Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/sistema-envia-carta-a-candidatos/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Sistema Confea/Crea e Mútua lança carta aberta aos candidatos de 2022

15 de setembro de 2022, às 18h15 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

carta-aberta

O plenário do Confea recebeu, na manhã desta quarta-feira (14/9), lideranças profissionais de diversas partes do Brasil, que vieram prestigiar o lançamento da Carta aberta aos candidatos políticos de 2022. Após ter sido aprovada por unanimidade no colegiado que reúne os presidentes dos Creas, a Carta foi aprovada no Plenário Federal em 24 de agosto último. Os três pilares da carta – infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional – estão em consonância com os eixos temáticos do 11º Congresso Nacional de Profissionais.

Presidente do Crea-RN, Eng. Civ. Ana Adalgisa

Na solenidade, a Carta foi lida pela presidente do Crea-RN, Eng. Civ. Ana Adalgisa, que pontuou seus destaques do documento. “Sou do Nordeste e sei que, mais do que nunca, precisamos garantir segurança hídrica e saneamento básico para a população. Precisamos garantir também a produção de alimentos, estamos vendo o Brasil voltar para o mapa da fome”, pontuou, em relação ao pilar de infraestrutura. “É através da Engenharia, da Agronomia e das Geociências que vamos nos desenvolver. Essa Carta não é só para os candidatos à Presidência da República; temos que fazê-la chegar no parlamento”, complementou Adalgisa mais tarde, durante discurso.

presidente-ricardo
Presidente do Crea-AP, Eng. Civ. Edson Kuwahara; Presidente Ricardo; e presidente Ana.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, compareceu a solenidade e comentou sobre o trabalho que vem sendo feito aqui no Paraná. “Como profissional me alegra muito ver o Sistema cada vez mais próximo dos parlamentares. Somente assim poderemos ver as mudanças que tanto queremos em nossas profissões. No Paraná, por exemplo, trabalhamos há anos essa aproximação entre gestores públicos e Conselho. Nossa maior ação neste sentido é a Agenda Parlamentar, programa que tem o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão pública, implementando debates em âmbito municipal, regional, estadual e até nacional sobre as propostas das áreas tecnológicas para a inclusão em planos de governo. Parabenizo o Confea e os Creas pela ação assertiva e espero que esse documento nos traga frutos no futuro”, disse Rocha.

O presidente do Confea em exercício, Eng. Civ. João Carlos Pimenta, iniciou sua fala ressaltando o clima de polarização por qual passa a sociedade brasileira na atualidade. “Nosso Conselho reúne um milhão e cem mil profissionais; ao fazer uma carta aberta, temos que pensar que representamos todos eles. Fiquei impressionado com a isenção da Carta, ela está acima de qualquer ideologia, de qualquer polarização, ainda que seja uma carta política, com “P” maiúsculo. Queria deixar registradas aqui as minhas satisfação e alegria quando vi a Carta pela primeira vez, na reunião do Colégio de Presidentes, realizada em São Luís”, manifestou Pimenta, antes de conclamar aos delegados eleitos nos Congressos Estaduais de Profissionais: “Vamos fazer uma força para que todos os documentos do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) saiam do nível que a carta saiu”.

Presidente do Crea-PI, Eng. Agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho

O presidente do Crea-PI, Eng. Agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, que coordena o Colégio de Presidentes, ao fazer uma explanação sobre o que é o CNP, contextualizou para os representantes dos candidatos como são formadas as propostas. “É um momento em que definimos diretrizes para o Sistema, então procuramos buscar o sentimento dos profissionais. Sem Engenharia, Agronomia e Geociências, não se consegue avançar no país. Conseguimos convergir o pensamento em um só e vamos conquistar o apoio da sociedade brasileira”.

Diretor-presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida

O diretor-presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida, celebrou o fato de o Sistema Confea/Crea e Mútua estar com um olhar voltado para fora de si. “O Sistema é condição sine qua non para que o país cresça. Se crescermos 5% ao ano, teremos profissionais capacitados para atender as demandas da Carta”, pontuou.

César Lima, representante da candidata à Presidência da República pelo União Brasil, Soraya Thronicke

Representante da candidata à Presidência da República pelo União Brasil, Soraya Thronicke, César Lima colocou que a senadora está sempre receptiva e atenta às demandas das associações de classe e de confederações. “Segurança alimentar é um tema de bem querer da senadora. Ela está aberta às demandas da classe”, disse.

Lucas Albuquerque, representante do candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, Felipe d’Avila

Já Lucas Albuquerque, que representou o candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, Felipe d’Avila, disse se sentir em casa, pois tem a graduação em Engenharia Civil. “Grande parte do que está tratado na Carta já está presente nas nossas dez metas para o Brasil. É gratificante ver essa convergência. Vamos trabalhar para que em 2023 possamos implementar tudo o que está aqui”.

Os presidentes do Confea e do Crea-PI (meio) entregam exemplares da Carta a representantes de candidatos (pontas)

A solenidade encerrou por volta de 11h. Leia a Carta aberta aos candidatos políticos de 2022 na íntegra.

No Paraná

Em junho deste ano, o Crea-PR deu um passo importante e histórico na aproximação com os gestores públicos do estado por meio da criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, ação que tem como objetivo mostrar aos parlamentares paranaenses os anseios dos profissionais e do Conselho no âmbito legislativo. Na oportunidade, diversos representantes do Estado apoiaram a iniciativa e irão defender a inclusão em planos de governo das mais de 200 propostas das áreas tecnológicas.

Beatriz Craveiro (Confea) e equipe Crea-PR
Fotos: Confea