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Acesso em 22/12/2024 às 05h44.

Atualização do PELT inicia com participação do Crea-PR

O novo Plano Estadual de Logística em Transporte vai conter obras prioritárias para todas as regiões do Estado; documento será entregue para candidatos ao Governo do Paraná

20 de julho de 2022, às 0h01 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

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Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) têm participado das reuniões regionais para atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte, o PELT. A primeira aconteceu na sexta-feira (15), em Londrina, na sede do Sinduscon Paraná Norte, onde foram debatidos os avanços do último PELT, e apontadas obras prioritárias para o norte paranaense, que devem compor o novo plano estadual.

O Eng. Eletric. Edgar Tsuzuki, gerente da Regional Londrina do Crea-PR, afirmou que, durante a reunião, os engenheiros trouxeram demandas locais e debateram soluções de infraestrutura e transporte como, por exemplo, a preocupação com trechos rodoviários importantes e que não foram incluídos na concessão de rodovias da região para a iniciativa privada e que precisarão de atenção por parte do Governo do Estado.

“A realização destes debates de forma regionalizada é de extrema importância para que sejam incluídas dentro do PELT algumas obras de infraestrutura que consideramos prioritárias para a nossa região”, acrescentou. O PELT é composto por propostas para modal portuário (17), ferroviário (8), rodoviário (48), aeroviário (16), além de outros modais (8).

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, enfatizou que o novo Plano Estadual de Logística em Transporte, resultante das reuniões regionais, será entregue para os candidatos ao Governo do Paraná, neste ano. “O Crea-PR está participando ativamente desta atualização e irá marcar presença em todo os eventos regionais. Assim que o documento estiver concluído, será entregue para os candidatos a governador. E passado o processo eleitoral, com os eleitos empossados, vamos continuar cobrando ao longo do tempo, que estes projetos prioritários, definidos no PELT, sejam executados”, afirmou Ricardo.

Participaram da reunião, organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), além dos citados na matéria, o Facilitador de Fiscalização da Regional Apucarana, Murilo Granado; o Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes; o Assessor do Crea-PR, Samir Jorge; além de inspetores da autarquia, representantes de várias associações de engenheiros de municípios da região de Londrina e Apucarana.

Ao todo, são sete reuniões regionais para atualização do PELT 2035, todas no mês de julho; confira:

🗓️ 15/07 – Londrina – 08h30 às 12h – Sinduscon Norte
🗓️ 19/07 – Maringá – 08h30 às 12h – ACIM
🗓️ 20/07 – Cascavel – 13h30 às 17h – Sesi Cascavel
🗓️ 21/07 – Francisco Beltrão – 13h30 às 17h – ACEFB
🗓️ 27/07 – Guarapuava – 13h30 às 17h – ACIG
🗓️ 28/07 – Ponta Grossa – 13h30 às 17h – Hotel Bourbon
🗓️ 29/07 – Curitiba – 08h30 às 12h – Campus da Indústria

Acompanhe os registros das reuniões do PELT

Maringá

Na reunião realizada na terça-feira, dia 19 de julho, João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, que conduziu o encontro, explica que este é um momento muito importante, afinal, “ninguém pode entender melhor o que é necessário para a região noroeste do que as pessoas que vivem nesta região no Estado do Paraná”. Ele explicou sobre s principais obras de logística e transporte previstas no estado, com foco na região noroeste. Participaram  nesta oportunidade aproximadamente 50 pessoas.

Cascavel

No encontro realizado na quarta-feira, dia 20 de julho, estavam aproximadamente 40 pessoas. Um dos principais pontos debatidos foi a com a licitação da Nova Ferroeste e o trajeto / operação que a obra vai contemplar. A preocupação dos representantes do setor produtivo é que o trajeto atenda a necessidade de logística e transporte da região até o Porto de Paranaguá, o que, conforme informação da Ferroeste, ficará sob sua responsabilidade atender.

Foram abordadas também as questões de pedágio e do Porto de Paranaguá, que deve ter mudanças significativas para absorver toda a operação de aumento de grãos no Estado. Além disso, os projetos de obras da Ferroeste e dos pedágios devem estar alinhados para que se tenha uma mobilidade melhor durante o período de aumento de safra e transporte.

Atualmente a carga que chega ao porto para exportação é transportada 20% por trem e 80% por caminhão. O objetivo futuro, a partir do  6° ao 10° ano da implementação da Nova Ferroeste, é que 60% das cargas para exportação cheguem ao porto pela ferrovia. Além disso, foi falado em novos modais de transporte aéreo e na questão de mobilidade urbana.

O assessor parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finntti  explica que “tiveram ainda outros pontos de debate e o mais importante é que todas as sugestões debatidas e analisadas em cada região vão gerar o novo PELT, documento que será entregue para os candidatos ao Governo do Estado do Paraná”.

Francisco Beltrão

Na reunião realizada na quinta-feira, dia 21, estavam presentes aproximadamente 60 pessoas. Entre elas, representantes do Crea-PR, de entidades de classe e inspetores, além do vice-presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari.

 

 

Guarapuava

Participaram da reunião, organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o Gerente Regional do Crea-PR em Guarapuava, Thyago Giroldo Nalim, o Conselheiro Suplente do Crea-PR pela Aeari (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati), Geraldo Carvalho de Oliveira, o Conselheiro Suplente do Crea-PR pela Acspea (Associação Centro Sul Paranaense de Engenheiros Ambientais), André Gembarowski, o Conselheiro Titular do Crea-PR pela Aeavi (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Iguaçu), Rafael Dilay Malucelli, além de inspetores da autarquia, representantes de várias associações de engenheiros de municípios da região de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória.

O gerente Thyago Giroldo Nalim destacou que, durante a reunião, além do entendimento prioritário e importante da duplicação da BR-277 em toda sua extensão e da importância no acompanhamento e governança da gestão dos novos contratos de concessão de rodovias no Paraná, também foram apresentadas demandas locais/regionais e sugeridas soluções de infraestrutura e transporte como, por exemplo, melhorias na rodovia que liga Guarapuava ao município de Pinhão (PR-170), e na rodovia que liga Guarapuava a Pitanga (PR-466), além de destacar novas prioridades para os próximos anos, incluindo propostas voltadas ao transporte ferroviário, já que Guarapuava receberá investimentos do governo estadual nos próximos anos com a Nova Ferroeste.

“A realização destes debates de forma regionalizada é importante para que possamos acompanhar o status das demandas encaminhadas ao governo, no sentido de conseguirmos cobrar, a partir da união de esforços de todas as regiões do Estado. É um momento importante de governança que temos muito apreço em acompanhar, participar e cobrar do Governo. É extremamente válido para o Crea-PR poder levar contribuições técnicas das Engenharias, Agronomia e Geociências, mobilizando nossos profissionais, que vivem a realidade regional no dia-a-dia, para contribuir na sugestão de melhorias para o desenvolvimento do Estado”, avaliou.

 

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Ponta Grossa

Dando continuidade as reuniões o penúltimo encontro foi realizado em Ponta Grossa. Confira alguns registros:

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Curitiba

Nesta manhã de sexta-feira (29), representantes do Crea-PR estão na sede da FIEP Indústria, em Curitiba, para o sétimo, e último, debate sobre o Plano Estadual de Logística em Transporte do Paraná, o PELT 2035.

“Nesta rodada de reuniões por todo o estado tivemos diversas discussões interessantes, sempre com a participação dos profissionais do nosso Sistema. A colaboração das entidades também foi essencial para a construção de tudo isso que estamos vendo. O Crea estará atento aos próximos passos deste processo. O trabalho não para!”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

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