Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/06/crea-pr-participa-do-lancamento-do-projetek/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Crea-PR participa do lançamento de edital do Projetek

Serão R$2.4 milhões disponibilizados pela SETI ao Programa

6 de junho de 2022, às 20h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o edital para realização do Escritório de Projetos de Engenharia (Projetek) foi lançado nesta segunda-feira (06), em encontro on-line com diversas autoridades do estado. O objetivo do Programa, que conta com grande participação do Crea-PR desde seu planejamento, é atender pequenos municípios de até 30 mil habitantes localizados nas regiões onde estão instalados os campi que não dispõem de setores de projetos. A primeira unidade foi instalada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte paranaense, e, em breve, deve chegar em outros centros do Paraná.

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Geog. Marcos Pelegrina, explicou um pouco sobre a iniciativa durante sua fala de abertura. “A ideia é incentivar o desenvolvimento socioeconômico paranaense, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços”, disse. O superintendente da Seti, Aldo Bona, complementou: “quando esse projeto foi apresentado, não havia um orçamento destinado a ele, mas as dificuldades que vimos nas pequenas cidades trouxeram essa urgência e, agora, apresentamos esse orçamento de 2,4 milhões de reais”, completou.

Leia mais: Governo do Estado apresenta estratégia para apoiar obras públicas de pequenos municípios

O objetivo do Programa é atender pequenos municípios de até 30 mil habitantes localizados nas regiões onde estão instalados os campi de universidades públicas do Paraná (preferencialmente as sete universidades estaduais), que não dispõem de setores de engenharia com profissionais para atender as demandas de projetos para obras públicas. Para o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, este é um momento ímpar no desenvolvimento do estado, pois teremos a oportunidade de alinhar ações entre governo, órgãos, profissionais seniores e recém-formados. “Como profissional, presidente de Conselho, professor universitário da Unioeste e ex-estudante da UEL fico muito animado de ver um projeto desta magnitude saindo do papel. Ele vai permitir que pequenos municípios consigam ter acessos a bons projetos de engenharia, questão que é deficitária em pequenas cidades. Além disso contaremos com projetos de rápida execução e qualificados graças ao BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre)”, celebrou Rocha, que deixou as inspetorias e ferramentas do Conselho à disposição da SETI e de seus parceiros no Programa.

Relembre: Presidente do Crea-PR participa de solenidade de assinatura do Projetek, escritório que será instalado na UEL

O portfólio de serviços do Projetek vai contemplar projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio e pânico para os mais diversos tipos de empreendimentos públicos, tais como: creches, escolas, postos de saúde, entre outras edificações.

Do ponto de vista acadêmico, o espaço vai propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades, contribuindo para a formação técnica dos futuros profissionais. Considerando as atividades transversais que permeiam o setor público, um escritório de projetos executivos pressupõe vários conhecimentos multidisciplinares, inclusive de gestão, finanças e jurídicos.

Em breve mais informações no site da Seti.