Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/engenheiros-aeronauticos-transformam-o-sonho-de-voar-em-realidade/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h23.

Engenheiros aeronáuticos transformam o sonho de voar em realidade

A modalidade da Engenharia é celebrada nesta sexta-feira, 28 de outubro

28 de outubro de 2022, às 13h39 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Se há uma modalidade da Engenharia que permite alcançar os céus, literalmente, é a Engenharia Aeronáutica. Os profissionais têm, entre suas atribuições, projetos e manutenções de aeronaves e o gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites.

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, é celebrado o Dia do Engenheiro Aeronáutico. A data é alusiva ao aniversário do patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

De acordo com dados do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), há 12 engenheiros aeronáuticos registrados no Conselho, distribuídos nas Regionais Curitiba, Cascavel e Londrina. Por outro lado, o número de profissionais com visto no Paraná é de 32, situação normalmente inversa nos demais títulos. Uma possível explicação é que não há cursos de graduação em Engenharia Aeronáutica no Paraná. No total, com registros ou visto, há 44 engenheiros aeronáuticos com registro ou visto no Conselho.

Os engenheiros aeronáuticos são requisitados nos institutos de pesquisa aeroespacial, nas empresas de transporte aéreo e fabricantes de peças aeronáuticas, além das empresas de consultoria e na Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o portal do Ministério da Educação (https://emec.mec.gov.br/), 13 instituições oferecem o curso de Engenharia Aeronáutica no Brasil e estão concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Informações para a imprensa:

Antônio Menegatti

ascompatobranco@creapr.org.br