Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/07/11-cep-painel-infraestrutura/>.
Acesso em 10/08/2024 às 18h25.

11° CEP do Crea-PR: painel Infraestrutura

6 de julho de 2022, às 21h11 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

André Luis Gonçalves (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. - Ferroeste), João Arthur Mohr (Federação das Indústrias do Paraná - Fiep) e Benno H. W. Doetzer (Diretor Técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná)..

Estradas

O Diretor Técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Engenheiro Agrônomo Benno H.W. Doetzer, abriu o painel do eixo temático ‘Infraestrutura’, apresentando o “Programa Estradas de Integração” da SEAB. “O Paraná deu saltos gigantescos na produção agropecuária. Somos os maiores produtores de alimentos do mundo e as estradas rurais são essenciais nesse processo”, destacou o diretor técnico da secretaria.

Segundo Benno Doetzer, o Paraná possui mais de 100 mil km de estradas que são de responsabilidade dos municípios e requerem constantes manutenções. “Essas más conservações geram uma série de problemas como erosão e dificuldades de acesso. O setor público precisa agir nesse processo pela importância econômico, social e ambiental dessas estradas e pela impossibilidade do município fazer isso sozinho. Além disso, historicamente, essa sempre foi a principal demanda de apoio à SEAB”, acrescentou o diretor.

O Programa Estradas da Integração tem como objetivo: apoiar a integração das estradas rurais aos sistemas e práticas conservacionistas das áreas de influência, por meio de adequação ou pavimentação; garantir uma maior vida útil à estrada bem como eficiência no uso dos recursos públicos; facilitar o escoamento da produção agropecuária e o acesso dos insumos às propriedades e permitir o acesso das famílias rurais aos serviços públicos (educação, saúde, assistência social).

As formas de execução do programa envolverão etapas de pavimentação, trafegabilidade (obras emergenciais), adequação de estradas rurais e consórcios de patrulhas rurais. Primeiramente acontecerá a seleção de um trecho, seguido do RTV (Relatório Técnico de Vistoria conforme normas estabelecidas pelo DER para obras e estradas), depois o desenho do projeto e o plano de trabalho. “Os critérios para seleção dos trechos envolverão a análise de ´áreas de conflito de uso´, eleitas segundo o cruzamento do uso intensivo do solo, pontos de uso de agrotóxicos, confinamento de suínos, entre outros indicadores”, exemplificou o diretor da SEAB, concluindo; “é imprescindível que a comunidade se envolva no processo e entenda a necessidade de preservação das estradas”.

Ferrovia

O diretor-presidente da Ferroeste, Engenheiro Civil André Luis Gonçalves, abriu sua fala destacando a ressalva existente no Termo de Referência do edital para a construção da nova Ferroeste, de que o vencedor revisitasse os antigos projetos de engenharia do Estado. “A engenharia está presente em todo o nosso processo para a nova Ferroeste. Diversos profissionais das engenharias já estão trabalhando na fase atual do projeto e muitos ainda poderão contribuir nos demais anos que teremos pela frente”, destacou André Gonçalves.

O engenheiro ressaltou o laço entre engenheira e sustentabilidade e citou a página Sustainable Markets Initiative (Iniciativa de Mercados Sustentáveis), do Reino Unido, que considerou a ligação ferroviária como uma solução capaz de diminuir substancialmente a emissão de gases do efeito estufa e promover o crescimento econômico das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. “O Paraná é um dos Estados mais sustentáveis do mundo segundo a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento. A nova Ferroeste transformará o Estado na Central Logística da América do Sul”.

O projeto da nova Ferroeste já alcançou 7 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da pobreza; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida terrestre.”

Seremos o segundo maior corredor de exportação de grãos e conteiners do Brasil”, adiantou o diretor da Ferroeste. André também citou que, atualmente, somente 20% dos modais que utilizam o Porto são representados pela Ferrovia. Em 2030, teremos a inversão deste percentual.

Sobre as próximas etapas do lançamento deste edital realizado em 14/06/2022, André destacou que o fechamento da Consulta Pública será no próximo dia 15 de julho e a data para a publicação do edital ficará a cargo do acionista majoritário do processo, que é o Governo do Paraná. “Mas a previsão é terminarmos este ano”.

Visão Sistêmica dos modais

O gerente de assuntos estratégicos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Engenheiro de Transportes João Arthur Mohr, fechou o primeiro painel da manhã dando uma visão sistêmica sobre as obras em todos os modais do Estado. “Para as obras dos modais, o Sistema Fiep tem buscado tarifas justas, garantia de execução e ampla transparência”, enfatizou João.

Acompanhe aqui os locais de realização de obras nos modais rodoviários, ferroviários, aquaviários, aeroviários e dutoviários do nosso Estado, apresentados pelo gerente de assuntos estratégicos da Fiep durante o 11º CEP.

“Os profissionais do Crea-PR tiveram um papel importantíssimo no processo da nova concessão de rodovias no nosso Estado, por isso, convoco todos para participarem das oito reuniões do PELT – Plano Estadual de Logística de Transportes – que acontecerão a partir do próximo dia 15. Vocês representam o olhar da necessidade das suas regiões, acompanhado da expertise técnica”, finalizou João Mohr.

Volte para a matéria principal para ver como foram os outros painéis do dia.