Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/acoes-de-valorizacao-e-conscientizacao-sobre-lideranca-e-privacidade-pautam-encontro-do-comite-mulheres-do-crea-pr/>.
Acesso em 23/11/2024 às 23h13.

Ações de valorização e conscientização sobre liderança e privacidade pautam encontro do Comitê Mulheres do Crea-PR

28 de outubro de 2022, às 18h10 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Durante a programação desta sexta (28) do 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe e 31º Fórum de Inspetores, foi realizada a oficina do Comitê Mulheres do Crea-PR, encontro já consolidado que ocorre anualmente durante a semana.

Com a participação de conselheiros e conselheiras, inspetoras e lideranças das Engenharias, Agronomia e Geociências, palestrantes e público debateram questões relevantes para as mulheres no Sistema Profissional e mercado de trabalho.

A coordenadora do Comitê, Eng.ª Civ. Karlize Posanske, falou da história e das ações do Comitê, além dos planos para o próximo ano. “O Comitê tem sido representado pelas componentes em todos os eventos do Crea-PR, para compartilhar nossas histórias e de outras mulheres na Engenharia, mostrando que temos sim espaço e que merecemos estar nele com respeito e valorização”. E completa: “queremos estar preparadas para falar em prol das profissionais do nosso estado, valorizando e reconhecendo cada vez mais o trabalho das engenheiras”.

A palestra Como a liderança Impacta a Privacidade foi ministrada pela Luciliane Ribeiro, consultora em gestão empresarial, privacidade e proteção de dados para empresas, e especialista em Engenharia e Gestão de Projetos pela PUCPR. Ela tem experiência em governança em multinacionais com ênfase em Compliance, privacidade e proteção de dados. A palestrante também é diretora do Instituto de Compliance do Paraná, integra a Associação Nacional de Profissionais de Privacidade de Dados e é facilitadora LGPD Model Canvas.

Para ela “temos que ser líderes de nos mesmas, nós é que damos acesso às nossas informações, à nossa privacidade, e cada uma de nós deve entender os limites e o que é adequado”, diz. Ela citou algumas questões sobre danos à privacidade, que podem ser físicos, de reputação, de expectativa frustrada, econômicos, relacionais, por perturbação, de autonomia, de controle, por discriminação.

A palestra ‘Modelo de negócios inovadores: os desafios das mulheres no mundo de startups e empreendedorismo’ foi ministrada pela Eng.ª Mec. Larissa Brandt. Ela atua como analista de negócios do Parque Tecnológico Itaipu, na vertical de agronegócio.

Larissa falou de empreendedorismo e da oportunidade de crescimento que existe nas startups. Além disso, destacou a situação da mulher no mercado de trabalho como um desafio complexo, pois aponta que “faltam mulheres na liderança; muitas deixam o trabalho por conta das dificuldades da maternidade; diferença salarial, em contratos e avaliações; estereótipos de gênero na liderança; machismo em suas diversas faces; sobrecarga no trabalho doméstico e de cuidados; violências e silenciamento”. A engenheira afirma ainda que “a exigência para a lógica ESG (governança ambiental, social e corporativa) irá empurrar ainda mais a diversidade, o que deve abrir espaço e oportunidade para as mulheres que buscarem seu desenvolvimento e posicionamento no mercado de trabalho”.

Depois das palestras os participantes aproveitaram a oportunidade para perguntas, relatos e troca de experiências.

A Geógr. Alexia Lilian Siqueira Pilotto, membro do Crea-PR, contou seu relato, quando foi tratada com discriminação em um processo seletivo por estar grávida, e depois ainda em outro momento por conta da maternidade, e de sua luta diária que mostra que “ser mãe e ser profissional não são coisas divergentes, mas que podem sim caminhar juntas”. Ela falou de sua experiência em atuar em um mercado de trabalho conservador, de seus medos e dificuldades, e do apoio da família.

A oficina contou com as presenças do diretor nacional de benefícios da Mútua, Eng. Civ. Carlos Vilhena; das conselheiras federais Eng.ª Agr. Márcia Helena Laino e Eng.ª Agr. Carmem Eleonora Amorim; da Eng.ª Civ. Célia Neto Pereira da Rosa, que foi a primeira coordenadora do Comitê Mulheres; entre outras lideranças da área.

Programação

O 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe e o 31º Fórum de Docentes e Discentes seguem até o final desta sexta-feira em Foz do Iguaçu. Com o tema Infraestrutura do Estado do Paraná, inovação nos serviços das Engenharias, Agronomia e Geociências e sustentabilidade das Entidades de Classe, o evento reúne representantes de Entidades de Classe, inspetores, conselheiros do Crea-PR, membros do CreaJr e lideranças estaduais e nacionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Realizado pelo Crea-PR por meio do Colégio de Entidades de Classe – CDER, do Colégio de Inspetores – CDIN, e do Colégio de Instituições de Ensino – CIE, e os eventos contam com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, da Mútua-PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, e da Cooperativa de Crédito – CredCrea.

Texto: Débora Pereira – Comunicação Crea-PR 

Fotos: Levi Rodrigues Ker e Elias Ker


Comentários

  1. Excelente evento, parabéns aos envolvidos 👏🏻

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *