Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/revista-crea-parana-105/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Revista Crea-PR: estado como destaque nacional na agricultura orgânica; a nova ponte entre Brasil e Paraguai e a Engenharia como resgate da cidadania

14 de setembro de 2022, às 10h39 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

revista-105-crea-parana

O Crea-PR lança hoje (14) a edição 105 da sua Revista Institucional, que tem como tema principal o trabalho da Engenharia no resgate da cidadania através da moradia. A publicação, que destaca os 30 anos de existência do Programa Casa Fácil, com números expressivos (190 mil famílias atendidas, mais de 10 milhões de metros quadrados construídos), também conta sobre a importância da agricultura orgânica paranaense para o país; a nova ponte entre Brasil e Paraguai; o crescimento da frota de veículos elétricos no estado; a participação do Conselho no PELT 2035, entre outros assuntos. A Revista Crea-PR é um importante canal de comunicação do Conselho para profissionais, empresas e sociedade, com conteúdo relevante e inovador para as profissões.

Confira alguns destaques desta nossa nova edição:

Engenharia como resgate da cidadania

casa-facil-moradia-digna

O trabalho dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências impacta positivamente a sociedade de diversas maneiras, isso todos nós sabemos. Mas entre estas múltiplas competências uma atuação beneficia de forma mais direta a população, em especial, a mais vulnerável: a Engenharia Pública.

O Programa Casa Fácil, criado pelo CREA-PR em 1989, é um destes exemplos. Somente em 2021, foram atendidas pelo Programa 196 famílias com 12.188 m² de área construída. Acesse a matéria de destaque do Portal da Revista e conheça a história do seu Antônio, e da sua esposa Rosimeiri; e da dona Madalena com seu filho João Pedro, algumas das 329 famílias que estão prestes a mudar de vida pois foram contempladas com um dos 331 lotes do Residencial Jequitibá, novo bairro da região norte da cidade construído pela Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), ação que conta com a participação do Programa do Crea-PR.

Paraná em destaque na agricultura orgânica

Parana-Mais-Organico

Você sabe os benefícios de um Paraná mais orgânico? Atualmente são 4,1 mil produtores orgânicos no Paraná, mas o número praticamente dobra a cada quatro anos. O crescimento da demanda, dos programas governamentais, dos incentivos à produção e da certificação são alguns dos fatores que fazem com que o estado se destaque no cenário nacional de agricultura orgânica.

O Paraná Mais Orgânico, Programa da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) que prevê apoio e fomento à produção, assistência técnica e comercialização de produtos orgânicos, é um dos destaques na nossa Revista n° 105! Acesse nosso Portal e confira depoimentos de profissionais, informações sobre o Programa e os desafios, demandas e vantagens de um Paraná mais orgânico

Nova ponte entre Brasil e Paraguai

Nova-ponte-entre-Brasil-e-Paraguai

Com mais de 90% da obra concluída, a segunda ponte que fará a ligação entre Brasil e Paraguai deve ser entregue em outubro e já está com suas partes unidas.

“É uma obra ímpar e grandiosa em termos de Engenharia que vai atender uma demanda antiga. A população de ambos os países – Brasil e Paraguai – anseia por esta ponte já que a atual está sempre congestionada pelo fluxo intenso de automóveis e caminhões. É uma obra de extrema importância e que certamente será um marco no desenvolvimento da nossa região e também dos dois países”, avalia a Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, professora do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).

Acesse nossa matéria e confira um pouco sobre a participação do Crea-PR na fiscalização deste novo empreendimento que vai impulsionar a economia do Paraná!

Esses foram só alguns dos destaques da nossa edição n° 105. Acesse o Portal da Revista Crea-PR e fique por dentro desses e de outros conteúdos!

Para sugestões de pautas e artigos, deixe seus comentários no Portal ou envie para comunicacao@crea-pr.org.br.