Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/07/debate-sobre-a-nova-ferroeste/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Crea-PR debate o Mercado, a Engenharia e as oportunidades da Nova Ferroeste

29 de julho de 2022, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

live-nova-ferroeste-crea-parana

Nesta quinta-feira(28), o Crea-PR realizou uma live para debater o projeto de infraestrutura da Nova Ferroeste.

O evento teve participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civ.  Ricardo Rocha, o presidente da Ferroeste, Eng. Civ. André Gonçalves e o Mestre em Obras Públicas, Eng. Civ. João Sarolli, com mediação da jornalista do Crea-PR, Débora Pereira. O projeto da Nova Ferroeste tem estado presente em grandes discussões de nível estadual e nacional pelo seu grande potencial para a economia e geração de emprego no âmbito das engenharias. “Queremos debater as oportunidades de mercado que teremos durante esse projeto em sua execução e operação, é certamente um espaço muito grande para os nossos profissionais”, diz Rocha durante sua fala de abertura.

Além das discussões sobre infraestrutura e concessão da ferrovia, a viabilização do projeto na perspectiva de impacto ambiental também foi um ponto comentado durante a live. “O Paraná é o estado mais sustentável do Brasil segundo a OCDE e a gente precisa manter esse propósito, é  uma determinação do estado que isso aconteça”, comenta o presidente da Ferroeste.

Criada inicialmente para o transporte de grãos agrícolas e insumos para plantio, a Ferroeste teve sua construção no ano de 1989 com o primeiro trecho implantado de Guarapuava a Cascavel, com 248,6 quilômetros. Com o aumento da demanda por produtos, a necessidade de ampliação e manutenção de linhas férreas se tornou imprescindível, com isso, a Nova Ferroeste tem como premissa ligar o Porto de Paranaguá até Maracaju no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de oferecer um modal adequado e eficiente para o escoamento de produtos e mercadorias provenientes do Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai. “O estado do Paraná tem feito um trabalho de referência, os frutos dele estão ai e esse é só o começo, nós queremos que toda a sociedade esteja inclusa nisso”, comenta João Sarolli.

Perguntas e Respostas da Live

Abaixo você confere um resumo de algumas das perguntas e respostas que foram destaque em nosso Crea Debate. Para conferir toda a discussão acesse a live completa em nosso canal do Youtube.

— O que significa esse termo “Nova” no titulo do Debate?

André Gonçalves: Quando foi constituída em 1989 a Ferroeste tinha um objetivo muito claro de escoar toda a safra agrícola do sul até os portos do Paraná e Santa Catarina. O “Nova Ferroeste” é especialmente para dizer que nós estamos transformando esse sonho em realidade, aquilo que a gente viveu até hoje será diferente. Esse nova é um chamado para as oportunidades que estamos buscando especialmente para a Engenharia

— Na minuta do edital não consta que a Ferroeste vai acompanhar o cumprimento dos contratos. Este ponto será mudado na versão final?

João Sarolli: Nós temos previsões para acompanhamento sim. Por enquanto nossa previsão está em acompanhar a execução dos desenhos do projeto executivo e por consequência acompanhar a própria execução da infraestrutura e execução.

— Já existe perspectiva de aprovação da licença prévia da Nova Ferroeste junto ao IBAMA?

André Gonçalves: As questões ambientais são prioridade em nosso projeto, precisamos ainda receber o parecer do IBAMA e sabemos que pelo tamanho do projeto irão vir considerações, temos uma expectativa de que entre setembro e outubro a gente receba essa licença prévia.

— Há alguma previsão de início dos estudos geotécnicos?

André Gonçalves: O que foi feito próximo aos estudos geotécnicos foram os de sondagem do traçado. Os estudos geotécnicos mais aprofundados serão realizados a partir do projeto executivo.