Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/09/sistema-retoma-convenio-abnt/>.
Acesso em 27/11/2024 às 04h29.

Sistema Confea/Crea/Mútua retoma convênio com a ABNT

Parceria que havia vencido recentemente volta após definição do Colégio de Presidentes dos Creas

28 de setembro de 2022, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

convenio-crea-abnt

Desde 2007 o Sistema Confea/Crea e Mútua possui parceria com a ABNT. A parceria tem como objeto o acesso gratuito e com descontos mais expressivos das normas técnicas vigentes no acervo da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização – AMN, descontos a cursos oferecidos pela ABNT, bem como a filiação dos contratantes na condição de Colaboradores Mantenedores da ABNT.

Outro benefício a ser oferecido é que a ABNT garantirá prioridade aos profissionais indicados pelo Sistema Confea/Crea na contratação de novos auditores para a certificadora da ABNT, instrutores para cursos e profissionais para desenvolvimento de normas ABNT NBR comentadas.

Os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, vinculados aos entes contratantes, a saber, Confea, Creas e suas inspetorias, Mútua e Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas e  entidades de classe registradas e homologadas no Sistema passam a contar com o acesso aos bancos de dados digital ABNTColeção. Assim, terão acesso à consulta com visualização ilimitada, download no formato pdf seguro, impressão de texto completo ou parte da norma e visualização por tempo determinado das normas técnicas dos principais organismos de normalização mundiais, abrangendo cerca de 250.000 documentos, além de acesso gratuito às normas técnicas citadas em legislação federal.

Já os profissionais regularmente inscritos no Sistema Confea/Crea e Mútua poderão ter descontos de até 66% (sessenta e seis por cento) na aquisição das normas técnicas em relação ao valor comercial praticado pela ABNT.  É possível ainda obter descontos de 50% nos cursos praticados pela ABNT em sua grade de capacitação.

Para aquisição das normas e cursos com descontos é preciso apenas preencher um cadastro no portal da ABNT.

Paralelamente a estes benefícios diretos, hoje já atingindo em torno de mais de 50 mil profissionais, o Confea pretende – ainda na condição de sócio na situação de Colaborador Mantenedor da ABNT – ampliar sua participação na entidade no triênio 2020-2022, por meio de sua representação no Conselho Deliberativo da entidade.

Com 80 anos de serviços ao país, a ABNT elabora normas técnicas brasileiras, representando o país nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização técnica. Sua atuação beneficia todas as modalidades das engenharias, da Agronomia à Industrial.

A ABNT tem como finalidade promover a elaboração de normas técnicas e fomentar seu uso nos campos científico, técnico, industrial, comercial, agrícola e correlatos, mantendo-as atualizadas, apoiando-se, para tanto , na melhor experiência técnica e em trabalhos de laboratório; intermediar junto aos poderes públicos os interesses da sociedade civil no tocante ao assuntos de normalização técnica, contribuindo para o desenvolvimento científica e tecnológico, proteção do meio ambiente, defesa do consumidor e para inovação.


Comentários

  1. Júnior says:

    O profissional devidamente registrado no Crea e associado a uma instituição de classe registrada e homologada no Sistema terá acesso ao sistema ABNT coleção de forma gratuita?

  2. Roberto Serta says:

    Perfeito!

    Muito bom o retorno deste convênio, viabilizando a aquisição de normas técnicas!
    Salientando que as normas técnicas são a base para as engenharias!

    Parabéns ao time CREA/CONFEA que esteve a frente nesta renovação do convênio!!!

    • Comunicação Crea-PR says:

      Olá, Roberto. Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado da volta do convênio! Estamos sempre trabalhando para trazer mais benefícios para nossos profissionais.

  3. Celso Rosa Lopes says:

    Acho uma ótima ideia para profissional pesquisar as Normas da ABNT.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *