XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos reuniu profissionais da área, estudantes e produtores
19 de julho de 2022, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
Entre os dias 13 a 15 de julho, em Campo Mourão, aconteceu o XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. Produtores rurais, estudantes e profissionais da área estiveram reunidos em um ambiente voltado à troca de informações, muito conhecimento e às novas tecnologias. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão – AEACM.
Em sua abertura, o Congresso contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, do presidente da Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, do presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, entre outras personalidades.
A programação do Congresso contou com palestras, mesas redondas e muitos debates. Entre os assuntos, foram abordados temas como: Importância da Correção de Perfil do Solo através da Calagem e Gessagem; Biotecnologia, Ensino da Agronomia e Mercado de Trabalho; Agricultura 4.0; Startups; Bioinsumos; entre outros, além de uma visita técnica à Fazenda Experimental Coamo.
Presidente da FEAPR – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – Eng. Agr. Clodomir Ascari, destacou a importância do evento. “O Congresso foi uma oportunidade especial para aqueles que buscam atualização profissional, novos conhecimentos e para quem desejou estar em um ambiente de muita troca de informações e novidades”, afirmou.
Para o presidente da AEACM, o Eng. Agr. Roberto Bueno Silva, parabenizou a todos que contribuíram para a realização do evento. “Conseguimos reunir grandes personalidades, que deram palestras incríveis sobre diversos temas. Essa união de palestras e temas foi chave para que pudéssemos proporcionar aos participantes o acesso a novos conhecimentos e informações para o desenvolvimento do agro”.
De acordo com Silva, o evento foi um grande sucesso. “Acreditamos que iniciativas como essa contribuem muito para a qualificação dos Engenheiros Agrônomos e estudantes de Agronomia. Tivemos a participação de diversas autoridades e com a participação de renomados palestrantes. Agradecemos o apoio e patrocínio de todas as empresas e instituições”.
Ao final do Congresso, foi redigida a Carta de Campo Mourão que traz diversas indicações aprovadas durante a plenária. Entre elas: apoio à Confaeab para o anteprojeto de lei para a Política Nacional de Conservação do Solo e Água; Incentivar a implementação de laboratórios; Estimular a expansão da Assistência Técnica; Incentivar a conectividade no campo, entre outros pontos.
O evento foi realizado pela AEACM e pela FEAPR. Conta ainda com o apoio da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Croplife, Crea-PR, Mútua-PR, e com o patrocínio do Confea, Crea e Sistema Faep.
Leia a Carta de Campo Mourão na íntegra:
Carta de Campo Mourão
Os Engenheiros Agrônomos do Estado do Paraná e representantes filiados às diversas entidades associativas distribuídas e circunscritas no Estado do Paraná estiveram reunidos no XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, realizado no período de 13 a 15 de julho de 2022, na cidade de Campo Mourão-PR nas dependências Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão. O Congresso contou com a apresentação de palestras proferidas por lideranças intelectuais, empresariais e políticas do setor, além da abordagem de temas ligados a formação e a atuação profissional, dada a participação de acadêmicos. Inclusive com rico debate.
O Estado do Paraná, mesmo contando com apenas 2,3% do território nacional, se destaca na produção agropecuária do país. Sem ter mais espaço para onde expandir a área de plantio e, considerando a redução destas áreas em razão da ampliação dos processos agroindustriais associados as cadeias produtivas e ao desenvolvimento das cidades, a expansão da produção só será concretizada com a elevação das produtividades. Para que isso ocorra de forma contínua e sustentável é necessária a efetiva participação dos profissionais em todo complexo agroindustrial e cadeias produtivas, no planejamento e na produção, seja na pesquisa, no ensino, na extensão e na gestão das empresas, instituições e cooperativas.
A categoria dos Engenheiros Agrônomos do estado do Paraná está composta por aproximadamente 15.000 profissionais habilitados legalmente junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, com apoio institucional e presença da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, agradecem a todos os parceiros que proporcionaram a realização deste grande evento.
Abrilhantaram o evento: presidente da CONFAEAB, presidentes e diretores de Associações filiadas à FEAPR, autoridades, palestrantes , acadêmicos , profissionais graduados, pós graduados, mestres , doutores de Instituições públicas e privadas, empresários, colaboradores e representantes da sociedade civil.
Como síntese, foram aprovadas na plenária final as seguintes indicações:
- Apoiar a proposta da CONFAEAB de anteprojeto de lei para Política Nacional de Conservação do Solo e Água;
- Incentivar a implementação de Laboratórios e proporcionar custo acessível para bioanálises do solo;
- Promover discussão sobre fortalecimento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, com envolvimento de instituições públicas, privadas, cooperativas, instituições de ensino;
- Estimular a expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural com participação dos Engenheiros Agrônomos;
- Gestionar junto ao Banco Central do Brasil a inclusão no Manual de Credito Rural da exigibilidade dos projetos técnicos na concessão do Crédito Rural;
- Recomendar ao Governo do Estado do Paraná para a contratação de Engenheiros Agrônomos para o trabalho de fiscalização, assistência técnica / extensão rural e pesquisa agropecuária, devido a carência destes profissionais nestas funções;
- Integrar ações entre CONFAEAB, FEAPR e Associações, com a Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABC);
- Estimular integração entre Associações de Engenheiros Agrônomos, empresas de pesquisa e ATER, cooperativas, instituições de ensino, visando expansão da pesquisa e assistência técnica, com atenção às questões locais e regionais;
- Que todas as operações de crédito rural tenham a participação de Engenheiro Agrônomo na elaboração e execução de projetos;
- Valorizar as boas práticas agronômicas que reforçam a sustentabilidade.
- Incentivar para que o Poder Público e o Setor Produtivo viabilizem a conectividade no Campo.
- Apoiar a criação de startups visando o empreendedorismo e inovação no agronegócio;
- Participação da categoria agronômica na regulamentação do mercado de carbono;
- Promover cursos sobre mercado de carbono, incentivados pela FEAPR e CONFAEAB.
- Participar na Regulamentação da Lei de Política Nacional de Serviços Ambientais.
- A respeito dos projetos de lei que tratam de Bioinsumos, que a produção on farm tenha Engenheiro Agrônomo responsável técnico;
- A formação acadêmica precisa estar mais alinhada às necessidades do mercado do trabalho em benefício da sociedade.
- Aprovado para 2024, como sede para o XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, o município de Maringá.
Registramos nesta data o Cinquentenário da Associação dos Engenheiros de Campo Mourão, agradecemos pela recepção aos congressistas e por sediar o XX Congresso e, parabenizamos todos Colegas.
Os organizadores e participantes do XX CPEA avaliaram o evento como muito representativo e produtivo. As indicações formuladas no Congresso serão trabalhadas no sentido de sua consolidação em planos e ações para a melhor representação da categoria e para o desenvolvimento do Paraná, e também são subsídios para o XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia, em 2023.
“Agronomia: Ciência a serviço da Vida”
Campo Mourão-PR, 15 de julho de 2022.
Presidente Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná
Eng. Agr. Clodomir Ascari
Presidente Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão
Eng. Agr. Roberto Bueno Silva
Fonte: Assessoria de Imprensa FEAPR
Parabens pelo congresso e pela pauta elaborada para que governo estabeleca nas operacoes do agronegocios a responsabilidade do engenheiro agronomo. Precisamos tbem linha credito para melhor desempenhar os trabalhos!!
Agradecemos o comentário, José!