando mais de três mil profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sudoeste. É o momento de propor soluções e melhorias, pois a sociedade está mudando rapidamente”, afirma Clodomir.
A engenheira civil Ligia Eleodora Francovid Rachid, coordenadora da Comissão Organizadora Regional (COR) do 11º CEP também esteve presente na reunião preparatória em Pato Branco.
“As RPR, que estão acontecendo nas oito regionais do Crea-PR, são uma forma de valorização dos profissionais ligados ao Conselho. As propostas serão levadas ao CEP, em três eixos: autuação profissional; inovações; e infraestrutura”, observa a coordenadora da COR.
A reunião em Pato Branco foi a penúltima do ciclo estadual. Cerca de cem propostas serão analisadas no CEP, em Foz do Iguaçu. Dessas, 15 serão priorizadas para o 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorre em outubro, em Goiânia (GO).
Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.
Informações para a imprensa:
Antônio Menegatti
Pato Branco – PR
(46) 99912-9002
ascompatobranco@creapr.org.br
Comentários
Nenhum comentário.