Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/conselheiro-do-crea-toma-posse-como-reitor-da-uem/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Conselheiro do Crea-PR toma posse como reitor da Universidade Estadual de Maringá

11 de outubro de 2022, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

leandro-vanalli-toma-posse

Tomou posse nesta segunda-feira (10), em Maringá, como novo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Engenheiro Civil e conselheiro do Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Leandro Vanalli. Ele estará à frente da décima quarta gestão da universidade pelos próximos quatro anos, ao lado da professora e advogada Gisele Mendes, vice-reitora.

Uma comitiva formada por membros do Crea-PR esteve presente na posse, realizada no Restaurante Universitário da UEM. O evento também foi prestigiado pelo superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, que representou o governador Ratinho Junior, por Julio Damasceno, que deixa a reitoria, por Ricardo Dias Silva, que deixa a vice-reitoria, pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Miguel Sanches Neto, e pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

Vanalli foi eleito em agosto deste ano, sendo o primeiro docente de um câmpus regional a assumir a reitoria. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo, ele é vinculado ao departamento de Tecnologia do Câmpus Regional de Umuarama da UEM, desde 2006.

Entre os postos de liderança, Vanalli já chefiou o departamento de Tecnologia, foi diretor-adjunto do mesmo setor e coordenador do curso de tecnologia em Construção Civil. Ele também foi diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM/Fadec e participou de outras diretorias, como no Observatório Social, em conselhos municipais e na Associação Regional de Assistência ao Menor (Guarda Mirim) de Umuarama.

Diretor e conselheiro do Crea-PR, Altair Ferri destaca que Vanalli ajudará no avanço e desenvolvimento da UEM, em prol da comunidade acadêmica da instituição, que abrange cerca de 25 mil pessoas, e da sociedade.

“É uma honra termos um conselheiro na reitoria. É um feito de grande importância, tendo em conta que haverá uma aproximação entre o Crea e a UEM, com toda a sua importância na região noroeste e em todo o Paraná”, comenta Ferri.

Para o gerente da Regional de Maringá do Crea-PR, Hélio Xavier, pelos graus de importância, de exigência, de organização e de planejamento que vêm com o cargo de reitor, a universidade está em boas mãos.

“É um excelente profissional, engenheiro, conselheiro do Crea. É um batalhador pela valorização das profissões. Certamente, nas oportunidades que a UEM necessitar das boas técnicas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, ele buscará essa expertise na fonte adequada. Poderá contar com a parceria do Crea, e temos orgulho de tê-lo na reitoria”, comenta Xavier.

Vanalli e Gisele, que deixou a diretoria do Centro de Ciências Sociais Aplicadas para assumir a vice-reitoria, disputaram a eleição na Chapa 2 com outras três chapas e venceram no primeiro turno.

Comitiva do Crea-PR

comitiva-crea

A comitiva do Crea-PR que prestigiou a cerimônia de posse foi formada por Altair Ferri, conselheiro e diretor do Crea-PR, representando o presidente estadual da instituição, Ricardo Rocha, e a Associação dos Engeheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam); Helio Xavier Filho, gerente da Regional Maringá do Crea-PR; Erivelto Prudêncio, presidente da Associação dos Geógrafos do Brasil Regional Maringá, representado também o Colégio de Entidades de Classe da Regional Maringá; José Roberto Behrend, conselheiro do Crea-PR e representante da Associação dos Geógrafos Brasileiros Regional Maringá (AGB-RM); Samir Jorge, assessor da presidência do Crea-PR; Paulo Milagres, presidente da Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (Amea); Danilo Serrano, conselheiro do Crea-PR e representante da Associação Profissional de Geógrafos do Paraná (Aprogeo-PR); Dante Alves Medeiros Filho, conselheiro do Crea-PR e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil.