Revista Crea-PR: prêmio Enedina; 5G e o futuro das universidades
Revista do Conselho é um importante canal de comunicação com profissionais, empresas e sociedade. Confira os conteúdos da edição 104!1 de julho de 2022, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Crea-PR lança hoje (30) a edição 104 da sua Revista Institucional, que tem como tema principal a presença das mulheres na Engenharia, destacando o reconhecimento pelo Conselho com o Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves e as mulheres homenageadas nesta primeira edição da premiação. A publicação, que marca também os 88 anos do Crea-PR, conta ainda com temas como a implantação do 5G no Brasil; a necessidade de fomento às universidades paranaenses; a BioAS; a modernização do Aeroporto de Cascavel, entre outros. A Revista Crea-PR é um importante canal de comunicação do Conselho para profissionais, empresas e sociedade, com conteúdo relevante e inovador para as profissões.
Confira alguns destaques desta nossa nova edição:
Exemplos inspiradores
A matéria de destaque da nossa edição 104 ressalta a importância das mulheres dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua com exemplos, como a Engenheira Civil Enedina Alves Marques, primeira mulher diplomada em Engenharia na região Sul do Brasil e primeira engenheira negra do país; a Engenheira Agrônoma Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja, única da América do Sul entre os 100 principais cientistas do mundo na área de Fitotecnia e Agronomia, conforme ranking publicado pelo Research.com, um site que oferece dados sobre contribuições científicas em nível mundial; e a Engenheira Agrônoma Sheila Ariana Xavier Valencio, empresária que figura na lista da Revista Forbes Brasil sobre 20 mulheres inovadoras nas agtechs no Brasil; todas mulheres fortes, inspiradoras e engenheiras!
A matéria ainda fala sobre a entrega do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, criado pelo Comitê Mulheres do Crea-PR, coordenado pela Engenheira Civil Karlize Posanske, que teve a entrega realizada no dia 20 de junho, na Unibrasil, em Curitiba, onde evidenciamos, através da condecoração de oito profissionais, a busca pelo protagonismo das mulheres no mercado de trabalho e a luta diária que cada uma delas trava para garantir o seu lugar de direito.
5G e os benefícios de uma internet móvel mais rápida
Todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal devem ter o 5G – novo padrão tecnológico para serviços móveis – operando até 31 de julho de 2022. Com os modos Banda Larga Móvel Avançada; Controle de Missão Crítica e Internet das Coisas Massiva (IoT), o 5G promete entregar alta velocidade; conexão de baixíssima latência e confiabilidade (voltada para aplicações sensíveis a erros como controle remoto de maquinário industrial, carros autônomos, cirurgias remotas) e também o baixo consumo de bateria.
No texto discutimos, junto de Engenheiros Eletricistas especialistas em telecomunicações, as diferenças entre o 4G e o 5G, quais os desafios para sua implementação e o papel do Crea dentro deste processo.
Caso tenha interesse confira no site da CBN um podcast sobre o tema.
Fomento às Universidades Estaduais
Matéria trata do incentivo à pesquisa nas universidades estaduais do Paraná e destaca o recente Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Pacto pela Inovação, ferramenta que visa impulsionar a inovação e integração entre universidade, poder público e setor produtivo. A Universidade Virtual do Paraná realizou recentemente um Seminário sobre a implantação deste Marco Legal.
No texto presente na edição 104 abordamos junto de educadores e profissionais do Sistema a importância do fomento à ciência e destacamos alguns exemplos interessantes e inovadores vindos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Acesse o Portal da Revista Crea-PR e fique por dentro desses e de outros conteúdos.
Para sugestões de pautas e artigos, deixe seus comentários no Portal ou envie para comunicacao@crea-pr.org.br.
Pelo CREA RS , através do https://www.conselhoemrevista.inf.br , faço comentários em matemática. Como é o procedimento pelo CREA PE ?
Olá, Jório, nossa revista digital possui um website próprio com ferramenta de comentários aberta ao público, porém segundo a política atual somente são publicados comentários relacionados aos nossos conteúdos ou serviços. Caso tenha interesse em alguma proposta diferente disso, por gentileza envie contato para a Assessoria de Comunicação, pelo e-mail comunicacao@crea-pr.org.br, para que possa ser analisado.
Excelentes matérias da revista.
Parabéns escolha dos temas e sucesso.
Agradecemos seu comentário, Marco! Fique à vontade para nos enviar sugestões de temas.