Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/inovacao-e-agenda-parlamentar-sao-destaques-no-7-proec/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

Inovação e Agenda Parlamentar em pauta no primeiro dia do ProEC

29 de setembro de 2022, às 19h20 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

abertura-setimo-proec

Nesta quinta-feira (29) iniciou o 7° Seminário do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe e 3° Encontro de Lideranças, realizado pelo Crea-PR no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal). A programação se estende até o final da manhã desta sexta-feira (30). Participam do evento representantes de entidades de classe, instituições de ensino, inspetores, conselheiros, membros do CreaJr-PR, entre outras lideranças da área das Engenharias, Agronomia e Geociências no estado do Paraná.

autoridades-proec
Dispositivo de honra ProEC

Na abertura estiveram presentes no dispositivo de honra o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha; o presidente do Ceal, Eng. Civ. Decarlos Manfrin; o vice-presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari; o vice-presidente do CredCrea, José Wilson Alexandre; o coordenador estadual do Colégio de Inspetores Eng. Eletric. Gilberto Dias de Melo; a representante do Colégio de Instituições de Ensino Eng.ª Civ. Carolina Alvim; a coordenadora Estadual do Programa CreaJr-PR, acadêmica de Agronomia Bruna Rizzo Milagres; o coordenador Estadual do Comitê Empresarial (CECON), Eng. Civ. Álvaro Pereira da Silva; o coordenador das Câmaras Especializadas do Crea-PR, Eng. Mec. Ayrton Pontes; o coordenador estadual do Colégio de Entidades Regionais, Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira; e o diretor geral da Mútua-PR, Júlio Cesar Vercesi Russi.

ricardo-rocha
Pres. Ricardo Rocha

O presidente do Crea-PR agradeceu a presença de todas as lideranças e frisou os avanços dos últimos anos. “Fortalecemos o Programa Agenda Parlamentar e conseguimos aprovar a criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia Legislativa do Paraná. Criamos um portal com todo o conteúdo dos Cadernos Técnicos e Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, em uma estrutura que funcionou muito bem. Representantes do Crea e das entidades de classe levaram propostas aos candidatos municipais e, depois de eleitos, os prefeitos receberam as propostas desenvolvidas pelos nossos profissionais. E agora, com a Frente criada, a tarefa é discutir como vamos encaminhar projetos de lei e discussões para os nossos representantes políticos. Esperamos que as bases apresentem sugestões para serem encaminhados aos deputados no ano que vem”, afirmou Rocha.

Mindset de inovação e presença digital

Ricardo-Doria

O palestrante Ricardo Dória, CEO da Aldeia, empresa de transformação digital e desenvolvimento de talentos para organizações ágeis, mestre em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre o processo digital dentro das entidades de classe.

Ele ressaltou que o mercado digital possibilidade soluções com foco no cliente, atendendo a expectativa do público com produtos e serviços que são considerados importantes pelo usuário a partir do momento que ele enxerga valor e os benefícios do que está sendo oferecido. “No caso da entidade de classe, o cliente é o associado. Também destacamos como esse processo pode se propagar no marketing digital e como construir o senso de comunidade entre os associados”, explicou.

Durante a palestra, Dória mostrou como novas soluções focadas na experiência do cliente se tornaram marcas consolidadas como serviços online de streamings, transportes e hospedagens, rompendo com as soluções do mercado tradicional. Na avaliação dele, entender o associado e oferecer uma experiência que atenda a expectativa é um dos principais desafios de uma entidade de classe na era digital.

“Fazer parte envolve a questão de pertencimento e por isso, é fundamental uma entidade de classe usar as ferramentas digitais, pois as pessoas se conectam, atualmente, pela internet. É muito difícil ficar apenas no físico como antigamente”, avaliou.

Ele ponderou que o contato pessoal ainda é muito importante, mas que o alcance da comunicação e do atendimento ao público-alvo pela internet, amplia os horizontes. “Ninguém pode negar que você falar com 10 mil pessoas pelo meio do digital é uma realidade e isso seria muito mais difícil no mundo físico”, comparou.

Comissões reunidas

Durante o evento também ocorreram as reuniões de diretoria e Câmaras Especializadas do Crea-PR, Comitê Empresarial da Construção Civil, Colégio de Inspetores, Colégio de Instituições de Ensino e Comissão Acadêmica Estadual do CreaJr-PR.

ayrton-pontos
Eng. Mec. Ayrton Pontes

O coordenador das Câmaras Especializadas do Crea-PR, Eng. Mec. Ayrton Pontes, afirma que “esse encontro de lideranças é muito importante pela troca de conhecimento e para fortalecer as ações dos profissionais do Sistema e do Crea-PR, pois estamos aqui em meio a importantes lideranças do estado”.

alvaro-pereira
Eng. Civ. Álvaro Pereira da Silva.

“Estamos aqui prestigiando o evento e pretendemos continuar com nossas pautas internas, contando com o Crea-PR, que sempre nos apoia”, declarou o coordenador Estadual do Comitê Empresarial (CECON), Eng. Civ. Álvaro Pereira da Silva.

“Hoje na pauta estão as atividades que já realizamos, apresentação dos números do Programa e debate sobre o calendário e as ações do ano que vem”, contou Bruna Rizzo Milagres, coordenadora Estadual do Programa CreaJr-PR.bruna-milagres

O coordenador estadual do Colégio de Entidades Regionais, Engenheiro Ambiental Luiz Guilherme Grein Vieira, afirmou que o evento é muito importante para a união de todos os presidentes de entidades, coordenadores e gerentes regionais para discutir a sustentabilidade das organizações de classe. “Com conhecimento e debates, podemos crescer como entidades, atrair novos associados com o objetivo de sermos sustentáveis”, destacou.

O coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino, Engenheiro agrônomo e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Abramo, informou que o evento também promove um encontro para discussão de alguns cursos de graduação que ainda não discutem a questão da legislação profissional dentro das grades curriculares. “Com a capilaridade que o Colégio de Instituições de Ensino, nós temos condições de levar essa necessidade de que os alunos saíam formados já conhecedores do que é o Confea, do que é o Crea, do que é uma ART, agregando na formação profissional dos novos engenheiros, criando pontes com a academia”, analisou.

O coordenador estadual do Colégio de Inspetores Engenheiro Eletricista, Gilberto Dias de Melo, ressaltou a sinergia do encontro na troca de experiências e nos relacionamentos profissionais. “O evento traz muito conhecimento e todos os estamos aprendendo e ensinando e quem ganha com a inovação no Crea-PR é toda sociedade”


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *