Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/84a-reuniao-do-cder-debate-editais-de-chamamento-epec-e-propostas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

84ª reunião do CDER debate Editais de Chamamento, EPEC e propostas

29 de setembro de 2022, às 12h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

mesa-reuniao-cder

Durante a manhã desta quinta-feira (29), foi realizada em Londrina, na sede do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – CEAL, a reunião n.° 84 do Colégio de Entidades de Classe Regionais – CDER-Estadual, que reúne representantes de diversas Entidades de Classe do estado, gerentes do Crea-PR, profissionais do Sistema Confea/Crea, colaboradores do Conselho, e o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Palavra do presidente

presidente-ricardo-rocha
Pres. Ricardo Rocha

O encontro foi aberto por Ricardo Rocha, que aproveitou o momento para comentar sobre o aniversário de cinco anos da ANPEA, ocorrido na última quarta-feira (28), e como estão as ações da gestão em prol das Entidades. “Entramos no Crea para também trabalhar ações de melhorias para as nossas Entidades de Classe, os nossos parceiros. Precisávamos auxiliar vocês na gestão administrativa e financeira, e conseguimos. A sustentabilidade das Entidades tem sido uma grande pauta da nossa gestão”, disse o presidente.

Ao falar sobre as melhorias para as ECs, Ricardo mencionou a necessidade de reinvenção dentro das Associações. “Precisamos que cada um de vocês se reinventem e o Crea está aqui para auxiliar nisso. Nós temos os Editais de Chamamento, a Mútua, o CredCrea, diversos parceiros que oferecem incentivos para vocês e seus associados. Façam uso dessa parceria!”.

decarlos-ceal
Pres. Ceal Decarlos Manfrin

Dando continuidade a pauta da presidência, foi mencionado as ações recentes da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, que tem como objetivo mostrar aos parlamentares paranaenses os anseios dos profissionais e do Conselho no âmbito legislativo. Para sexta-feira (30) está marcada uma ação durante o ProEC, de entrega de estudos da Agenda Parlamentar para os prefeitos regionais.

O presidente do CEAL, Eng. Civ. Decarlos Manfrin, falou sobre a importância de estarmos juntos dos parlamentares. “É essencial fomentar o relacionamento com as bases para que, no futuro, ao trazer as demandas aos nossos gestores públicos, possamos usufruir do bem comum.”.

CDER

luiz-guilherme-apeam
Eng. Luiz Guilherme

Após as falas iniciais, o coordenador do CDER e presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais – APEAM, Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira, deu início a pauta do CDER relembrando sobre o aniversário de 15 anos da APEAM, ocorrido na última semana.

claudemir-prattes
Gerente Claudemir Prattes

Seguindo a fala de Vieira, o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR – DRI, Claudemir Prattes, apresentou o Edital de Chamamento de 2023, que começa sua primeira etapa em março do ano que vem e deve ser homologado na próxima plenária, que ocorrerá no EPEC.

“No Crea-PR temos sempre a possibilidade, como representantes de Entidades, de participar dessa reunião de alinhamento dos editais. Essa é a hora de realizarmos propostas de melhorias e mudanças.”, disse Vieira.

Após a votação das propostas, os representantes da Mútua, diretores Eng. Civ. Júlio Russi e Eng. Quím. Luiz Caron, falaram sobre as recentes ações da Caixa de Assistência.

Encerrando a reunião, Prattes falou sobre os preparativos para o 48° EPEC, onde foi comentado sobre os palestrantes do evento e o Prêmio Crea de Qualidade.