Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/08/conselheiro-crea-eleito-reitor-uem/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Engenheiro Civil e conselheiro do Crea-PR é o novo reitor da UEM

19 de agosto de 2022, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Conselheiro-Leandro-Vanalli

Pela primeira vez na história da Universidade de Maringá – UEM, um docente do campus regional (Umuarama) ganha uma eleição para a reitoria. Eleito no primeiro turno – outro fato inédito na história da Universidade, o Engenheiro Civil Leandro Vanalli é o novo reitor da UEM, tendo como vice a professora da área de Direito, Gisele Mendes de Carvalho. “Estavam na disputa quatro chapas, sendo a nossa de oposição ao modelo que está em atual vigência, e nós obtivemos uma boa resposta da comunidade que estava esperando por uma mudança”, diz o engenheiro complementando que o lema da campanha quis expressar exatamente essa ânsia pelo novo: “Coragem para Mudar”. “Coragem no sentido de atitude, de ação”, enfatiza Vanalli.

A chapa, segundo o novo reitor, representa um grupo que pensou por mais de dez meses em um projeto de gestão para a UEM. “Esse projeto foi construído a partir de alguns eixos com assuntos principais para a nossa universidade como ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil, quadro de servidores técnicos e docentes, entre outros, que a gestão deverá tratar com mais dinamismo e diálogo tanto com a sociedade, quanto com o Governo, na busca de recursos e realizações de projetos”, detalha Leandro.

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, é extremamente gratificante ver um engenheiro e conselheiro do Crea-PR, reitor de tradicional e importante Universidade Estadual de Maringá. “Parabenizo o novo Magnífico Reitor pela esmagadora vitória, e coloco o Crea-PR à disposição para ampliação das excelentes parcerias com essa fundamental Instituição de Ensino Superior”.

Segundo dados da UEM, 7.071 eleitores, entre alunos, professores e técnicos, foram às urnas na última terça-feira (16). Entre os 1.508 docentes que compõem o colégio eleitoral, 78% votaram; 76% entre os 1.883 agentes universitários; e 23% entre os 19.285 estudantes.

Sobre os novos reitor e vice-reitora da UEM:

Leandro-e-Gisele
Leandro Vanalli e Gisele de Carvalho foram os preferidos de todas as categorias de votantes na eleição para a Reitoria da UEM Foto: ASC/UEM

Leandro Vanalli

Chefe do Departamento de Tecnologia. Engenheiro Civil formado pela UEM (1998), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2004). Desde 2006, encontra-se vinculado ao Departamento de Tecnologia do Câmpus Regional de Umuarama da UEM.

Atuou como agente universitário da UEM (1991-1994) e trabalhou como professor temporário no câmpus de Cidade Gaúcha (2004-2005). Foi diretor do Centro de Tecnologia (2016-2020), diretor-adjunto do mesmo centro (2012-2016), chefe do Departamento de Tecnologia (2009-2011 e 2011-2012) e coordenador do curso de tecnologia em Construção Civil (2008-2009).
É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Associado UEM/IFPR em Sustentabilidade. Possui experiência em atividades de Extensão e como membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Foi diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM/Fadec (2019-2022) e de outras diretorias, como do Observatório Social, conselhos municipais e da Associação Regional de Assistência ao Menor (Guarda Mirim) de Umuarama.

Tem experiência em Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas de Madeira (Natural e Engenheirada), Materiais Compósitos, Teoria da Elasticidade e Análise Numérica com o Método dos Elementos Finitos.

Gisele Mendes de Carvalho

Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desde 2020 (diretora-adjunta em 2016-20). Advogada, bacharela (2000) e mestra em Direito (2003) pela UEM, doutora (2007) com pós-doutorado (2009) em Direito Penal pela Universidade de Saragoça (Espanha). Foi professora temporária (2007-09) e é professora associada B do Departamento de Direito Público/DDP da UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, desde 2010 coordena a especialização em Ciências Penais. Foi chefe (2012-16) e chefe-adjunta do DDP (2010-12). Membro da Comissão Interna de Biossegurança e do Conselho de Administração desde 2016.

Desenvolve projetos de extensão: vídeos para popularizar o conhecimento junto à sociedade sobre seus direitos relacionados à prevenção de crimes e à aplicação de penas; programa de rádio que entrevista servidores e acadêmicos sobre projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência em Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia: Dogmática Penal, Parte Especial do Código Penal, Biossegurança, Biodireito, Consentimento do Ofendido, Responsabilidade Penal do Médico, Eutanásia, Assédios Moral e Sexual, Crimes Sexuais Digitais, Violência de Gênero e Lei Maria da Penha. Publicou diversas obras premiadas nacional e internacionalmente.